Geografia

Mar – Conceito, divisões e diferenças com o oceano

Mar é uma massa de água menor que o oceano, rasa e cercada por terra. Ela apresenta características em particular, como cor e temperatura.

Por Lucas Milhomem

-

Muitas pessoas tem uma ideia do que seja um mar e um oceano, contudo poucas realmente sabem as diferenças entre um e outro. Suas definições são semelhantes, mas há algumas diferenças.

Em comum, ambas são porções d’água. E, sabendo que o mundo é composto por cerca de 70% de água, não é difícil imaginar a importância de falar sobre esses assuntos.

Eles exercem uma grande relevância e garantem a existência de vida no Planeta Terra. Para o meio ambiente, eles atuam tanto no equilíbrio climático quanto reúnem organismos que contribuem na produção de gás oxigênio no mundo, os fitoplânctons.

Confira abaixo o que são mares, oceanos, suas divisões e saiba mais sobre a sua importância.

Diferença entre mar e oceano

De fato, mar e oceano são composições semelhantes. Entretanto, eles possuem algumas pequenas diferenças que os distinguem. A primeira diz respeito à extensão territorial. Os mares estão inseridos nos oceanos, sendo os primeiros, portanto, de tamanho menor.

Blog Ciclo Orgânico

Oceanos são gigantescas massas de água salgada que se espalham pela quase totalidade da superfície terrestre. Eles ocupam três quartos da superfície terrestre e são desobstruídos pelos continentes, isto é, delimitam as terras emersas que os cercam, aquelas acima do nível do mar.

Enquanto isso, os mares têm um tamanho bem menor, são delimitados pelos continentes, constituindo uma forma d’água que é obstruída pela terra. Ademais, a segunda diferença diz respeito à profundidade.

Os mares ficam a “apenas” algumas centenas de metros abaixo das porções terrestres, uma vez que os oceanos são tão mais profundos que até hoje o homem não conseguiu alcançá-lo e nem enviar aparelhos para medi-los.

Em resumo, o mar está dentro do oceano, ocupando uma parte mínima, relativamente rasa e cercada por alguma porção terrestre.

Os tipos de oceano

No planeta Terra, possuem cinco oceanos que se ligam entre si. O Oceano Pacífico é o maior deles, com 175 milhões de quilômetros quadrados, que vão da América até a Ásia e a Austrália.

Mar: conceito, área de estudo e diferenças com oceano
Mapa Privacy Policy

Em segundo lugar, está o Oceano Atlântico, que vai da Antártica até a Groenlândia, chegando também ao mar da Noruega (ao norte), à América (a oeste) e à Europa e África (a leste). Conta com 90 milhões de quilômetros quadrados, aproximadamente.

Em seguida, tem o Oceano Índico, que ocupa uma faixa de 75 milhões de quilômetros quadrados e é chamado de Mar das Índias; e o Oceano Glacial Ártico, com 14 milhões de quilômetros quadrados que se espalham pela Ásia, Europa, América e Círculo Polar Ártico.

Por fim, o Oceano Antártico corresponde a uma junção de outros três: o Atlântico, Pacífico e Índico e que fica próximo ao continente Antártico.

E os mares?

O mar também possui suas classificações, que podem ser:

Mares abertos

Esses são aqueles diretamente ligados pelos oceanos, que se encontram nas proximidades. Um exemplo é o Mar do Norte.

Mar: conceito, área de estudo e diferenças com oceano
Executive Digest

Mares interiores

Contam com restritas passagens que os ligam aos oceanos por meio de estreitos. Como exemplo, temos o Mar Vermelho.

Memphis tours

Mares fechados

Não possuem ligação com o oceano e se encontram nos interiores dos continentes, possuindo uma junção indireta através de rios e canais.

Circuito D

Você sabia?

Os oceanos Glacial Ártico e Glacial Antártico são, na verdade, mares. Eles são rasos e não possuem a profundidade característica dos outros oceanos.

Mar: conceito, área de estudo e diferenças com oceano
Visão

Em contrapartida, o maior dos oceanos, o Pacífico, foi assim denominado por conta da calmaria de suas águas. Entretanto, ele atualmente é considerado mais perigoso que o Atlântico.

Por fim, o Mar Morto não é um mar e sim um grande lago de água salgada. Sua principal característica é que, devido à enorme concentração de sal, não apresenta qualquer aspecto de vida e não permite que banhistas afundem, permanecendo “boiando”.

E aí, gostou do tema? Então, saiba mais qual é a Origem da Água

Fontes: Mundo Educação, Escola Kids, Brasil Escola, UOL Educação

Imagens: O Globo, Bruno Bobone, Blog Ciclo Orgânico, Mapa Privacy Policy, Memphis tours, Executive Digest, Circuito D, Visão.

Próxima página »