Geografia

Antártida – Característica, localização, aspectos geográficos e curiosidades

A Antártida, deserto de gelo, é o lugar mais frio e seco do Planeta. Foi o último continente a ser explorado durante as expedições marítimas.

Atualizado em 01/05/2020

O Planeta Terra é dividido em seis continentes. Cada divisão apresenta diferenças geográficas, diversidade cultural e étnica. Entretanto, entre os continentes do mundo, a Antártida é o único que não faz parte das definições usuais. Isso porque, se enquadra como continente neutro, além de não apresentar habitantes fixos e características bastante extremas.

Dentre os continentes do mundo, a Antártida ocupa o quinto lugar no quesito tamanho. Uma das características que o difere de outros continentes, são as temperaturas bastante negativas. Assim, por ser a região mais gelada do mundo, é utilizada apenas durante o verão, por cientistas.

Apesar do clima extremamente frio e seco, o continente apresenta algumas espécies de flora e fauna. Visto isso, musgos, líquens e outros tipos de plantas se desenvolvem na região. Em relação aos animais, é comum encontrar espécies marinhas, como pinguins, baleias, focas, lobos-marinhos, etc.

Características da Antártida

De acordo com a divisão territorial, os continentes estão localizados em relação a Linha do Equador e ao Meridiano de Greenwich. Ou seja, enquanto um divide a Terra em hemisférios, o outro é responsável pela divisão do mundo em ocidente e oriente. Assim, a Antártida está localizada no extremo sul do Planeta, no Pólo Sul, parte meridional terrestre.

Antártida - Característica, localização, aspectos geográficos e curiosidades
Ciclo Vivo

Possui área territorial de, aproximadamente, 14,4 milhões de quilômetros quadrados. As temperaturas são extremamente baixas, variando entre -30ºC e -65°C, podendo atingir -89,2°C no inverno.

Seu o clima é seco. Por conta disso, o continente é denominado de deserto de gelo.

A paisagem da região é composta por grandes geleiras e neve. Por conta das temperaturas baixas, o continente é considerado o lugar mais frio do planeta. Essa característica dificulta a vida humana e, por conta disso, o continente é utilizado como território para bases científicas.

Antártida - Característica, localização, aspectos geográficos e curiosidades
Países que reivindicavam o território da Antártida.

Outra característica desse continente extremo é em relação à altitude, que chaga à 2.000 metros, o que faz a região ser considerada muito elevada. Além disso, é possível encontrar carvão, ferro, cobalto, cobre, ouro, platina e zinco dentre as riquezas naturais da região.

Tratado da Antártida

As expedições marítimas chegaram à todos os continentes com o intuito de anexar novos territórios e buscar riquezas. Dentre os continentes colonizados, a Antártida foi a última região a ser percebida pelos países europeus. Por conta disso, muitos países discutiam como seria feita a divisão de poder do território que estava cheio de riquezas naturais valiosas.

Entretanto, depois de uma reunião que ocorreu em Washington (EUA), os países interessados em explorar o território da Antártida decidiram oficializar o continente como terra neutra. Ou seja, por meio do Tratado da Antártida – que foi oficializado em 1961 -, estava proibido qualquer ação de exploração nas terras geladas.

Antártida - Característica, localização, aspectos geográficos e curiosidades
Assinatura do Tratado Antártico, em dezembro de 1959, em Washington, nos Estados Unidos

Dessa forma, os países acordaram que o território seria utilizado, então, para a instalação de bases científicas. Assim, diversas pesquisas são feitas no continente, dentre elas, pesquisas brasileiras. Os brasileiros (junto a outros países) estudam, por exemplo, questões relacionadas à camada de ozônio, radiação e alterações climáticas no mundo.

“Antártida” ou “Antártica”?

Se você parar para observar, as informações sobre o nome do continente mais gelado do mundo pode apresentar variações na forma como é escrito. Acontece uma confusão entre os termos “Antártida” e Antártica”. Mas afinal, qual a maneira correta?

A resposta é: as duas! Isso mesmo. A grafia das duas palavras está correta e elas podem ser utilizadas para se referir ao continente mais frio e seco do Planeta. Os dois tipos de escrita surgiram como forma de diferenciação entre o continente e a marca de cerveja Antártica. Assim, a forma de escrita depende da escolha de quem está escrevendo, por exemplo.

Aquecimento Global

O aquecimento global é um dos fenômenos que mais preocupam cientistas em todo o mundo. Isso porque, por conta do buraco da camada de ozônio – causada pela grande emissão de gases poluentes – os raios solares mais intensos conseguem ultrapassar a camada de proteção da Terra elevando as temperaturas.

Além disso, poluição e desmatamento são fatores que intensificam o problema. Por conta disso, as consequências já podem ser observadas no derretimento do gelo na Antártida. O continente mais frio e seco do mundo apresenta elevação da temperatura, além de mudanças nas montanhas de gelo.

Antártida - Característica, localização, aspectos geográficos e curiosidades
Base brasileira de pesquisa científica na Antártida.

Com isso, principalmente após o Tratado da Antártida, diversos países do mundo concordaram em instalar bases científicas no continente a fim de estudar e analisar as mudanças climáticas. Além disso, buscam soluções para retardar os efeitos causados pelo aquecimento global do Planeta.

O Brasil possui uma instalação científica, que está sendo reerguida após o incêndio que atingiu a estação Comandante Ferraz, antiga base brasileira. A previsão é de que a nova estrutura apresente 17 laboratórios de pesquisa, distribuídos em 4,5 mil m².

Você sabia?

  • A Antártida é considerada um deserto de gelo por apresentar regiões extremas;
  • Por conta das temperaturas assustadoramente baixas, algumas regiões do continente são impossíveis de serem habitadas por humanos;
  • O aquecimento global está causando o derretimento acelerado do gelo no continente, cerca de 60 km³ ao ano;
  • Durante o inverno as águas que circundam o continente congelam e a superfície territorial chega a dobrar de tamanho;
  • Caso a temperatura do Planeta continue aumentado as águas advindas do derretimento do gelo na Antártida podem inundar ilhas e cidades costeiras.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também as características do Continente Americano e Asiático.

Fontes: Mundo Educação, Escola Kids, National Geographic Brasil, Brasil Escola, Super Abril, Info Escola e Mega Curioso.

Imagens: Diálogo Chino, Ciclo VivoRevista PesquisaFolha de São Paulo

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.