O Planeta Terra é constituído por três camadas, a crosta, o manto terrestre e o núcleo. Cada camada apresenta características específicas e são separadas, principalmente, pela temperatura, que aumenta conforme vai se aproximando do núcleo.
Basicamente, o manto da Terra é formado por profundidades que chegam de 30 km até 2.900 abaixo da Terra. Por isso, esta camada é a entre as demais, além de ser mais extensa, com temperaturas que atingem os 2.000 ºC nas regiões mais próximas do núcleo.
Além disso, o manto terrestre possui como composição principal silicatos de ferro e magnésio, que representam, ao todo, 83% do volume do planeta, além de 67% da massa de todas as camadas terrestres.
Características
O manto terrestre é a camada mais extensa da Terra, com 30 km até 2.900 km abaixo da crosta. A formação desta camada é constituída por rochas, como o magnésio e o silício, onde permanecem em estado líquido por conta das altas temperaturas, que chegam a 2.000 ºC.
Em síntese, duas camadas separam o manto terrestre: o manto superior e o manto inferior. Cada camada é dividida por descontinuidades, chamadas de descontinuidade de Gutenberg e descontinuidade de Mohorovicic.
O manto inferior é a parte que possui as temperaturas mais elevadas, por conta da proximidade com o núcleo terrestre. Além disso, o manto inferior pode atingir até 3 mil quilômetros de profundidade, quando observado a partir da litosfera.
A principal diferença entre o manto superior e o inferior é a temperatura e composição rochosa que formam ambas divisões. Ou seja, o manto superior é caracterizado por ser mais pastoso e com temperaturas menos elevadas. Já o manto inferior é mais liquefeito e possui temperaturas altíssimas, que atingem os 2.000 Cº.
Outra característica que difere ambos os mantos é a força da gravidade e da pressão. Isso porque, por conta da gravidade, a pressão existente sobre a crosta terrestre ocasiona em diferentes eventos e movimentações das placas tectônicas, bem como vulcanismos e terremotos.
Por conta da profundidade e das elevadas temperaturas, o ser humano nunca conseguiu chegar ao manto terrestre. Sendo assim, os estudos desta camada são realizados por meio de análises químicas das rochas vulcânicas, além da análise dos abalos sísmicos feita através do sismógrafo.
Camadas da Terra
A Terra é formada por três camadas distintas, sendo elas: a crosta, o manto e o núcleo terrestre. Cada camada apresenta características específicas e se diferem por conta da temperatura e da composição que as formam.
A crosta terrestre é a camada mais superficial da Terra, formada por uma parte fina e rochosa, sendo a parte mais extensa entre as camadas terrestres. Além disso, é a parte responsável por envolver todo o planeta e os seres vivos.
Já o manto terrestre é a divisão mais extensa entre as camadas, formado pelo manto superior e pelo manto inferior. O manto inferior é a parte que apresenta temperaturas bastante elevadas, que chegam a atingir os 2.000 Cº. Além do mais, esta camada pode atingir 3 mil quilômetros de profundidade, a partir da litosfera.
Por fim, o núcleo é a camada mais quente da Terra, formado por metais, ferro e níquel. Ao todo, o núcleo representa quase um terço de toda a extensão de massa terrestre. Assim como o manto, o núcleo também é dividido em duas camadas: o núcleo interno e o núcleo externo.
Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são Correntes de Convecção e o que é uma Erupção Vulcânica.
Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação, Prepara Enem e Toda Matéria.
Imagens: MeteorologiaenRed, Hypescience e Todo Estudo