Kilonova é o nome dado ao evento astronômico decorrente do choque de duas estrelas de nêutrons no espaço. Esse choque entre elas forma um fenômeno de grande magnitude, resultando em uma enorme explosão brilhante.
A descoberta deste evento é recente e foi um grande empreendimento. O termo foi cunhado por cientistas e estudos ligam as Kilonovas à existência de elementos químicos como o ferro, ouro e platina, por exemplo.
O que é Kilonova?
O termo nova foi inventado por cientistas para definir novos objetos, o que se mostrou ser um equívoco, pois estes objetos em questão estavam, na verdade, em seu estágio final de vida e liberavam luz antes de morrer.
Estudos feitos pela Nasa definem que as Kilonovas tem seu surgimento a partir do momento em que duas estrelas de nêutrons entram em colapso, chocando-se uma na outra. Desse modo, a energia liberada a partir do momento da colisão é tão grande, que seu brilho chega a ser 100 milhões de vezes mais potente que o brilho do Sol.
Seu acontecimento desperta também teorias que ligam ao nascimento dos buracos negros, além da emissão de radiação infravermelha. Ao acontecer, as Kilonovas também expelem metais pesados.
Como se forma?
Kilonovas estão ligadas ao choque entre duas estrelas de nêutrons. Por sua vez, as estrelas de nêutrons se formam quando uma estrela de porte médio, ou seja, com massa de quatro a oito vezes maior que a do Sol morre e explode em formato de Supernova.
Para se ter ideia da magnitude deste evento, basta imaginar os planetas como uma bola de gude e as estrelas de nêutrons como se fossem do tamanho de bolas de boliche. O encontro dessas bolas maiores emite ondas gravitacionais através do Universo inteiro, além de disparar jatos de matéria radioativa para o espaço.
A quantidade de matéria expelida em uma Kilonova é tão absurda que é possível comparar a um tubo de pasta de dente com um furo em cada extremidade sendo esmagado de uma pela palma da mão.
Como dito anteriormente, toda essa matéria de fusão existente no fenômeno, sugere como o universo cria o ouro e platina. Estudos também relatam a existência de elementos radioativos, como o césio e o telúrio. Todos eles são soprados pelas Kilonovas para dentro do espaço.
A título de curiosidade, vale ressaltar que Supernovas chegam a produzir o valor em massa da Lua em ouro, enquanto que as Kilonovas são responsáveis por cerca da massa de Júpiter em ouro. Como é um processo que acontece com menos frequência, permite que astrônomos pesquisem a distribuição destes elementos para rastrear as origens do fenômeno.
O que achou da matéria? Se gostou, leia também: Supernova, o que é? Definição, como se forma e características.
Fontes: Universo Racionalista, Tec Mundo, Terra Rara
Imagens: How Stuff Work, Terra Rara, DW, Mistérios do Universo