As funções químicas são substâncias que atuam em diferentes áreas e possuem utilidades diversas. Ou seja, se encontram na natureza, em casa, em produtos de limpeza e etc. Assim, as funções possuem compostos que podem fazer parte de um mesmo grupo, porém, se usam de maneiras diferentes.
Assim, as diferentes substâncias que estão presentes em diferentes funções químicas se organizam em grupos por conta das propriedades parecidas que possuem. Exemplo disso é a substância que causa o sabor de azedo, que pode ser encontrado no vinagre, no limão ou na laranja.
Nesse sentido, algumas substâncias podem apresentar características semelhantes, tais como físicas – aquelas que podem ser observadas e medidas sem a alterar a composição da matéria, ou químicas – aquelas em que a matéria é modificada.
Classificação das funções químicas
Em síntese, as funções químicas são conhecidas por apresentar em seu comportamento e propriedades atividades semelhantes. Dessa forma, existem algumas substâncias mais relevantes quando o assunto é função química. Assim, são comuns as função químicas dos óxidos, ácidos, bases e sais.
Ácidos
Fazem parte dessa função as seguintes substâncias: ácido sulfúrico, H2SO4; ácido nítrico, HNO3; o ácido clorídrico, HCL; ácido sulfídrico, H2S.
Logo, se observarmos as substâncias citadas é possível perceber a presença do hidrogênio com um ametal (CL, S) ou, em outros, um radical negativo (SO4, NO3). Assim, esse mesmo elemento nas substâncias dos ácidos fazem com o que a função seja semelhante. Dessa forma, as substâncias terão a funcionalidade parecida de:
- Saber azedo;
- Condução de eletricidade;
- Alteração da cor dos indicadores (substâncias que possuem a capacidade de mudar de cor para que o ácido ou básico da solução seja identificado).
Bases
As substâncias químicas que fazem parte da função base são: hidróxido de sódio ou soda cáustica, NaOH; hidróxido de cálcio ou de pintura, Ca(OH)2; hidróxido de potássio, KOH. Assim, é uma função que possui como substância semelhante o radical OH. Nesse sentido, podem ser classificados como bases ou hidróxidos.
A partir disso, essas substâncias se assemelham por conta das seguintes propriedades:
- Possuem saber adstringentes;
- Boa condução de eletricidade;
- Torna vermelha a fenolftaleína incolor;
- Torna azul o papel de tornassol vermelho;
- Reagem com as substâncias de água e sal.
Sais
Em síntese, a função base é formada pelas seguintes substâncias químicas: cloreto de sódio, NaCL; iodeto de cálcio, CaL2; sulfato de potássio, K2SO4; nitrato de sódio, NaNO3. Assim, o que se assemelha nessas substâncias é a presença de um cátion diferente de H+em cominação com um ânion diferente de OH–. Ou seja, quando isso ocorre, é denominado de sais.
Nesse sentido, as substâncias se assemelham e desenvolvem as seguintes propriedade:
- Sabor salgado;
- Boa condução de eletricidade.
Além disso, as funções do sal se dividem de duas formas. Ou seja, podem ser oxigenadas e não-oxigenadas. Assim, as funções oxigenadas se classificam como aquelas em que o oxigênio está presente na fórmula. Alguns exemplos são: sulfato de potássio, K2SO4; carbonato de cálcio, CaCO3.
Por outro lado, as funções não-oxigenadas são aquelas em que o oxigênio não faz parte da fórmula. Assim, podemos citar como exemplos as seguintes substâncias: cloreto de sódio, NaCL; iodeto de cálcio, CaL2; sulfeto de ferro, FeS.
Óxidos
Diferente das outras funções, a função de óxidos se caracteriza pela junção de dois elementos químicos diferentes. Ou seja, são óxidos ou compostos que se unem, junto ao oxigênio, à praticamente todos os elementos que compõem a tabela periódica.
Assim, a única determinação para essa função é que haja a presença de uma molécula de oxigênio. Logo, a água e o gás carbônico podem se classificar como função de óxido.
São exemplos de óxidos:
- ZnO – óxido de zinco;
- CO2 – dióxido de carbono ou gás carbônico;
- SO2 – dióxido de enxofre;
- K2O – óxido de potássio.
O que achou da matéria? Se gostou, corre e confere o que é Ácido Fosfórico e Ácido Clorídrico.
Fontes: Só Biologia, Estudo Prático e Cola Web
Fonte imagem destaque: Revista Galileu