Física & Química

Carbonatos de Cálcio – Entenda mais sobre o que é e qual sua utilidade

Em geral, os carbonatos de cálcio são sáis inorgânico, com cor branca. A sua fórmula molecular é CaCO3. Ele é bem comum na natureza.

Atualizado em 06/02/2020

Em geral, os carbonatos de cálcio são sáis inorgânico, com cor branca. A sua fórmula molecular é CaCO3. Ele é bem comum na natureza, e pode ser encontrado em vários lugares .

Ademais, em seu estado puro, ele tem forma de pó fino cristalino, de cor branca, inodoro. Além disso, ele é o componente principal do calcário e do mármore.

Por não ser solúvel em água, é comum ele ser encontrado no mar como componente dos esqueletos das conchas e dos corais.

O que são Carbonatos de Cálcio

Primordialmente, ele é um composto inorgânico de fórmula molecular CaCO3. Ele é bem comum na natureza, e pode ser encontrado em conchas, em recifes de corais, em casas de ovos, e até nas carapaças do seres marinhos.

O carbonato não dissolve em água, mas é solúvel em água com gás carbônico (CO2(g)). Portanto, por causa das pressões, a água subterranea contém uma grande quantidade de gás carbonico. Além disso, o carbono é tetravalente, ou seja, ele possui quatro elétrons na camada de valencia. Isso o permite realizar quatro ligações covalentes para ficar estável. Portanto, o oxigênio é bivalente, e possui seis elétrons na camada de valência.

Carbonatos de Cálcio: Entenda mais sobre o que é e qual sua utilidade
Carbonato de Cálcio – Fonte: Mercado Libre

Utilidades do Carbonatos de Cálcio

Em resumo, o calcário é matéria-prima para a produção de cimento, assim que é colocado junto com argila e areia. Sendo a sua produção feita da seguinte forma:

Produção de cimento:  argila + calcário + areia → cimento (silicato de cálcio e alumínio)

Carbonatos de Cálcio: Entenda mais sobre o que é e qual sua utilidade
Calcário para cimento – Fonte: Rehau

Ele também pode ser usado na produção de vidro. E o seu processo funciona assim:

Produção de vidro: barrilha + cálcario + areia = vidro comum.

Carbonatos de Cálcio: Entenda mais sobre o que é e qual sua utilidade
barrilha + cálcario + areia = vidro – Fonte: Abril

Aliás, uma outra aplicação se dá na calagem, que se resume me uma técnica em que ele é empregado na agricultura a fim de diminuir a acidez dos solos. Além disso, ele serve para realizar a caiação, quando cal extinta (Ca(OH)2)  é passada em uma superfície determinada, como paredes e em árvores.

Aliás, na vinicultura, ele é usado para diminuir a acidez do vinho, e na agricultura. Também é adicionado aos cremes dentais, agindo como abrasivo. É também um dos principais insumos usados no Processo Solvay, um processo industrial criado pelo químico industrial belga Ernest Solvay em meados do século XIX destinado à obtenção do carbonato de sódio (Na2CO3).

Os Carbonatos de Cálcio e a Saúde

O carbonato de cálcio é indicado nos seguintes casos:

  1. Aumento da necessidade de cálcio, durante a gravidez e a lactação, e em crianças e adolescentes nos períodos de crescimento rápido.
  2. Ingestão inadequada de cálcio na dieta, como resultado de má nutrição ou subnutrição.
  3. Prevenção e tratamento da osteoporose.
  4.  Como suplemento ao tratamento com vitamina D no raquitismo e na osteomalácia.

E as suas contraindicações são para pacientes com hipersensibilidade ao Carbonato de Cálcio e aos demais componentes da formulação não devem fazer uso do produto. Além disso o Carbonato de Cálcio não deve ser usado em casos de hipercalcemia (por exemplo, no hiperparatireoidismo, excesso de vitamina D, tumores desmineralizantes como os plasmacitomas e as metástases ósseas).

Carbonatos de Cálcio: Entenda mais sobre o que é e qual sua utilidade
Carbonato de Cálcio mastigável – Fonte: Doce Presença

Chegamos ao final! Que tal ler sobre Ligação Covalente – O que é, definição, fórmulas e elementos químicos

Fontes:InfoEscola, ConsultaRemédio, MundoEducação, BrasilEscola

Fonte da imagem destaque: Mercado