Física & Química

Ácido Clorídrico – O que é, formação e qual sua utilidade

Primordialmente, quando se dissolve o gás cloreto de hidrogênio em água ele torna-se o ácido clorídrico, cuja fórmula molecular é HCl.

Atualizado em 10/02/2020

Primordialmente, quando se dissolve o gás cloreto de hidrogênio em água ele torna-se o ácido clorídrico, cuja fórmula molecular é HCl. Sua solubilidade em água na CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão) é de 450 mL/L.

Além disso, ele também pode ser chamado de gás clorídrico ou cloridrato. A fumaça que é  liberada por esta solução aquosa é corrosiva, tóxica e sufocante.

Por fim, sua aparência é levemente amarelada ou líquido incolor.

O que é o Ácido Clorídrico

Em geral, essa ácido é um ácido inorgânico forte. Em solução, o H+ dele é facilmente ionizável ficando livre da solução, fazendo com o que o seu pH seja muito baixo. Isso acontece porque seu pKa é de -6,3.

Ademais, existe sua forma comercial. Ela é conhecida como Ácido Muriático, e costuma ser vendido em concentrações de no mínimo 33%. Além disso, ele é altamente higroscópico, o que significa que ele absorve água da atmosfera. Portanto, é importante que ele permaneça sempre em um frasco bem vedado.

Além disso, vale ressaltar que em alta concentração, o ácido acaba exalando vapores altamente irritantes para os olhos e nariz. Ele é um composto molecular que é formado por uma ligação covalente, com somente um compartilhamento de elétrons.

estrutura-aacido
Imagem esquemática da molécula de ácido Clorídrico (HCl). representa a carga de cada um dos átomos
– Fonte: Research Gate

Formação do Ácido Clorídrico

Primordialmente, sua formação deve sempre ser cuidadosa. No meio industrial, ele pode ser obtido através do aquecimento a altas temperaturas do gás hidrogênio com o gás cloro. Pois forma um HCI em sua forma mais pura, que é gasosa.

Por isso, assim que o gás se dissolve em água, ele permite a confecção da solução de HCI. Outra medida é misturar ácido sulfúrico de ácido sulfúrico (H2SO4) com cloreto de sódio (NaCl) formando o dito ácido e sulfato de sódio (Na2SO4).

solucao-cloridrico
Solução de Ácido Clorídrico – Fonte: Didática SP

Utilidade do Ácido

Em quesito comercial, ele é encontrado em sua forma impura, e pode ser conhecido como ácido muriático. Em geral, ele é usado para a limpeza de pisos e paredes de pedras. Porém ele também pode ser utilizado como catalisador em reações orgânicas que precisam ser realizadas em pH baixo.

Ademais, ele pode auxiliar na regeneração de resina de troca iônica, afinal, ele retira os íons trocados retido na resina, o que a deixa pronta para uma nova utilização.

Além disso, esse ácido é encontrado no nosso estômago. É ele um dos mais importantes componentes do suco gástrico que é secretado para auxiliar na digestão da comida, num volume de aproximadamente 100 mL.

acido-lab
Ácido usado para laboratório – Fonte: AG Lab

E, aí gostou de ler sobre o Ácido Clorídrico? Então leia sobre Ligação Iônica – O que é, definição, princípios, fórmulas e características

Fontes: MundoEducação, BrasilEscola, InfoEscola

Fonte da imagem destaque: Americanas