Há cerca de 2 mil anos nasceu o cristianismo, gerado do judaísmo, no Oriente Médio. Sendo uma religião monoteísta, tem como protagonista Jesus Cristo de Nazaré, em que acredita-se ser filho de Deus, em encarnação humana.
Mas do que se trata o cristianismo? De onde veio? Quem foi Jesus Cristo?
A princípio, precisamos ter em mente que o cristianismo se deu na mesma linguagem da religião judaica e helenista. Para completar, aliás, Jesus Cristo foi muito esperado pelos antigos cristãos, era uma promessa divina aguardada pelos hebreus. Além disso, ele possibilitaria a concretização da predestinação do povo de Israel, a de ser o povo que conectaria as pessoas com Deus.
O nascimento de Jesus Cristo, em Belém na Palestina, portanto, foi um marco que transformou os rumos da humanidade. Certamente, durante sua vida realizou inúmeros feitos e milagres, deixando ensinamentos por onde passava. Após se titular como o salvador do mundo, Jesus Cristo passou a ser uma ameaça para o Império Romano, sendo perseguido e morto crucificado.
Origem do Cristianismo
Embora tenha sido crucificado, ao terceiro dia ressuscitou e fez sua história e ideias se propagarem por todo Oriente e Ocidente. Por meio, de apóstolos que foram ensinados e ficaram responsáveis por difundir a fé. Aqui nasce o cristianismo.
Entretanto, um dos principais apóstolos de Jesus Cristo, Pedro, foi castigado em Roma. Ademais, Pedro ficou responsável de cuidar da igreja cristã. Logo, com o passar do tempo, Roma se tornou referência para os cristãos, até ser sede da igreja católica, tendo o Vaticano.
No primeiro momento, os fiéis de Jesus realizavam as orações e rituais as escondidas, devido a proibição do Império Romano. Todavia, apenas em 313 d. C. que o imperador Édito de Milão declarou o fim das perseguições aos cristãos. Logo, no ano 392 o cristianismo se torna religião oficial de Roma.
Confira os principais ramos do Cristianismo:
1. Catolicismo Romano
Basicamente, é o ramo do catolicismo sediado em Roma, no Vaticano. Além disso, é dito apostólico, pois há os bispos que seguem as tradições dos antigos apóstolos de Jesus Cristo. Por isso, há a figura do papa, que é o líder máximo da igreja.
Aliás, foi o catolicismo apostólico romano que se disseminou por todo lado ocidental do mundo. Ele conta, inclusive, com inúmeros rituais diariamente.
2. Catolicismo Ortodoxo
Por outro lado, o cristianismo ortodoxo se difere do romano apenas em alguns rituais. Além disso, foi desenvolvido no Império Bizantino, tendo Constantinopla como uma espécie de sede.
Ademais, o catolicismo ortodoxo possui ideais ligados à piedade e uma postura menos intelectual, voltado para a vida autônoma dos fiéis.
3. Protestantismo
Basicamente, o cristianismo protestante foi gerado a partir da Reforma, no século 16. Foi a partir daqui que começaram a contestar os dogmas e rituais católicos. Alguns cristãos passaram a questionar as escrituras e as leis, criando outra vertente ao cristianismo.
Principais crenças
A Bíblia é o livro sagrado, dividido em duas grandes partes: Novo e Velho Testamento, que marcava antes da vinda de Jesus e depois de seu nascimento, respectivamente. Além disso, há a Santíssima Trindade, que formam um só Deus (pai, filho e espírito santo).
Ademais, os cristãos acreditam que após a morte há uma vida eterna, que será dividida de acordo com seu comportamento em terra. E por fim, se Jesus Cristo voltar marcará uma nova era para a humanidade.
Principais símbolos do Cristianismo
1. Cruz
Encontra-se pendurada no pescoço de muitos fiéis, a cruz é um dos maiores símbolos cristãos. Pois, marca o onde aconteceu o evento mais marcante da história do cristianismo.
2. Peixe
Utilizado com os cristãos primitivos, era uma espécie de código de identificação. Com isso, se você desenhasse uma meia lua na porta de sua casa e outra pessoa completasse, formando um peixe, era uma forma de reconhecer um cristão, na época em que eram perseguidos.
3. Pão e Vinho
O pão e o vinho, basicamente, são consumidos durante os rituais cristãos. Assim como todo ser vivo precisa de alimento para sobreviver, o espírito também precisa ser nutrido. Ademais, o pão representa o corpo de Cristo e o vinho o sangue, alimentos da alma para os fiéis.
Comemorações no Cristianismo
Algumas das festas que mais se comemoram do calendário são, por exemplo:
Páscoa
Essa é uma data importante para os cristãos. Ela representa a ressurreição de Jesus Cristo. Sendo assim, antes desta comemoração os religiosos se preparam 40 dias antes. Por isso, esse período se chama Quaresma.
Pentecostes
Pentecostes é uma comemoração que acontece 50 dias após a Páscoa. Portanto, simboliza o momento que o Espírito Santo desceu sobre Nossa Senhora e os Apóstolos de Jesus.
Natal
Muitas pessoas lembram do Papai Noel, árvore de natal e peru nessa época. No entanto, para os cristãos essa é a data do nascimento de Jesus Cristo. Por isso, comemorada no dia 25 de dezembro.
Gostou dessa matéria? Venha conhecer essa: Religiões – O que são, diferenças e quais as mais populares do mundo
Fontes: É realizações, Toda Matéria e Brasil Escola
Fonte da imagem: Estudo Prático
Imagens: Já é Notícia, Mais Fé, Raios de Luz