História

Jesus Cristo, quem foi? Biografia, morte e ressurreição de Jesus

Jesus Cristo é de longe uma das figuras mais importantes do mundo, não só para o Cristianismo. Conheça um pouco mais sobre a história do filho de Deus.

Atualizado em 15/05/2020

Jesus Cristo é, de longe, a figura mais conhecida do mundo. Independente do local, religião majoritária ou convicção: todo mundo conhece o Messias. Dependendo da crença, ele pode, até mesmo, ter outros nomes. Contudo, para nós, é mais conhecido apenas como Jesus.

Segundo a Bíblia, Jesus foi um profeta e importante líder religioso, o rei dos Judeus. Sendo assim, a figura central do Cristianismo. Ainda de acordo com o livro sagrado, Jesus, foi o mensageiro Deus. Inclusive, dentro do cristianismo, Jesus é o filho de Deus, participando com ele da Santíssima Trindade, junto ao Espírito Santo.

Aliás, a figura do filho de Deus é tão importante dentro do Cristianismo, que os cristãos começaram a datar o tempo a partir do seu nascimento.

Portanto, hoje iremos conhecer a história e biografia do filho de Deus.

Nascimento de Jesus Cristo

Filho do carpinteiro José, e de Maria, segundo a religião cristã, Jesus foi concebido através do Espírito Santo de Maria. Sendo assim, o menino nasceu em estábulo na província de Judeia, em Belém. Após o nascimento do menino, filho de Deus, os três Reis Magos viajaram pelo deserto seguindo a Estrela de Belém para poder conhecer e presentear o bebê. Como presentes, Baltazar, Gaspar e Belchior, levaram incenso, ouro e mirra.

Depois do seu nascimento, o menino Jesus e seus pais se mudaram para Nazaré, na Galileia. Isso porque quando Herodes, O Grande, recebeu a notícia do nascimento do “filho de Deus”, mandou matar todos os bebês do sexo masculino de até dois anos de idade. Assim, Jesus viveu grande parte de sua infância e juventude em Nazaré.

De acordo com o anúncio do anjo Gabriel, o menino Jesus foi enviado por Deus para salvar a humanidade.

A Bíblia não fala sobre a aparência de Jesus, isso deu liberdade para que artistas construíssem a imagem de Cristo de acordo com suas próprias interpretações.
Fonte: Guia do Estudo

Batismo e Milagres de Jesus Cristo

Já na idade adulta, Jesus foi batizado por João Batista no Rio Jordão, esse que fica entre Israel e a Jordânia. Após o batismo, Jesus começa a sua missão de levar a palavra de Deus e fazer milagres.

Nessa época, o filho de Deus fez diversos milagres, e com isso foi ganhando cada vez mais seguidores. Entre os seus milagres, um dos mais conhecidos é o que ele multiplica os pães e os peixes, para acabar com a fome da população.

Jesus seguia sua missão sempre acompanhado de seus apóstolos, que junto a ele pregavam o evangelho de Deus. Os seus doze apóstolos foram: Pedro, João, Tiago (filho de Zebedeu), Tiago (Filho de Alfeu), André, Mateus, Bartolomeu, Simão Zelote, Felipe, Tomé, Judas Tadeu e Judas Iscariotes.

Inclusive, um deles, Judas Iscariotes foi quem traiu o seu mestre. Foi ele quem entregou Jesus aos romanos em troca de 30 moedas de prata.

“A Última Ceia”, de Leonardo Da Vinci (1490). A pintura representa a última comunhão de Jesus e seus doze apóstolos antes de sua crucificação.
Fonte: InfoEscola

Crucificação e Morte de Jesus Cristo

Era Páscoa quando Jesus, junto aos seus apóstolos na “A Última Ceia”, anunciou que havia sido traído por um dos presentes, Judas Escariotes.

Naquela mesma noite, Jesus seguiu para o Jardim de Getsêmani, na encosta do Monte das Oliveiras. Após um beijo no rosto por parte de Judas, a traição se confirmou, e Jesus foi capturado. Por fim, foi colocado em uma cruz, e foi crucificado com 33 anos de idade em uma sexta-feira.

Fonte: Wikipédia

Ressurreição de Jesus Cristo

Segundo a Bíblia, no domingo Maria visita o túmulo de Jesus e encontra a pedra aberta e o sepulcro vazio. Depois Jesus teria aparecido a Maria confirmando sua ressurreição.

Sendo assim, o domingo de  “Páscoa” representa uma das datas mais importantes no Cristianismo, pois faz referência à morte e à ressurreição de Cristo. Aliás, a semana que antecede o domingo de Páscoa é chamada de “Semana Santa”.

Fonte: ChurchPOP Português

Frases e Mensagens de Jesus

Confira a seguir, algumas das mensagens mais conhecidas deixadas pelo filho de Deus:

  • “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15:12,13)
  • Porque os corretos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.” (Provérbios 2:21,22)
  • Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.” (João 11:25,26)
  • Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” (Mateus 22:37)
Fonte: Você para Deus

Curiosidade

Embora o nascimento de Jesus seja comemorado no dia 25 de dezembro, a data correta desse marco ainda é uma incógnita. O dia exato em que Jesus nasceu não está explicitado na Bíblia, sendo assim, foi a igreja que escolheu o dia 25 de dezembro. Muito disso porque essa era a data em que os romanos celebravam sua festa de solstício de inverno, a noite mais longa do ano. Quase todos os povos comemoravam esse acontecimento, desde o início da civilização.

Nascimento de Jesus.
Fonte: Pinterest

Enfim, agora que você já sabe um pouco mais sobre a vida do filho de Deus, que tal conhecer sobre como era o verdadeiro rosto de Jesus Cristo?

Fontes: eBiografia, Super Interessante, Toda Matéria

Fonte Imagem Destaque: Instituto Hesed