História

Batalha de Stalingrado – Conheça a batalha mais sangreta da história

A Segunda Guerra Mundial foi um marco para a história do mundo. Uma das batalhas mais sangrentas ficou conhecida como Batalha de Stalingrado.

Atualizado em 06/02/2020

A Segunda Guerra Mundial foi um marco para a história do mundo. Durante a guerra, diversas batalhas foram travadas, e uma das mais sangrentas ficou conhecida como Batalha de Stalingrado. Ela não durou muito, mas foi o suficiente para se contar quase 1,5 milhões de mortos.

Aliás, muitos historiadores dizem que ela também foi decisiva no término da Segunda Guerra Mundial. A Batalha ocorreu entre os exércitos alemão e soviético.

Durou de julho de 1942 a fevereiro de 1943. E por fim, o esforço realizado pelos soviéticos e o esgotamento das forças dos exércitos alemães foi influentes na vitória soviética.

Contexto Histórico

Primordialmente, a batalha foi parte da Operação Barbarossa, sendo essa iniciada pelos nazistas em junho de 1941. Essa operação foi responsável por organizar a invasão da União Soviética, tendo três alvos principais: Moscou, Leningrado e o parque industrial da região de Stalingrado.

Em resumo, o objetivo da operação era a conquista da União Soviética de maneira fulminante, como ocorreu na França. Porém, o fracasso da Alemanha nesse sentido resultou na continuação dos conflitos na União Soviética. O que os tornavam o principal fronte de batalha dos alemães.

Logo, o rápido avanço inicial se transformou em um avanço lento. Foi então, em meados de 1942, que a cidade de Stalingrado se transformou no alvo principal de Adolf Hitler. Aliás, é importante lembrar que a cidade era um parque industrial importante da União Soviética. Além disso, era a porta de entrada para a região do Cáucaso, que era rica em petróleo e minério.

contexto-segunda-guerra
Segunda Guerra Mundial – Fonte: Mega Curioso

A Batalha de Stalingrado

Oficialmente, a batalha se iniciou em 17 de julho de 1942. Ao perceberem uma aproximação das forças nazistas, houve uma evacuação desesperada da população. Porém, mesmo com os avanços iniciais vindo da parte alemã, houve um atraso por parte do exército. Por isso, os soviéticos acabaram ganhando tempo para conseguirem se organizarem.

Logo, quando as tropas germânicas chegaram, de cara perceberam uma grande resistência. Mas isso não foi motivo para parar os alemães, afinal, eles iniciaram os ataques com pesada carga de bombardeios.Sendo esses ataques feitos  pela própria aviação de guerra alemã (Luftwaffe).

Com isso, a cidade se transformou em ruínas. Porém, não parou por aí, o primeiro ataque terrestre dos alemães ocorreu em 13 de setembro. Aliás, isso aconteceu quando Friedrich Paulus – comandante responsável pela invasão, recebeu uma ordem de Hitler em que ele estipulava um prazo para a conquista de Stalingrado. Na verdade, a conquista de Stalingrado se transformou em uma obsessão de Hitler.

Já no lado de Stalin, Vasily Chuikov era o responsável pela defesa de Stalingrado. Ele era major-general soviético. Aliás, durante a batalha Stalin ordenou a ele que todos se recusassem ou desertasse fossem executados. Como resultado disso, 13.500 soldados soviéticos foram executados como traidores.

Ademais, há historiadores que afirmam que os combates travados foram os mais sangrentos, e os relatos servem para reforçar a situação que todos viveram.

guerra-batalha-de-stalingrado
Batalha de Stalingrado – Fonte: Causa Operária

O fim da Batalha

Por fim, depois de meses de batalha duas ofensivas soviéticas foram organizadas. E por incrível que pareça, elas obtiveram sucesso em expulsar os alemães de dentro da cidade. As tropas de Friedrich Paulus foram encurraladas.

Diante disso, Paulus solicitação a autorização de Hitler para recuar, porém, seu pedido foi negado. Com isso, ele se viu com cerca 200 mil soldados exaustos pelo esforço de guerra que estavam condenados à morte. Além disso, a outra tropa que era liderada por Erich von Mastein recuou, desobedecendo a ordem de Adolf.

Logo, a rendição dos soldados alemães aconteceu em 2 de fevereiro de 1943. Sendo assim, após meses de combates sangrentos, os soviéticos se ergueram como vitoriosos.

final-batalha-stalingrado
Fim da Batalha de Stalingrado – Fonte: Aventuras na História

Curiosidades

A Batalha de Stalingrado contêm uma quantidade numérica assustadora. Vejamos alguns:

  • Morte de 40 mil civis soviéticos, 230 mil militares alemães e 17 mil soldados do Exército Vermelho;
  • 200 dias e noites de combate;
  • 26 mil tanques e 2,5 mil aviões de ambos lados;
  • Somente o exército alemão destacou 1 milhão de soldados para lutar em Stalingrado;
  • Contaram com o apoio de 10, 2 mil armas, 675 tanques e 1,2 mil aviões;
  • Os alemães perderam um quarto de suas frentes durante a batalha;
  • No total, a batalha envolveu 2,1 milhão de pessoas.

Aliás, a guerra também rendeu 3 filmes sendo eles:

  1. Stalingrado – A Batalha Final, de Joseph Vilsmaier, 1993
  2. Círculo de Fogo, de Jean-Jacques Annaud, 2001
  3.  Stalingrad, de Fedor Bondarchuk. 2013
filme-da-batalha-stalingrado
Filme Stalingrado – Fonte: Adoro Cinema

Fontes:InfoEscola, HistóriadoMundo, TodaMatéria
Fonte da imagem destaque: História do Mundo