História

Antissemitismo – O que é, origem, história e holocausto

O antissemitismo é um termo usado para definir a aversão aos costumes Judeus, que são povos da linhagem étnica semita.

Atualizado em 25/05/2020

Parece recente, mas o antissemitismo foi um termo criado em 1879, para referenciar pessoas que nutriam campanhas antijudaicas. Ainda hoje, temos esse tipo de preconceito iminente na sociedade. O ódio aos judeus gerou acontecimentos irreversíveis para a história da humanidade.

A religião judaica é considerada a mais antiga dentre todas as outras religiões, portanto, o antissemitismo nasceu, provavelmente, nesse mesmo tempo e tomou diversas proporções. Já em 70 d.C, os judeus eram tratados como escravos e se viram obrigados a fazer várias migrações.

Origem do conceito antissemitismo

Antissemitismo - O que é?

A princípio, a manifestação contra os judeus, ou antissemitismo, veio com indícios de revolta em relação à morte de Jesus Cristo, porque foram eles os responsáveis pela crucificação. O ódio só aumentou quando, aos poucos, o cristianismo se tornou religião oficial.

O Imperador Constantino, no ano de 313, alimentou o “deicídio judeu” com a instauração do catolicismo. Muitos judeus foram massacrados durante a história, somente às vezes recebiam a opção de exílio, ou conversão forçada.

O antissemitismo é, portanto, originado dentro da religião e ganhou formas durante séculos como organizações que hostilizavam a origem judaica. Esse sentimento de repulsa também criou o xenofobismo, ou seja, o preconceito contra estrangeiros.

Semitas

Antissemitismo - O que é?

Existem divergências quanto a nomenclatura “antissemitismo”, porque apesar da palavra estar mais associada aos povos semitas, a perseguição ao judeus passou a ser muito maior. O mais correto, portanto, é o termo Antissionismo, porque a amplitude de povos e línguas semitas é muito grande.

Os Semitas são a junção de vários povos e línguas que estão diretamente relacionadas a Noé. Originado no Oriente Médio, os semitas habitaram as regiões do Mar Vermelho. Também conhecidos como nômades, esses povos tinham o hábito pastoreiro e normalmente se instalavam em regiões bastante secas.

O ambiente que viviam é fator importante, sobretudo, para explicar as migrações, porque se tratava de instinto de sobrevivência devido a falta de recursos naturais.

Atrelados, portanto, ao nascimento das três religiões, o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo, os semitas estão ligados a essas culturas religiosas. A que mais se destaque em termos de perseguição são os judeus. Por isso, o antissemitismo é questionado, porque não se pode mais referir a cultura como uma forma homogênea.

O holocausto Judeu

Antissemitismo - O que é?

O sentimento antissemista começou a se transformar em nacionalista. O seu ápice na história contemporânea marcou a vida de muitas pessoas na Europa e, sobretudo, no mundo. O preconceito, decerto, deu origem aos campos de concentrações e mais de seis milhões de judeus morreram no Holocausto.

Após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, Hitler instaurou o nazismo na Alemanha que, por fim, tomou proporções genocidas inacreditáveis. Judeus, ciganos, deficientes, eslavos e vários outros povos foram submetidos a trabalhos exaustivos até o ponto de chegarem a morte.

Os trabalhadores que não conseguiam mais prestar serviços eram descartados, literalmente, e enviados a câmaras de gás onde eram friamente sufocados com gás carbônico. Vários corpos foram enterrados durante o Holocausto, além da submissão a trabalhos braçais, os judeus eram usados como cobaias para experiências laboratoriais.

Milhares de famílias foram separadas e destruídas. Os campos, sobretudo, foram divididos por sexo, alas masculinas e alas femininas. Ao chegarem, enfim, nas concentrações, as pessoas tinham seus cabelos rapados, recebiam roupas e numerações prisionais destituindo totalmente a dignidade humana.

Tudo isso foi feito a partir da ideologia antissemita, ou seja, a aversão aos povos descendentes de Noé. O ódio foi concretizado de várias formas na história e, apesar de tudo, ainda temos vestígios dessa ideologia.

Enfim, leia mais sobre o Nazismo – História e características do partido comandado por Adolf Hitler

Fonte: Toda matériaBrasil escola, Mundo educação, Todo Estudo, Info Escola, UnescoBrasil escola.

Fonte imagem de destaque: National Geographic