Física & Química

Transesterificação – O que é, reações, características e aplicações

Transesterificação é classificada como uma reação química entre um éster e um álcool, utilizada principalmente para obter outro éster.

Por Dayane Borges

-

Alguns elementos químicos são obtidos por meio de reações químicas realizadas em laboratórios, já que a quantidade disponível na natureza não é suficiente. Um exemplo é o éster, que, a partir da reação de transesterificação, forma outro éster. 

Em outras palavras, a transesterificação é uma reação química que origina um éster a partir de outro éster. O método utilizado neste tipo de reação é auxiliado por catalisadores – substâncias químicas que não participam diretamente da reação química – e ocorre apenas em uma etapa.

Transesterificação

Basicamente, a transesterificação pode ser feita de duas formas, em meio ácido ou básico. Além disso, por ser uma reação de equilíbrio, o álcool é utilizado como solvente, junto de um éster, para facilitar na formação de um novo éster.  

Transesterificação - O que é, reações, características e aplicações
Clube da Química

Sendo assim, dependendo do tipo de composto químico que reage com o éster, a reação de transesterificação pode ser classificada em: Alcoólise, Acidólise e Interesterificação. A alcoólise é a reação que ocorre entre um álcool e um éster. 

Já a acidólise corresponde à reação que ocorre entre um éster e um ácido carboxílico. Por fim, a reação entre dois éster é denominada de interesterificação. Como a transesterificação depende de um catalisador para facilitar o processo, os mais utilizados são os hidróxidos e alcóxidos de sódio ou potássio e os ácidos sulfúrico e clorídrico

Como funciona a reação?

A reação de transesterificação é utilizada, principalmente, na obtenção de óleos. Neste caso, são misturados óleo vegetal ou gordura animal, além de um álcool, auxiliados pela presença de catalisadores. Como resultado da reação, é possível formar biodiesel e glicerina. 

Nesse sentido, a transesterificação é utilizada especialmente na produção de biodiesel. Os principais óleos utilizados nesta produção são obtidos do girassol, da soja, amendoim, dendê ou algodão. Para reação a reação de transesterificação, é necessário um mol de triglicerídeo e três mols de álcool.

Após a mistura, feita com o auxílio de catalisadores, os triglicerídeos se transformam em monoésteres de ácidos graxos, principal componente do biodiesel. Além disso, a glicerina também é originada como um subproduto da reação de transesterificação. 

No caso dos catalisadores, as reações ocorrem em ácidos ou bases, sendo o hidróxido de sódio (NaOH) o composto químico mais utilizado. 

Aplicações da transesterificação

A transesterificação é a principal reação química usada para obtenção do biodiesel, considerado um produto natural com baixas quantidades de poluentes, além de ser biodegradável. Por conta disso, este tipo de combustível é uma solução para substituir o óleo diesel, que possui componentes poluentes. 

Transesterificação - O que é, reações, características e aplicações
Biodiesel Brasil

Um dos principais problemas na utilização do óleo diesel é o agravamento de problemas ambientais, como o efeito estufa, aquecimento global e chuvas ácidas. Isso porque o composto possui altos índices de enxofre, elemento químico que causa danos ao meio ambiente. 

Já a glicerina, substância obtida após o processo de decantação, possui alto valor comercial, já que é uma substância bastante utilizada pela indústria de medicamentos e cosméticos. 

Além disso, a reação de transesterificação também é utilizada para produzir polímeros – macromoléculas constituídas a partir de unidades menores de massa, chamadas de monômeros. Um exemplo de polímeros, utilizado na fabricação de garrafas plásticas, é o tereftalato de polietileno (PET).

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é o Trabalho de uma força e quais as características dos Nitrocompostos.

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola e Educação UOL 

Imagens: Educa Mais Brasil, Clube da Química e Biodiesel Brasil 

Próxima página »