Sumérios são antigos povos que viveram antes de Cristo, por volta de 6500 a.C e 1940 a.C. Eles viviam no sul da Mesopotâmia, onde hoje se encontram Iraque e Síria.
Os sumérios, aliás, são considerados a civilização mais antiga da História. Dessa forma, foram responsáveis por organizar as primeiras cidades-estado, na Baixa Mesopotâmia.
Logo, foram também responsáveis por criar uma das primeiras formas de escrita, a cuneiforme. Além disso, os sumérios também contribuam para o progresso da astronomia.
Principais características dos sumérios
Certamente, várias são as atribuições aos povos sumérios que conseguiram criar civilizações complexas com desenvolvimento político, arquitetônico, comercial e de desenvolvimento agrícola. Além da escrita cuneiforme, também criaram o calendário e os livros.
Com a troca dos produtos agrícolas que eram produzidos com um sistema de irrigação bastante completo, inclusive, os sumérios deram início à comercialização. Assim, o comércio garantia fonte de renda para as cidades-estado que se formaram.
Sobretudo, os povos sumérios acreditavam na existência de diversos deuses. Logo, Ishtar, a deusa da fertilidade, era uma das mais reverenciadas. Isso porque, a deusa representava as forças da natureza, além do símbolo da estrela de cinco pontas.
Dessa forma, com todo o processo de desenvolvimento proporcionada pela civilização suméria, as primeiras cidades do mundo foram formada. Logo, as mais significativas são: Adab, Eridu, Isin, Kullah, Lagash, Larsa, Nippur, Quis, Uruk e Ur.
Resumindo, a cidade de Ur era considerada a maior no quesito poder entre as de mais cidades sumérias. Porém, em 2000 a.C ocorreu um roubo nessa cidade, o que acabou com o domínio sumério.
A escrita suméria
Os sumérios foram os primeiros povos a converter o som que a fala tem em símbolos. Logo, gravavam o que ouviam em tábuas de argila, dando origem à escrita cuneiforme.
Dessa forma, a escrita foi responsável por facilitar as atividades do comércio das cidades-estado, além de divulgar para regiões próximas os poemas, cantos e as leias da cidade.
Assim, a civilização suméria agrupava símbolos escritos da direita para a esquerda usando ferramentas em formato de cunha. Logo, os símbolos eram denominados pictogramas e eram desenhados em blocos de argila.
A religião suméria
Como os sumérios acreditavam em vários deuses, eles eram denominados politeístas. Assim, os deuses de maior significância eram An e Nammu, pai e mãe do universo.
Dessa forma, cada cidade-estado formada possuía um deus principal. Assim, Inanna – deusa da guerra – e Enlil – deus dos ventos -, era alguma das representações, além de outros deuses.
Resumindo, para os sumérios os deuses expressavam o humor por meio de representações na natureza. Ou seja, terremotos, chuvas, trovoadas, enchentes eram relacionados à raiva que os deuses estavam sentindo.
Portanto, todo o conhecimento que se tem hoje dos povos sumérios só foi descoberto no século XIX. Isso porque, vários estudiosos foram mandados até a região da Antiga Mesopotâmia para estudar e entender os sistemas desenvolvidos por pela civilização suméria.
Curiosidades
- Na civilização suméria é onde se encontrou as descobertas mais antigas da humanidade;
- Os sumérios desenvolveram livros de química, estudos sobre o universo e os corpos celestes e cálculos matemáticos;
- Desenvolveram sistema agrícola e técnicas de irrigação, construção de canais e reservatórios;
- Foram responsáveis por criar o comércio com a produção da agricultura;
- Criaram projetos arquitetônicos chamados de zigurates.
O que achou de ler sobre os sumérios? Gostou? Então, leia também sobre o Império Otomano, o que foi? – A história da maior potência islâmica global
Fontes: Toda Matéria, Historiazine, Revista Galileu
Imagem de destaque: Mundo Oculto
Imagens: Slide Share