História

Partido dos Panteras Negras – História, como surgiu, ideologia e ações

O Partido dos Panteras Negras foi um grupo que lutou contra a violência policial à comunidade afro-americana durante a luta dos direitos civis

Atualizado em 04/03/2020

Com um símbolo que representava força e a vontade de lutar, o Partido dos Panteras Negras defendia os direitos da comunidade afro-americana. O punho erguido para o alto representava a luta contra a violência cometida pela polícia aos negros na década de 1960.

O partido era adepto à proteção apoiada pelo uso de armas. Isso porque, precisavam de meios de combate que retardasse a violência do Estado contra a comunidade afro-americana. Além de lutarem por direitos dentro da sociedade, o grupo desenvolvia atividades com o intuito de inclusão social. Além disso, eram autogestores do partido.

Após a criação dos Panteras Negras, várias foram as ações para que o grupo de enfraquecem. Grande parte da repressão vinha do governo estadunidense. Além disso, o FBI teve participação em movimentos para separar os Panteras Negras.

Partido dos Panteras Negras

Os Estados Unidos estava vivendo uma onda de protestos pelos direitos civis na década de 1960. Por conta disso, os negros sofriam repressão dos brancos que reagiam de forma violenta em protestos. Assim, em 1966, dois estudantes universitários, Huey Newton e Bobby Seale, decidiram criar o partido. A ideia de criação veio para retardar a ação violenta da polícia em movimentos.

Partido dos Panteras Negras - História, como surgiram, ideologia e ações
Um dos símbolos usados pelo Partido dos Panteras Negras. Fonte: Conceitos

Dessa forma, o Partido dos Panteras Negras foi criado para que a comunidade afro-americana não sofresse repressão nos protestos pelos direitos civis. Porém, a ideia era que o partido fosse munido de armamento. A ação, então, era justificada pela liberação do porte de armas que existe nos EUA. Dessa forma, o grupo poderia se proteger de qualquer ação policial.

Assim, após o surgimento do grupo, os integrantes tinham atitudes intimidadoras contra os brancos que cometiam racismo. Porém, com o passar dos anos, os ideias foram se fortalecendo e se desenvolveram. A partir disso, o grupo que lutava por mais direitos passou, então, a ser um partido.

Ideologia dos Panteras Negras

Assim que o grupo dos Panteras Negras foi criado, várias reivindicações vieram com a luta. No início o intuito era o combate contra ações truculentas da polícia. Porém, os ideias dos Panteras Negras foi se desenvolvendo e as ideias do Partido eram defendidas por um Programa de Dez Pontos.

Partido dos Panteras Negras - História, como surgiram, ideologia e ações
Membros dos Panteras Negras protestando em frente à corte de justiça em Nova Iorque, 11 de abril, 1969. Fonte: Incrível História

A ideologia defendida pelo Partido dos Panteras Negras era baseada nas ideias desenvolvida dos filósofos Frantz Fanon e Karl Marx. Todavia, o grupo iniciou ações sociais pautadas no marxismo. Como resultado, criticavam o capitalismo e as formas de trabalho impostas por esse meio de produção.

O Programa de Dez Pontos

Em síntese, o Programa de Dez Pontos feito pelo Partido dos Panteras Negras foi divulgado em 1967 e a população conheceu as exigências feitas pelo grupo. Asim, o programa era formado da seguinte maneira:

O QUE QUEREMOS

  1. Nós queremos liberdade. Queremos poder para determinar o destino de nossa comunidade negra.
  2. Queremos emprego pleno para nosso povo.
  3. Queremos o fim da roubalheira dos capitalistas brancos contra a comunidade negra.
  4. Queremos casas decentes para abrigar seres humanos. Queremos educação decente para nosso povo. Uma educação que exponha a verdadeira natureza da decadência da sociedade americana. Queremos que seja ensinada a nossa verdadeira história e nosso papel na sociedade atual.
  5. Queremos educação decente para nosso povo. Uma educação que exponha a verdadeira natureza da decadência da sociedade americana. Queremos que seja ensinada a nossa verdadeira história e nosso papel na sociedade atual.
  6. Queremos que todos os homens negros sejam isentos do serviço militar.
  7. Queremos um fim imediato da brutalidade policial e dos assassinatos de pessoas negras.
  8. Queremos liberdade para todos os negros que estejam em prisões e cadeias federais, estaduais, distritais e municipais.
  9. Queremos que todas as pessoas negras levadas a julgamento sejam julgadas por seus pares ou por pessoas das suas comunidades negras, tal como definido pela Constituição dos Estados Unidos.
  10. Queremos terra, pão, moradia, educação, roupas, justiça e paz.

Ações do Partido dos Panteras Negras

A atuação do partido deixou de ser algo regional e atingiu proporções nacionais. Isso porque, o grupo lutava por direitos civis e discutia a visão do negro dentro de uma sociedade que tinha atitudes racistas. Alguns atos do partido foram de extrema importância, como a invasão da Câmara Municipal no Estada da Califórnia.

Partido dos Panteras Negras - História, como surgiram, ideologia e ações
Protesto dos Panteras Negras. Fonte: Huffpost

A luta inicial do Partido estava voltada apenas para proteção dos negros contra a violência policial em Oakland. Porém, com as proporções que o grupo adquiriu, a luta se estendeu por outros estados dos EUA. Assim, foram grupos foram criados guiados pelos Panteras Negras.

Além de proteger a comunidade afro-americana dos policiais, o Partidos dos Panteras Negras iniciaram ações sociais. Dessa forma, inauguraram escolas e hospitais a fim de atender a comunidade local. Além disso, também incentivavam a educação de crianças e distribuíam alimentos aos pobres.

Como terminou

Em síntese, o principal motivo do fim dos Panteras Negras foi a ação do FBI. Isso porque, a organização promovia constantes investigações criminais contra o grupo. Dessa forma, o partido começou a ser parte do chamado Programa de Contrainteligência do FBI.

Partido dos Panteras Negras - História, como surgiram, ideologia e ações
Programa “Café da Manhã Grátis para as Crianças” criado pelo Partido dos Panteras Negras. Fonte: Huffpost

Nesse sentido, o principal intuito do programa era o enfraquecimento do grupo e dos de mais grupos que lutavam por igualdade social. Assim, vários negros integrantes do partido começaram a sofrer violência por conta dos agentes disfarçados. Por fim, após enfrentar diversos problemas na justiça, problemas econômicos e relacionados as lideranças, o grupo se enfraqueceu. O fim veio em 1982, quando o partido se desfez.

Você sabia?

  • Os Panteras Negras tinham o princípio “um amor infinito pelas pessoas”;
  • Um dos membros do partido, Huey Newton, foi preso em 1967. Após isso, o grito de guerra “Liberte Huey” se tornou um dos símbolos do grupo;
  • Como distribuíam alimentos, os Panteras Negras criaram o programa “Café da Manhã Grátis para as Crianças”;
  • As mulheres dentro do movimento conquistaram espaço e reconhecimento;
  • Martin Luther King foi um dos grandes líderes na luta pelos direitos civis;

O que achou da matéria? Se gostou, não perde tempo e já confere outros temas como, por exemplo, quem foi Che Guevara e as curiosidades da Teoria da Evolução.

Fontes: Geledés, História do Mundo, Super Abril e Brasil Escola

Fonte imagem destaque: Noticiário Periférico

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.