História

Che Guevara – A história do líder revolucionário contra o capitalismo

Conheça quem foi Che Guevara e como sua paixão por livros o levou a sua morte pelo socialismo. Entenda aqui, como Che Guevara se tornou esse símbolo Cubano.

Atualizado em 02/03/2020

Ernesto Rafael Guevara de La Serna, conhecido como Che Guevara nasceu em Rosário, na Argentina. No entanto, cresceu entre várias cidades, como Buenos Aires, Caraguatay e Córdoba. Integrante de uma família com mais cinco irmãos, Che Guevara, é o mais velho.

Sendo assim, Che Guevara sempre foi incentivado por seus pais a fazer leituras com frequência, e cresceu sendo um amante dos livros. Diante disso, acabou se encontrando com o socialismo de  — Marx, Engels e Lênin.

Contudo, apesar de ter cursado medicina na Colômbia, ele se tornou um grande líder do socialismo. Sendo assim, se tornou o comandante líder e revolucionário contra o capitalismo, direcionando seu grupo a atacar a frente de ações políticas e dominantes dos Estados Unidos.

No ano de 1954, Che Guevara conheceu Raul Castro e Fidel Castro, à época integrantes do Movimento Revolucionário, foram reconhecidos por Che irmãos e revolucionários em busca de membros para colocar em prática o plano de tomada do governo de Cuba.

Quem foi Che Guevara? O líder revolucionário contra o capitalismo
Che Guevara

Acontece que naquele período, Cuba estava completamente influenciada pelos Estados Unidos, e portanto, se submetia a todas as intervenções econômicas impostas.

Guevara afirmava, portanto, a sua convicção de que o povo pobre de Cuba estavam sendo prejudicados pela atual forma de Governo. Assim, ele mobilizou os rebeldes e arquitetaram um plano para a derrubada do presidente Cubano.

Che Guevara: A instauração do movimento 26 de Julho

Ainda em 1954, Che Guevara tomou a decisão de fundar o movimento 26 de Julho. Assim sendo, o seu principal objetivo era a distribuição da terra aos camponeses.

Naquele tempo, quem governou Cuba era o ditador, Fulgencio Batista que enfrentou os movimentos de industrialização, nacionalização dos serviços públicos e inclusive as eleições honestas e a reforma educacional.

Contudo, o ditador Fulgencio Batista se manteve no poder até 1959. Porém, nesse intermédio, Che Guevara em 1957 foi o responsável pela instalação nas florestas de Sierra Maestra. Eles se organizavam como guerrilheiros.

Os cerca de 80 homens tiveram seus planos frustrados, uma vez que as forças governamentais contra atacaram os atos da guerrilha. A ideia de tomar o poder e banir a ideologia de uma nação estratificada, foi por água abaixo, naquele ano. Sendo assim, o ataque deixou inúmeros mortos e diversos feridos.

O poderio de Che Guevara no Governo de Fidel Castro

Em 1959, no governo do presidente do Partido Comunista, Osvaldo Dorticós Torrado; Fidel Castro se torna o Primeiro Ministro de Cuba. Desta maneira, Fidel ganhou poder para comandar o país sob os preceitos socialistas.

Quem foi Che Guevara? O líder revolucionário contra o capitalismo
Guevara e Fidel Castro

Para a alegria de Che, daquele ano até 1965 ele se tornará, entre outras coisas, o nomeado para altos cargos como:

  • Presidente do Banco Nacional
  • Ministro da Indústria
  • Embaixador de Cuba, atuante diplomaticamente em missões internacionais.

Sua função principal, era atuar ativamente na reorganização do governo. Fidel Castro, apenas assume o poder enquanto presidente, apenas em 1976.

Che Guevara morre ao tentar unificar a América Latina

Ao tentar meter o bico nos países vizinhos, em 1967, Che Guevara se posicionou determinadamente a unificar os países da América Latina, com o socialismo.

Contudo, seu fracasso já  havia começado depois de realizar uma viagem a África – onde liderou 100 homens na guerrilha do Congo, de forma despreparada. Naquele País,  Che teve a sua missão frustrada e seu grupo recuou sem sucesso algum.

Em seguida, Guevara chegou à Bolívia, na intenção de propagar a ideia socialista. Contudo, o fim da sua vida se deu quando, sem o apoio do Partido Comunista Boliviano e sem falar a língua nativa indígena da aldeia de La Higuera foi capturado.

Quem foi Che Guevara? O líder revolucionário contra o capitalismo
Morte de Che Guevara.

Ao comando do soldado boliviano Mario Terán, em obediência ao vice-presidente René Barrientos e ao Coronel Zenteno Anaya, Che Guevara foi morto.

Fonte: Stoodi.

Fonte de Imagens: Daily Wire, El País, Redline, Biography.

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/jornalistawiltonmatheusgmail-com/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Wilton Morais</a>
Por Wilton Morais
Jornalista, formado pela UFG. Atualmente está se especializando em Marketing e Inteligência Digital pelo IPOG. Já atuou em jornalismo impresso e radiofônico. Atualmente trabalha com Marketing de Conteúdo, com a produção de redação utilizando técnicas de SEO.