Geografia

Desenvolvimento sustentável – o que é, história, objetivos

O desenvolvimento sustentável é um desafio imenso a ser alcançado pela humanidade, uma vez que o futuro da raça humana depende das atitudes de hoje.

Atualizado em 25/05/2019

O desenvolvimento sustentável é aquele que atende à atualidade, só que sem comprometer a capacidade de suprir as necessidades futuras. É o desenvolvimento econômico-social, porém sem abalar as diretrizes ambientais.

Nele há o crescimento econômico, a ampliação das cidades e das indústrias, entretanto não ocorre o esgotamento dos recursos naturais.

O conceito foi criado por uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU), na década de 1980. Sua proposta era discutir uma maneira de desenvolver a economia mundial, mas com a preservação ambiental.

Contexto Histórico

Desde que foi deflagrada a Revolução Industrial inglesa, no século XVIII, a aceleração da devastação ambiental foi constante. Com o aumento do mercado consumidor, intensa foi a exploração dos recursos naturais, sem preocupação com a possibilidade de esgotamento.

O que é desenvolvimento sustentável e o que isso tem a ver com a gente

A própria colonização do Brasil é um exemplo de danos desmedidos à natureza. Num primeiro momento foi a extração de madeira da Mata Atlântica, num processo que quase extinguiu o pau-brasil. Depois vieram os desmatamentos para lavouras e a contaminação das minas de ouro pelo mercúrio.

Junto com as agressões ao meio ambiente, obviamente, apareceram as consequências, como as mudanças climáticas. O planeta se aqueceu, apareceram manifestações climáticas extremas e os recursos naturais que parecia eternos começaram a se esgotar. Era preciso reagir a tempo.

O termo desenvolvimento sustentável foi criado em 1983, no Relatório Brundtland, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Ele propunha a satisfação das necessidades atuais, porém dando às gerações futuras as mesmas chances de suprimento das próprias necessidades.

Há condições adequadas para que os habitantes da Terra, tanto os de agora quanto os do futuro, vivam com plena dignidade. Mas para isso é preciso agir sem desperdício e sem esgotar de forma irresponsável o que a natureza nos propicia. É possível usar bem os recursos naturais, assim como preservar as espécies e seus habitats naturais.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento sustentável objetiva o progresso econômico e social, só que com a conservação ambiental. Para que isso ocorra é preciso formar uma sociedade de justiça e igualdade, para que todos se beneficiem.

Também é preciso a conscientização de que, no ritmo consumista atual, os recursos naturais se esgotarão ainda nesta geração. Por isso, em 2015 se estabeleceram os objetivos do desenvolvimento sustentável, um norte nas políticas nacionais e na cooperação internacional até 2030.

Após seu engajamento no projeto, o Brasil criou a Agenda Pós-2015, posto que era preciso fomentar e desenvolver atividades com objetivos práticos. Visou-se acabar com a pobreza e a fome, além de melhorar a saúde e a educação.

O que é desenvolvimento sustentável e o que isso tem a ver com a gente

A igualdade de gênero também virou prioridade, posto que se quer a redução das desigualdades. A busca de água potável e saneamento, assim como energias limpas e acessíveis. Mudanças necessárias:

  • consumo e produção com responsabilidade
  • preservação dos ecossistemas aquáticos e terrestres
  • instituições sólidas capazes de promover justiça

Pautou-se também alcançar a dignidade no trabalho, somada ao crescimento da economia. Para isso é preciso a modernização dos parques industriais, assim como cidades sustentáveis. Tudo isso terá, na prática, que refletir na mudança global climática.

O desenvolvimento sustentável para o futuro

A cidadania plena somente será alcançada com a manutenção da dignidade humana, posto que um fator está ligado ao outro. E para que essa dignidade seja alcançada, é preciso que o futuro esteja garantido em sua plenitude.

A atual geração pode tomar certas medidas para garantir um desenvolvimento sustentável. Algo bem simples deve ser feito, como a reciclagem de materiais usados. Recentemente várias cidades brasileiras baniram os canudinhos de plástico, já que isso diminui impactos ambientais.

A destinação do lixo é igualmente uma prioridade que passa pela coleta seletiva e termina em aterros sanitários ecológicos. E que dizer do descarte de material eletrônico, inclusive das baterias de celulares?

O que é desenvolvimento sustentável e o que isso tem a ver com a gente

Uma qualidade de vida aceitável é também um clima condizente com o equilíbrio ecológico. A redução da queima de combustíveis fósseis aplaca o efeito estufa. Com o interrompimento da alta da temperatura planetária, as geleiras não derretem e os oceanos não sobem.

Somente pensando em melhorar o padrão de vida dos que ainda virão, conseguiremos uma vida melhor na atualidade. E pouco adiantarão as ações governamentais, se cada habitante da Terra não fizer a sua parte.

Leia também sobre a Ciclos biogeoquímicos, saiba o que são e como eles influenciam a vida.

Fonte: Sua Pesquisa, WWF, Wikipédia, Info Escola, Nações Unidas, O Eco, Toda Matéria, Brasil Escola, Rio 20, Itamaraty.

Fonte das imagens: Portobello, Notícias, Não Fracking Brasil, Pinterest.