História

Pablo Picasso – Quem foi, vida, principais obras e legado do artista

Pablo Picasso foi um dos mais influentes artistas do século XX. A técnica do cubismo desenvolvida por ele revolucionou a Arte Moderna.

Atualizado em 18/02/2020

A arte do século XX com certeza não seria a mesma sem a influência de um dos maiores pintores da Arte Moderna, Pablo Picasso. Isso porque, Picasso desenvolveu técnicas, como o cubismo, que revolucionaram as ideias de arte do período em que viveu. Além disso, Picasso era escultor e desenhista.

Não é à toa que Picasso foi um dos maiores pintores reconhecido no mundo. Em síntese, a habilidade artística veio na adolescência quando, aos 15 anos, já havia pintado sua primeira obra denominada “A primeira Comunhão”. Assim, dentre as principais obras desenvolvidas pelo artista estão “A Pomba da Paz”, “Guernica”, “Les Demoiselles d’Avignon”.

Picasso, ainda muito novo, conviveu com diversos artistas que o inspiraram.  Dentre eles, Toulouse-Lautrec e Carlos Casagemas. Passou a adolescência em Barcelona. Logo após, procurou aperfeiçoar as técnicas que já vinha desenvolvendo em Paris, onde passou por dificuldades até seu nome ser reconhecido pelos profissionais parisienses.

A vida de Pablo Picasso

Pablo Picasso nasceu no dia 25 de outubro de 1881 em Málaga, na Espanha. Era filho do professor de História da Arte, José Ruiz Blasco e de Maria Picasso y López. Junto da família, Picasso foi morar em Barcelona onde começou a investir nas técnicas artísticas que já afloravam desde a juventude.

Pablo Picasso, quem foi? Vida, principais obras e legado do artista
Artista Pablo Picasso. Fonte: Galeria 419

Após se mudar para Paris, Picasso começa a desenvolver o trabalho que já fazia em Barcelona. Logo, diversos artistas perceberam a capacidade do pintor que realizava obras cada vez mais detalhadas e com expressões diferenciadas.

Dessa forma, com o passar dos dias e do reconhecimento que recebia dos artistas, Picasso finalmente é prestigiado pelo trabalho. A fama acompanhava as produções artísticas. Logo, Picasso começou a ser remunerado pelo trabalho que desenvolvia. Nesse sentido, uma das características que fazia de Picasso um artista de reconhecimento era a vontade de sempre inovar em suas obras.

Pablo Picasso, quem foi? Vida, principais obras e legado do artista
Pablo Picasso em seu ateliê. Fonte: Artout

Visto isso, o pintor buscava diferentes técnicas e estilos para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido. Assim, com o intuito de inovar nas técnicas que praticava, Picasso passou por diferentes fases de trabalho. As fases demonstravam sentimentos e períodos da vida do pintor.

As fases de Picasso

A primeira fase artística de Picasso ficou conhecida como Faze Azul, que durou de 1901 a 1904. Visto isso, foi uma fase influenciada por acontecimentos como a morte de um amigo de Picasso, Carlos Casagemas. Além disso, o pintor era deslumbrado com o trabalho desenvolvido por El Greco.

Pablo Picasso, quem foi? Vida, principais obras e legado do artista
O retrato do homem angustiado pertence a fase azul de Picasso. Fonte: Estadão

A Fase Azul era marcada pelas cores frias e a forte presença de tons azuis em suas obras. Dessa forma, as obras tinham o intuito de transmitir a sensação de dor, tristeza e um aspecto sombrio. Além disso, as obras eram influenciadas pelo momento em que Picasso vivia. Ou seja, a parte financeira o artista não estava bem. Assim, ladrões, mendigos, velhos e doentes eram temas recorrentes de suas produções durante essa fase.

Outras fases

Depois da fase sombria que Picasso viveu, em 1904 o artista inicia um momento mais brando de sua vida. Logo, o período ficou conhecido como Fase Rosa e durou até 1906. Assim, diferente dos temas melancólicos desenvolvidos na Fase Azul, agora Picasso visava os temas circenses e a leveza que a técnica proporcionava. Todavia, foi nessa fase que o artista começa seus trabalhos como escultor. Além disso, o momento foi influenciado pelas obras de Cézanne.

Pablo Picasso, quem foi? Vida, principais obras e legado do artista
O autorretrato pertence a fase rosa de Picasso. Fonte: Estadão

Em síntese, após dois anos desenvolvendo obras baseadas em temas circenses, em 1907 Picasso começa a Fase Negra. A principal característica dessa fase era a visão que o artista desenvolveu sobre o mundo, ou seja, possuía aspectos sobrenaturais. Além disso, foi nessa fase que Picasso começa a desenvolver uma das técnicas que revolucionou a Arte Moderna, o Cubismo. Assim como nas demais fases, a Fase Negra transmitia o estado emocional de Picasso. Logo, as obras eram reflexos reais dos sentimentos do artista.

As influências

Em síntese, durante a Segunda Guerra Mundial, Picasso foi responsável por desenvolver obras que eram símbolos de protesto. Filiado ao Partido Comunista, o pintor retratava as atrocidades e horrores da guerra. Como resultado, Picasso pintou Guernica (1937), uma de suas principais obras.

Pablo Picasso, quem foi? Vida, principais obras e legado do artista
Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937. Fonte: História com gosto

Dessa forma, além das guerras e questões sociais, Picasso era influenciado pelos relacionamentos que vivia. Em geral, o artista viveu relacionamentos difíceis e conturbados. Assim, uma de suas obras, Banhista sentada (1930), o pintor retratou o momento de separação que vivia com sua primeira esposa, Olga Koklova. Além disso, outro tema recorrente das obras do artista eram os filhos. No total, o artista deixou 1880 pinturas, 1335 esculturas, além de 880 cerâmicas e 7089 desenhos.

Pablo Picasso, quem foi? Vida, principais obras e legado do artista
Jogadores de bola na praia (1928). Fonte: O Globo

Por fim, Picasso produziu um total de 347 gravuras, finalizando seus trabalhos com aos 87 anos. Visto isso, Picasso foi o primeiro artista vivo, aos 90 anos de idade, a ser homenageado com uma exposição na Grande Galeria do Museu do Louvre. Sendo assim, o artista morreu aos 92 anos, no dia 8 de Abril de 1973. Visto isso, o legado deixado pelo pintor influenciou a Arte Moderna e deixou na história obras importantes lembradas até os dias atuais.

Principais obras de Pablo Picasso

Dentre as principais obras desenvolvidas por Pablo Picasso podemos destacar:

  • Guernica (1937)
  • Les Demoiselles d’Avignon (1907)
  • Evocação – O Funeral de Casagemas (1901)
  • O Velho Guitarrista (1903)
  • A Vida (1903)
  • O Jovem Arlequim (1905)
  • O Moço com Cachimbo (1905)
  • A Família de Saltimbancos (1905)
  • Autorretrato (1907)
  • Banhista Sentada (1930)
  • Dora Maar com Gato (1937)
  • Maternidade (1901)
  • Natureza-Morta Com Crânios de Touros (1942)
  • O Sonho (1932)
  • Three Musicians (1921)

O que achou de conhecer um pouco sobre a vida de um dos mais importantes artistas do século XX? Se gostou, corre pra conferir quem foi Mahatma GandhiAleijadinho

Fontes: Ebiografia, Info Escola, Escritório de Arte e Toda Matéria

Fonte imagem destaque: Meio Norte

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.