História

Mahatma Gandhi – Vida, independência da Índia e pensamentos

Mahatma Gandhi foi um líder pacifista indiano reconhecido por lutar pela independência da Índia com ações de não violência nos confrontos.

Atualizado em 19/02/2020

Você provavelmente já deve ter escutado algo sobre Mahatma Gandhi. Isso porque, Ghandi foi um grande líder político indiano responsável pela independência da Índia, além de diversos atos pacifistas. Uma das principais virtudes do líder indiano era o fato de não praticar violência, perincipalmente durante a independência do país que era colônia inglesa.

Além disso, Mahatma Gandhi ficou conhecido pelos pensamentos e pela filosofia que pregava. Dentre as atividades que mais praticava estava a meditação, jejuns e marchas em protesto contra o governo. Gandhi defendia que a população devia questionar as atitudes dos ingleses. Assim, apoiava boicotes e o não pagamento de impostos.

A independência da Índia só ocorreu em 1947, dois anos após a Segunda Guerra Mundial. Os indianos só não se tornaram independentes com antecedência devido aos conflitos travados entre hindus e muçulmanos. Após o fim da guerra, os ingleses reconheceram a independência indiana.

Vida de Mahatma Gandhi

O nome de Mahatma Gandhi significa “A grande alma”. Isso porque, Gandhi possuía uma forma única de lidar com os conflitos de guerra. Por conta disso, foi responsável por difundir o “Satyagraha” que significa não-agressão. Assim, Gandhi acreditava que era possível conquistar os povos por meio de uma revolução sem armas.

Mahatma Gandhi, quem foi? Vida, independência da Índia e pensamentos
Mahatma Gandhi foi um advogado e ativista social, nascido na cidade indiana de Porbandar em 1869. Fonte: Tricurioso

Ganhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869 na cidade de Porbandar, Índia e tinha como nome verdadeiro Mohandas Karamchand Gandhi. Vindo de família de comerciantes, o líder indiano pertencia à casta vaisia. Além disso, a família adorava o Deus hindu Vishnu. Por conta das crenças com que fora ensinado, Gandhi acreditava na não violência. Durante a adolescência Gandhi se casou aos 13 anos e logo seguiu para a Londres para estudar Direito.

Em 1891 Gandhi retornou à Índia e logo começou a exercer a profissão. Após dois anos, o líder indiano se mudou para África do Sul. Foi no país africano que Gandhi conseguiu enxergar com maior profundidade a discriminação que os hindus sofriam. Dessa forma, Gandhi começou a elaborar medidas que podiam proteger os hindus de possíveis ataques. Em seguida, fundou o Partido do Congresso Indiano que pretendia lutar pelos direitos dos hindus.

Independência da Índia

Com o término da Segunda Guerra Mundial diversas mudanças políticas começaram a surgir na Índia. Uma delas foi a criação do Partido do Congresso Nacional Indiano que visava a independência total do país. O partido tinha como líderes Mahatma Gandhi e Jawaharlal Nahru. Além disso, o partido presava pela igualdade entre todas as classes e religiões, tanto política como socialmente.

Mahatma Gandhi, quem foi? Vida, independência da Índia e pensamentos
Mahatma Gandhi foi o principal líder do movimento de independência da Índia. Fonte: Streemit

Como Mahatma Gandhi defendia a não violência os protestos organizados pelo partido eram pacíficos. Entretanto, os ingleses eram a favor de usar a violência para deter os manifestantes. O líder indiano organizava diversos movimentos para mobilizar a população sobre os direitos civis. Assim, apoiava o não pagamento de impostos, além de sabotar os produtos que os ingleses forneciam.

Os protestos contra os ingleses seguiam pacíficos. Entretanto, em uma greve por conta do aumento dos impostos, Gandhi foi detido pelos ingleses. Por consequência, foi condenado a ficar preso por seis anos. Assim, passados os anos de condenação, o líder indiano permanece um tempo recluso e sem exercer atividades na política. Porém, em 1930 ele voltou à lutar pelos direitos dos cidadãos liderando uma marcha como protesto em relação ao aumento de impostos.

Divisão territorial

Em síntese, a Inglaterra concedeu a independência indiana em 1947. Porém, após os acordos, os conflitos entre hindus e muçulmanos se intensificaram. Assim, para resolver as divergências religiosas foi decidido que o território seria divido. Nesse sentido, duas nações independentes foram criadas, sendo a Índia com os hindus e o Paquistão com grande parte da população muçulmana.

Mahatma Gandhi, quem foi? Vida, independência da Índia e pensamentos
Índia e Paquistão compartilham um relacionamento tenso desde que os britânicos dividiram o subcontinente indiano. Fonte: Notícias UOL

Porém, a divisão das duas nações gerou mortes e conflitos que perduram até os dias atuais. Com a divisão, o ódio nos nacionalistas foi despertado. Por consequência, quando Gandhi visitava a capital da Índia, Nova Délhi, ele foi assassinado por um hindu. Assim, como de costume no país, o corpo do líder indiano foi cremado e suas cinzas jogadas no Rio Ganges. Por fim, Gandhi morreu no dia 30 de janeiro de 1948, na capital indiana, Nova Délhi.

O que Gandhi defendia?

Em síntese, Mahatma Gandhi ficou conhecido pela política de não violência nos confrontos entre os ingleses. Além disso, Gandhi acreditava que para um ser humano alcançar a libertação da alma era necessário meditar e seguir boas condutas diárias. Visto isso, dentre as frases mais citadas pelos líder indiano podemos destacar:

  • “Violência é criada por desigualdade, a não violência pela igualdade”.
  • “A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência”.
  • “Não há caminho para a paz. A paz é o caminho”.
  • “Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição.”
  • “Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.”
  • “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita”.
  • “A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável”.
  • “O amor é a força mais sutil do mundo”.

O que achou da matéria? Se gostou, corre e confere mais textos aqui no site como, por exemplo, quem foi Martin Luther King e Maria Bonita

Fontes: Info Escola, Ebiografia, Toda Matéria, Pensador

Fonte imagem destaque: Estudo Prático

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.