História

Artes – o que é, história das artes, formas de manifestação e evolução

As artes são a expressão física dos rompantes do intelecto humano, tendo evoluído no transcorrer da história e, por fim, agregou até novas tecnologias.

Atualizado em 27/06/2019

As artes são o conjunto da capacidade do ser humano de expressar fisicamente uma ideia, transmitindo uma mensagem do intelecto. A palavra arte vem do vocábulo latino “ars”, que quer dizer habilidade.

No transcorrer da história, o ser humano busca se exteriorizar através de símbolos, desenhos, esculturas etc. Essas técnicas, obviamente, com o passar do tempo se aperfeiçoaram, posto que acompanharam a evolução social.

Às artes convencionais foram se agregando a outras, já que até a tecnologia interveio nesse processo criativo. É o exemplo da multimídia e do Videoarte.

Evolução da história da arte

Conheça a história das artes, suas formas de manifestação e sua evolução

Ao longo de sua história o ser humano tem se expressado através do simbolismo, sendo a arte um capítulo mais complexo e elaborado. Já entre os povos da Pré-História havia uma prática de artes rudimentares, a exemplo das pinturas rupestres.

Com o tempo, os homens melhor estruturaram a sociedade, já que construíram as cidades-estados. Com isso a forma de fazer arte se sofisticou. E quanto mais evoluído o núcleo populacional, mais complexa a arte.

Grandes obras de arquitetura, escultura, pintura etc. foram produzidas no Egito, na Pérsia e na Mesopotâmia. Destaque também para a apurada produção artística de Roma, Grécia, além da dos cristãos escondidos nas catacumbas.

Conheça a história das artes, suas formas de manifestação e sua evolução
afresco de Villa dos Mistérios, em Pompeia, na Itália

O desenvolvimento artístico igualmente se deu nas Américas, no Extremo Oriente e na Oceania. O auge da arte cristã, no entanto, se deu na Idade Média e no princípio do Renascimento. Nessa ocasião também se sobressaíram as artes islâmica e bizantina.

Já na Idade Moderna, apareceram muitas escolas artísticas que se revesaram entre o século XVIII e o princípio do XX. São as escolas barroca, clássica, romântica, impressionista e expressionista.

No transcorrer do século XX e neste início do XXI, tem-se feito uma arte diferenciada, como fauvismo, cubismo, surrealismo, dadaísmo e outros.

Considerações sobre as artes

As artes são a expressão dos desejos, sentimentos, ansiedades etc. exteriorizadas pelo ser humano por muitas maneiras.

Há a arte de um modo geral, qual seja, a arquitetura, dança, música, literatura, cinema e teatro. Assim como formas simbólicas, que são as artes plásticas, ou seja, pintura, escultura e desenho.

Fato é que a definição de artes se transformou com o tempo, posto que seguiu o desenvolvimento das sociedades.

Conheça a história das artes, suas formas de manifestação e sua evolução

Conhecia-se no passado apenas setes expressões artísticas, realidade que foi alterada com os avanços, por exemplo, tecnológicos. São elas: literatura, pintura, escultura e arquitetura, teatro, dança, música e cinema.

Os núcleos sociais se aperfeiçoaram, o que proporcionou a inserção de outras formas de artes ao rol. Contribuíram para isso a informática, a fotografia, a multimídia, os quadrinhos, as charges, assim como o chamado Videoarte.

Leia também sobre a escrita: origem, história e desenvolvimento.

Fonte: Wikipédia, Brasil Escola, Toda Matéria, Mundo Educação, História da Arte, Significados, Info Escola, Educa Mais Brasil.

Fonte das imagens: Cultura, Wikipédia, Beduka, Las Tareas de Gema.