A literatura é uma arte que utiliza as palavras como forma de expressão. Pode-se ler e analisar textos verbais, orais e escritos. É considerada uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, isto porque surgiu em meio aos desenhos e escritas rupestres. A saber, o nome se origina do latim littera, que significa letra.
Além da música, dança e o teatro, a arte literária transmite cultura e tradição. Seja em forma de ficção, verídico ou fantasia, podemos dizer que a literatura engloba um conjunto de estórias. Ao passo que, os textos literários provocam identificação dos leitores com os personagens, dramas e ambientes descritos em poemas, romances ou crônicas.
No entanto, o conceito de literatura se modificou ao longo do tempo. Por isso, vamos conhecer mais sobre essa manifestação artística, sua função e gêneros literários. Ademais, é possível registrar a realidade e fazer construções simbólicas para repensar a nossa própria vida e comportamentos.
O que é literatura?
A literatura tem a função de recriar a realidade. Isto porque o autor utiliza as palavras no sentido figurado para expressar sentimentos, subjetividade e causar maior proximidade com o leitor. Em outras palavras, a literatura é definida como uma manifestação de linguagem com expressão estética.
Basicamente, é quando construímos uma sensibilidade no texto que emociona, além de comunicar algo. Nesse sentido, o contexto criado tem influência direta no meio social e cultural, visto que evidencia situações reais da sociedade, das pessoas e suas ações. Ademais, inspira sensações e reflexões no leitor.
Desse modo, existe uma linha do tempo da literatura brasileira, esta mostra o desenvolvimento da manifestação artística dos povos, conforme a evolução humana. Além disso, alguns autores impactaram o mundo com suas obras.
- Quinhentismo: foi a literatura de informação e catequese, praticada nos primeiros anos do descobrimento do Brasil;
- Barroco: foram obras literárias com influência Europeia, produzidas no século XVII.
- Arcadismo: houve manifestações épicas, satíricas e líricas durante o ciclo do Ouro no Brasil, no século XVIII;
- Romantismo: marcado pelo sucesso dos autores José de Alencar e Gonçalves Dias, a literatura nacional ficou conhecida no início do século XIX;
- Realismo: representado como oposto ao romantismo, esse movimento ocorreu no final do século XIX, tendo Machado de Assis e Aluísio Azevedo como protagonistas.
- Simbolismo: o simbolismo aconteceu no final do século XIX com a revolução dos signos linguísticos;
- Parnasianismo: foi uma escola literária que incentivava a formalidade dos poetas;
- Pré-modernismo: este foi um período histórico para a literatura. Isto é, existiram autores fundamentais, como Monteiro Lobato, Lima Barreto e José Lins do Rego;
- Modernismo: A Semana de Arte Moderna consolidou o início da Literatura brasileira no século XX;
- Literatura Contemporânea: Qualquer manifestação literária produzida após 1945 no Brasil.
Gêneros literários
De modo geral, a literatura é dividida em gêneros literários, estes que dividem os textos conforme o seu tipo e conteúdo. Antigamente, Aristóteles classificou a literatura em três categorias, são elas: lírico, épico e dramático. A primeira é cantada, a segunda é narrada e a terceira é representada.
Mais tarde, uma nova divisão foi baseada na classificação de Aristóteles, tornando os gêneros literários mais detalhados, estes são reconhecidos atualmente.
- Lírico: quando existe caráter sentimental, representado pelo eu lírico. São eles: sonetos, poesias e canções;
- Narrativo: Envolve o narrador contando uma estória com personagens, num determinado tempo e espaço. São eles: romance, novela, conto e crônica.
- Dramático: são textos que envolvem encenação, muito comuns no teatro. São eles: comédia ou tragédia.
Não há como dizer uma função absoluta e definitiva da literatura. Isto porque, ela pode ser representada em diferentes formas para cada pessoa. No entanto, podemos afirmar sua importância para a construção humana, enquanto sujeito e cidadão.
Em suma, a literatura transmite autoconhecimento, compreensão social e uma visão mais humana da realidade. Aliás, um texto literário é reconhecido pela forma de comunicar, possuir palavras carregadas de significado e fazer o leitor refletir. Em outras palavras, seria uma leitura em que o leitor sinta necessidade de realizar anotações, pesquisas ou uma consulta dentro de si mesmo.
Fontes: Toda Matéria, Português, Mundo Educação e Soliteratura