Biologia

Qual a origem da vida na Terra? Conheça a principais teorias sobre o tema

A origem da vida na Terra é discutida por várias teorias, que vão desde credos religiosos, até suposições sobre origens extraterrestres.

Atualizado em 08/11/2019

A origem da vida é uma questão que sempre intrigou as pessoas, em diferentes etapas da História. E para explicá-la foram tecidas diversas teorias, posto que jamais houve uma resposta definitiva ao dilema.

Certamente que a primeira explicação que surgiu foi de cujo eminentemente religioso, isto é, a criação especial. Essa teoria é aceita até os dias atuais por incontáveis pessoas no mundo todo, respaldadas na Bíblia Sagrada.

Mas houve também as teorias abiogênese, biogênese, além da origem extraterrestre, e por aí vai. Fato é que essa dúvida, possivelmente, jamais será esclarecida satisfatoriamente.

Panspermia: a origem extraterrestre a vida

Há teorias que afirmam que a vida na Terra veio de outros locais no Universo. Alguns defendem que a vida foi trazida por seres inteligentes em naves espaciais.

Qual a origem da vida na Terra? Conheça a principais teorias sobre o tema

Mas há os que defendem a origem extraterrestre menos radical, posto que um cometa teria trazido compostos orgânicos. Essa hipótese é chamada panspermia. Possivelmente esporos foram transportados à Terra, vindos de outro local no Universo.

No ano de 2016, a nave espacial Rosetta, lançada em 2004, detectou aminoácido glicina na poeira do Cometa 67P. Esse composto orgânico é usado pelos organismos na produção de proteínas.

Um desses cometas poderia ter se chocado com a primitiva Terra, instante em que a vida teria se iniciado. Essa é uma hipótese que os cientistas lavam a sério.

A Teria da Geração Espontânea ou Abiogênese

Essa teoria afirma a possibilidade de surgirem seres vivos, a partir de matéria bruta. Não é uma hipótese nova, posto que nasceu das teses de Aristóteles há mais de dois mil anos.

Segundo o filósofo grego e seus discípulos, na matéria bruta tem um princípio ativo. Ele seria o responsável pela geração de seres vivos, considerando as condições do meio.

Ainda de acordo com a Teoria da Geração Espontânea (ou Abiogênese), do princípio ativo se desenvolveria um novo organismo.

Assim se explicaria as larvas na carne crua exposta ao ar livre, assim como os girinos em poças de água. A força vital estava presente na natureza e seria capaz de gerar vida de outra matéria que não fosse viva. Mas se houvesse o aquecimento, diziam seus defensores, a tal força vital se extinguiria.

A Teoria da Biogênese

Francesco Redi era um biólogo e também médico famoso em Florença. Em aproximadamente 1660 ele questionou a Teoria da Abiogênese, nas indagações sobre a origem da vida.

Qual a origem da vida na Terra? Conheça a principais teorias sobre o tema

Para tanto, depositou nacos de carne crua em frascos, só que deixou alguns destampados. Após certo tempo, tão só os frascos abertos apresentaram larvas na carne.

O médico concluiu seu experimento com a convicção de que não havia a Geração Espontânea. É que, na verdade, as moscas punham ovos sobre a carne.

Havia também uma suposição de que camisas suadas geravam filhotes de ratos. Só que o ambiente atraía a fêmea, que ali paria seus filhotes. Essa foi outra conclusão de Redi.

Os Experimentos de Pasteur

A prova final de que a Teoria Abiogênese não tinha validade, entretanto, foi dada por Louis Pasteur, em 1860. Em suas experiências, ele comprovou que os seres vivos se originam de outros seres vivos.

Qual a origem da vida na Terra? Conheça a principais teorias sobre o tema

Pasteur fez suas experiências com balões que imitam pescoço de cisne. Ele comprovou que um líquido, ainda que fervido, não perde a força vital.

Essa era uma das teses dos adeptos da Abiogênese. Só que Pasteur, depois da fervura, quebrou o frasco e, com um telescópio, comprovou a permanência dos seres vivos.

Depois dos Experimentos de Pasteur, a Teoria da Biogênese teve ampla aceitação nas cátedras científicas.

A Origem da Vida na Terra

Supõe-se que a primeira célula tenha aparecida na Terra por volta de 3,5 bilhões de anos. Esses primeiros seres vivos possuíam estrutura e funcionamento basta simples.

Qual a origem da vida na Terra? Conheça a principais teorias sobre o tema

Eram formados por uma membrana plasmática que delimitava um citoplasma, onde havia moléculas de ácidos nucleicos. Tais ácidos formavam uma estrutura chamada nucleoide. A essas células a chamamos procariotas, assim como os organismos que as contêm são os procariontes. Elas viveram num ambiente terrestre bastante hostil.

As bactérias, assim como as algas azuis (cianobactérias), descendem das primeiras células. Elas ainda existem no planeta na atualidade, servindo assim de testemunho daqueles tempos antigos.

Os organismos com células eucariotas, portanto mais complexos, evoluíram a partir dos procariontes anaeróbicos ancestrais.

Acredita-se que o aparecimento dos eucariontes deve ter acontecido há aproximadamente 1,5 bilhão de anos. A maioria dos organismos existente hoje na Terra têm células eucariotas.

Leia também sobre a poluição da água, tipos, causas e consequências.

Fonte: Mundo Educação, Brasil Escola, Mundo Educação, Wikipédia, Stoodi, Toda Matéria, Só Biologia, Blog do Enem, Curso, Alunos Online.

Fonte das imagens: Ciência Mestre, Curiosity, Wikipédia, Super Abril, Net Nature.