Malvinas – Conceito, história, conflitos e principais características

Malvinas é um arquipélago situado no continente sul-americano e objeto de disputa devido à sua riqueza econômica e potencial turístico.

Malvinas: conceito, história, conflitos e características

Dentre os principais arquipélagos presentes no mundo, está as Ilhas Malvinas, conjunto formado por aproximadamente 200 ilhas situadas no extremo sul da América do Sul.

Sua aproximação com a Argentina, cerca de 500 quilômetros a leste da costa, permite que a nação reivindique para si o domínio do local, rico em potencial turístico e na pesca, como atividade econômica de exportação, além da possível descoberta de petróleo.

Todavia, a posse oficial do território pertence ao Reino Unido, fato que gera conflitos desde o século XIX, e que ocasionou na Guerra das Malvinas, em 1982.

Para ficar por dentro do potencial atrativo das Ilhas Malvinas e entender como funciona essa disputa, é só acompanhar o texto que virá em seguida.

Ilhas Malvinas

Arquipélagos se referem a um conjunto de ilhas que geralmente possui força turística e econômica, em razão da riqueza e diversidade de seus territórios. Sendo assim, não podia ser diferente com as Ilhas Malvinas.

Esse arquipélago, também chamado de Falklands (em inglês), conta com uma área de mais de 12 mil quilômetros quadrados, divididos em basicamente duas regiões: a Falkland Oriental ou Ilha Soledad e Falkland Oriental, também chamada de Ilha Grande Malvina.

Malvinas: conceito, história, conflitos e características
Álbum de Viagens

A primeira possui mais de 4 mil quilômetros quadrados, enquanto a segunda é ainda maior, com mais de 6 mil quilômetros. Apesar disso, existem outras pequenas ilhas satélites, que também apresentam riquezas, tal como a planície submarina Burdwood.

Ademais, o idioma oficial falado é o inglês, fruto do processo de colonização da Grã-Bretanha à partir de 1833. Junto a isso, a economia é agropecuária e tem na lã o produto de maior exportação, com destaque também para as áreas do turismo (com mais de 35 mil visitações anuais) e da pesca.

Ao mesmo tempo, a moeda utilizada é a libra malvinense, enquanto a maior parte dos produtos provêm da importação, devido à ausência da indústria local. Sua população é de apenas três mil habitantes.

Acerca da vegetação, as Ilhas Malvinas contam com variados portos naturais e seu solo é infértil, com a quase total ausência de fauna e flora. Apesar disso, a localização estratégica acaba intensificando as disputas territoriais, juntamente a fatores recentes, como a descoberta de jazidas de petróleo, em 1999.

O contexto histórico das disputas territoriais

A disputa pela dominação das Ilhas Malvinas não é nova, o que começou ainda no período em que a Espanha dominava a Argentina. Ao conquistar sua independência, em 1822, os argentinos viram, portanto, uma oportunidade de dominar o arquipélago, reivindicando as terras devido à proximidade geográfica.

Malvinas: conceito, história, conflitos e características
Naval

Contudo, a chegada dos britânicos em 1833 dificultou o processo de apoderamento do território. Apesar disso, o governo argentino solicitou a incorporação das ilhas mais de um século depois, em 1982, dando origem à Guerra das Malvinas.

À época, o país sul-americano era comandado por um ditador, Leopoldo Galtieri, que provocou à invasão ao arquipélago acreditando ter nos Estados Unidos um forte aliado contra os ingleses.

A ação fortaleceu o mandato da Primeira-Ministra Margareth Thatcher, que não se intimidou e enviou uma tropa de 30 mil soldados fortemente armados, vencendo os argentinos apenas dois meses após o início da disputa. Em contrapartida, a derrota provocou a queda da ditadura e o início de um governo civil na Argentina.

Sob o seu domínio, as Malvinas estiveram entre 1820 e 1833 e durante o conflito, de abril a junho de 1982.

O conflito pelo domínio das Ilhas Malvinas na atualidade

O apaziguamento da disputa territorial só ocorreu em meados dos anos 1990, trégua que durou pouco tempo. Em 1999, a possibilidade de descoberta de zonas petrolíferas reacendeu as divergências sobre a posse das Ilhas Malvinas, com pressões políticas argentinas sobre a retomada das discussões acerca do território.

Carimbo no Passaporte

Como resposta, os ingleses propuseram a realização de uma consulta popular, que mediu a popularidade do domínio britânico nas Ilhas Falklands.

O resultado acusou aprovação de 98,8% da população local, o que foi imediatamente refutado pelos sul-americanos, com o argumento de que a expulsão dos argentinos do território ainda no século XIX provocou o domínio dos descendentes ingleses no arquipélago, provocando margem para novas discussões.

Nesse sentido, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu, em 2016, as Ilhas Malvinas como parte do território da Argentina, decisão que aumentou em 35% a superfície pertencente ao país sul-americano. Contudo, o domínio atual continua pertencente à Grã-Bretanha.

E aí, gostou de saber mais sobre as Ilhas Malvinas? Então, confira também o que foi a Guerra das Malvinas.

Fontes: Todo Estudo, Infoescola, Brasil Escola, Prepara Enem, G1

Imagens: Estudar Fora, Naval, Álbum de Viagens, Carimbo no Passaporte.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.