Astronomia

Lua Azul – O que é, quando ocorre, características e fenômenos no céu

A lua azul é um fenômemo que acontece a cada dois anos, mas pode surpreender em épocas inesperadas, embelezando o céu com seu brilho.

Atualizado em 06/10/2020

Já olhou para o céu hoje? Talvez, a lua azul esteja se exibindo nas alturas. De modo geral, a lua que também é conhecida como satélite natural, possui diferentes formatos, cores e fenômenos que deixam qualquer ser humano de queixo caído.

Em cada mês do ano, podemos observar como o céu e a Terra produzem espetáculos de encher os olhos. Embora, a ciência não tenha criado esses nomes populares das luas, os povos nativos o fizeram.

O satélite natural tem cores diferentes, características e datas específicas para embelezar o céu. Desse modo, vamos conhecer um pouquinho mais sobre esse fenômeno da lua azul, além de outros espetáculos da astronomia.

Fenômeno da Lua Azul

Quando há uma segunda lua cheia no mesmo mês, é o momento em que o tom azul aparece. Isto porque, é necessário um intervalo entre uma lua cheia e a outra, a contar cerca 29 dias, o que significa que teria uma no início do mês e outra no finzinho.

Lua Azul
BuzzFeed

Por esse motivo, a lua azul é rara, aparecendo a cada dois anos. Ainda mais, porque isso depende da duração dos meses, que fica entre 28 a 31 dias. A cor azulada nada tem a ver com a origem do satélite natural, isto pode acontecer em outras épocas do ano.

Em outras palavras, quando as cinzas de queimadas ou erupções vulcânicas atingem o topo da atmosfera terrestre, uma luz vermelha reflete na lua, deixando o tom azul. Sobretudo, a segunda lua cheia do mês não sofre influência, como também não depende desses acontecimentos casuais.

 Próximas datas da lua azul:

  • 31 de outubro de 2020;
  • Dia 01 e 31 de agosto de 2023;
  • 1° de maio e 31 de maio de 2026;
  • 2 de dezembro e 31 de dezembro de 2028.
Lua Azul
O Liberal

A lua diminui a rotação da Terra

De fato, a lua orbita a Terra, visto que os corpos maiores possuem mais força gravitacional para atrair os corpos menores. Como resultado, o movimento do satélite natural puxa a Terra para si, causando a maré alta.

Dessa forma, tanto a Terra como a Lua estão sincronizadas, mas a última acaba desacelerando a Terra.

Isto porque, a massa de água produzida pela maré alta, produz o efeito de freiamento da Terra. Por isso, quando o satélite natural gira, esta eleva o nível de água do oceano em até 12 metros. Portanto, essa ação diminui a velocidade de rotação da Terra.

Outros fenômenos, além da lua azul…

Fenômenos
Claudia

As tribos nativas deram nome aos tipos de luas cheias mais comuns no céu, dentre eles, o fenômeno lunar azul. Quando uma Superlua aparece em novembro, por exemplo, é chamada de Lua do Castor, já que é o tempo de fazer armadilhas para esse animal.

Assim, surgiram diversos tipos de satélites naturais, dependendo do tipo de cor, época em que aparecem e as circunstâncias. Por isso, separamos alguns formatos para você conhecer melhor, além da lua azul.

Lua de sangue

Esse fenômeno acontece durante o eclipse lunar, quando a terra fica entre o sol e o satélite natural, impedindo que a luz solar chegue a lua.

Dessa forma, tons de vermelho acabam surgindo. A próxima lua de sangue acontecerá em 25 de abril de 2032.

Tipos de lua
Uol

Superlua

Quando a lua cheia fica exposta bem pertinho da Terra, aumentando de tamanho em 14% e destacando o seu brilho em até 30%.

Isto é, a órbita do satélite natural fica elíptica em volta da Terra. A próxima Superlua acontecerá em 27 de abril de 2021.

Superlua
Revista Galileu

Lua Negra

Este fenômeno acontece quando há uma segunda lua nova no mesmo mês, ocorrendo a cada 32 meses. Isto porque, o lado oposto do satélite natural é iluminado pelo sol, criando uma sombra no lado da Terra.

Outra forma dela aparecer é quando não houver luas novas durante todo o mês.

Lua Azu
Veja

A Lua Azul nunca aparece no mês de fevereiro, o motivo é que a quantidade de dias são menores, mais curtos que o ciclo lunar. Por isso, esse espetáculo é considerado raro, pois tudo depende da sincronização do mês e o ciclo do satélite natural.

O que achou da Lua Azul? Se gostou, corre pra conferir esse outro fenômeno aqui: Três Marias, o que são? Origem, significados e mitologia das estrelas

Fontes: Hipercultura, Recreio e Vix

Imagens: Buzzfeed, João Bidu, Uol, Revista Galileu, O Liberal e Claudia

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/kariny/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Kariny Bianca</a>
Por Kariny Bianca
Jornalista, goiana e aventureira, sempre em busca de conhecimento e informação. É amante da escrita, interessada em boas conversas e autora de um livro. (@bianca.kariny)