Astronomia

Três Marias, o que são? Origem, significados e mitologia das estrelas

As Três Marias fazem parte da Constelação de Órion, que são estrelas visíveis a olho nu durante o verão no Hemisfério Norte e Sul.

Por Kariny Bianca

-

Você já viu três estrelas juntinhas no céu à noite? Pois é, elas são as Três Marias. Alinhadas, azuis e brilhantes, são visíveis a olho nu durante o verão e estão localizadas, aproximadamente, a 1500 anos-luz da Terra.

Em síntese, podem ser vistas no hemisfério Norte ou Sul, no meio do mês de dezembro. De fato, elas se tornaram famosas por causa do trio radiante no céu. É impossível não notar, não é mesmo?

Em geral, os cientistas chamam as Três Marias de asterismo, uma formação específica de um conjunto de estrelas no céu. Além disso, elas fazem parte da Constelação de Órion ou Cinturão de Órion, nomes derivados da mitologia grega.

Mitologia das estrelas

A lenda das Três Marias conta que Órion era um gigante caçador, filho de Poseidon. O jovem ganhou um dom de seu pai – andar pelas profundezas ou superfícies do mar.

Ao passo que, se apaixonou por Mérope, filha de Eunápio, rei de Quios. Assim, ele pediu a mulher em casamento. No entanto, o pai dela somente aceitaria o pedido com uma condição: Órion deveria matar as feras que ameaçavam a ilha.

Três Marias
Segredos do Mundo

Então, Órion conseguiu cumprir o prometido. Mesmo assim, Eunápio voltou atrás e não aceitou o casamento. Inesperadamente, o jovem ficou decepcionado e violentou Mérope dentro do quarto da moça.

Por conseguinte, Eunápio embebedou Órion e furou os olhos do rapaz. Órion foi até a morada do sol, ainda cego. Neste lugar, encontrou um deus que restabeleceu sua visão com os raios solares.

Nesse meio tempo, vivia como caçador ao lado de Ártemis, a deusa da caça. Todavia, essa aproximação rendeu um ciúme intenso por parte de Apolo, o que, posteriormente, resultou nas Três Marias. Assim, ele ordenou que um escorpião matasse Órion.

Três Marias, o que são? Origem, significados e mitologia das estrelas
Portal dos Mitos

Ao ser atacado, o jovem caçador fugiu pelas profundezas do mar. Dessa forma, Apolo partiu para o segundo plano, chamou sua irmã Ártemis para atingir um ponto escuro que se movia nas águas do mar.

Achando que se travava de um desafio bobo, ela acertou a cabeça de Órion com um dardo, sem saber que era ele.

Por fim, quando se deu conta de que havia matado Órion, o colocou entre as estrelas, juntamente com Sirius, o cão do caçador. Dessa forma, se tornaram uma constelação no céu.

Origem e significados das Três Marias

As Três Marias ganharam nomes árabes, sendo eles: Mintaka, Alnilam e Alnitak. Na ordem, os nomes significam o cinto, a pérola e a corda, que são os elementos do cinturão que o caçador Órion usava.

Três Marias
Planetário RJ

Existem diversos significados à respeito das Três Marias, mas estas são as mais faladas. Além da mitologia de Órion, claro!

  • Três mulheres: A crença cristã diz que as Três Marias são as mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição;
  • 3 Reis Magos: as estrelas seriam Gaspar, Melquior e Baltasar que seguiram o caminho de Belém no nascimento de Jesus;
  • Símbolo da fertilidade: Os índios guaranis acreditam que as três Marias são o Joykexo, que significa fertilidade.

O que achou das Três Marias? Se gostou, corre pra conferir essa outra matéria: Constelações, o que são? Origem, principais constelações e caraterísticas

Fontes: UFMG, CecieRJ e Prepara Enem

Imagens: Superinteressante, Segredos do Mundo, Portal dos Mitos, e Planetário RJ

Próxima página »