Você sabia que o nome da linha do Equador existe bem antes do país? Aliás, desde as primeiras civilizações, buscava-se entender a superfície terrestre. Pois então, para entender bem, vamos voltar lá na Antiguidade. Em suma, o conceito de uma linha que divida a Terra em duas metades era como se fosse uma linha que cortava o céu, e separava em dia e noite.
Primeiramente, o matemático grego Eratóstenes mediu a circunferência da Terra, no século 3 a.C. Assim, ele elaborou um esquema de retas paralelas que dividia o mundo. Entretanto, a “Linha do Equador”, na época passava pela ilha de Rodes, pois o mundo conhecido de então era bem pequeno.
Em seguida, já em 25 d.C., o geógrafo romano Pomponius Mela, dividiu a Terra em regiões quente, central e duas frias (polos). Basicamente, apenas em 1590 que efetivou o conceito da linha do Equador. Porque surgiu a projeção do Mercator, durante as Grandes Navegações. Assim, dividiu o mundo em dois hemisférios com uma linha imaginária, que passava pela então colônia espanhola, que acabou se chamando Equador.
A Linha do Equador
A linha do Equador possui mais de 40 mil quilômetros de extensão e abraça o planeta Terra. Logo, proporcionou ao mundo uma divisão em Hemisfério Sul, ou meridional ou austral, e em Hemisfério Norte, ou setentrional ou boreal.
Mas entenda, essa linha imaginaria é de extrema importância para estudos geográficos. Além disso, serve de referência para localizações. Por meio da latitude, tendo como parâmetro a linha do Equador, e a longitude, através da linha de Greenwich.
Com isso, qualquer local da superfície terrestre em relação a linha do Equador, chama-se latitude, em graus. Basicamente, a linha do Equador é o ponto inicial, estando em 0° que encontra-se na capital do país Equador. Assim, a partir do marco 0°, temos a latitude norte e a latitude sul, que vão até 90°.
Confira, os quatro paralelos importantes:
-Trópico de Câncer
-Círculo Polar Ártico
-Trópico de Capricórnio
-Círculo Polar Antártico
Os países que são cortados pela linha do Equador são:
-África: São Tomé e Príncipe, Gabão, Congo, República Democrática do Congo, Quênia, Somália e Uganda.
-América do Sul: Brasil, Colômbia e Equador.
-Ásia: Indonésia e Maldivas.
-Oceania: Kiribati.
No Brasil, essa linha imaginária está presente nos estados do Pará, Roraima, Amazonas e Amapá. Macapá é a única capital brasileira “cortada” pela linha do Equador.
Paralelos e Meridianos
Primeiramente, é necessário entender o que são os paralelos e meridianos. Essencialmente, as linhas verticais (sentido norte-sul) são chamadas meridianos. Enquanto as linhas horizontais (sentido Leste-Oeste) são chamadas paralelos.
Com isso, a Linha do Equador é o mais importante paralelo do planeta, pois divide em dois grandes hemisférios (norte e sul). Já o Meridiano de Greenwich é o mais importante, já que divide o globo em dois outros hemisférios (ocidental ou oeste e hemisfério oriental ou leste).
Assim, por meio da latitude tem-se como menção a linha do Equador e, através da longitude, tem-se o meridiano de Greenwich.
Linha Internacional de Data (LID)
Além das linhas imaginárias do Equador, Câncer, Capricórnio, Ártico e Antártico, há a “Linha Internacional de Data” ou “Linha de Data”. Com isso, ela está localizada no Oceano Pacífico entre a Oceania e a Ásia. E também, é denominada de antimeridiano de Greenwich, uma vez que está oposta ao Meridiano de Greenwich.
E então, gostou dessa matéria? Aproveite e venha conhecer essa: Coordenadas geográficas – Definição e exemplos de latitude e longitude
Fontes: BrasilEscola, TodaMatéria, MundoEducação e SuperAbril
Bibliografia:
- FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. “Linha do Equador”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/linha-equador.htm. Acesso em 29 de novembro de 2019.
- VESENTINI, José William. Sociedade e Espaço. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2006.
- MENDES, Ivan Lazzari. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Editora FTD, 2003.
Fonte imagem: 4pies