Física & Química

Isótonos, o que são? Definição, principais características e exemplos

Isótonos são átomos de um elemento químico diferente que possuem o mesmo número de nêutrons, mas se diferem no número atômico e de massa.

Atualizado em 13/06/2020

O átomo é partícula minúscula formada por prótons e nêutrons no núcleo atômico e os elétrons que orbitam na eletrosfera. Dessa forma, cada partícula possui um número atômico e um número de massa igual diferente, dependendo do elemento químico. Quando o átomo possui o mesmo número de nêutrons, mas o número atômico e o de massa são diferentes, são denominados isótonos.

Antes de conhecer as características de um átomo isótono, precisamos relembrar alguns pontos. O número atômico (Z), por exemplo, se refere à soma dos prótons no interior do núcleo. Já a massa atômica (A) é a soma do número de prótons mais o número de nêutrons. Neste caso, os átomos isótonos possuem apenas o mesmo número de nêutrons sendo, portanto, característica de elementos químicos diferentes.

Quando um átomo possui o mesmo número atômico (Z), ou seja, mesmo número de prótons e a massa atômica são diferentes, os elementos são classificados como isótopos. Assim, isótopos são átomos de um mesmo elemento químico que apresentam diferente número de nêutrons. Logo, se o número de nêutrons é diferente significa que o número de massa também se difere.

Características dos isótonos

Os isótonos são átomos de um elemento químico diferente. Isso porque, apresentam em comum apenas o número de nêutrons, tendo o número atômico e o número de massa diferente. Sendo assim, o número atômico representa a quantidade de prótons presente no interior do átomo.

Já o número de massa é a soma do número de prótons e nêutrons no núcleo atômico. Analisando os elementos químicos da Tabela Periódica é possível perceber que o número atômico – número de prótons – está na parte inferior do elemento químico. Enquanto isso, o número de massa (A) está na parte superior.

Isótonos, o que são? Definição, principais características e exemplos
Quando o número de nêutrons for igual, o átomo é classificado como isótono.

Nesse sentido, quando o número de nêutrons de um elemento não é fornecido, basta subtrair o número de massa e o número atômico. Assim, por meio da fórmula N = A – P é possível saber se os átomos são isótonos ou não. Um exemplo de átomos isótonos são os elementos Cálcio e Cloro.

O Cálcio, por exemplo, possui número de massa (A) 40 e número atômico (Z) 20. Já o Cloro possui número atômico (Z) 17 e o número de massa (A) 37. Logo, comprovar se um átomo é ou não isótono, basta subtrair o número atômico do número de massa. Assim, temos:

Cálcio40 : A – Z = N; 40 – 20 = 20

Cloro37 : A – Z = N; 37 – 17 = 20

Ou seja, o número de nêutrons é igual sendo, portanto, átomos isótonos.

Isótonos, Isóbaros e Isoeletrônicos

O átomo é formado por prótons e nêutrons e os elétrons que giram na eletrosfera. Assim, os elementos químicos podem apresentar características diferentes quando o número das partículas é igual o diferente. No caso dos átomos isótonos, como já citamos, apenas o número de nêutrons é o mesmo. Dessa maneira, é uma característica de elementos químicos diferentes.

Isótonos, o que são? Definição, principais características e exemplos
Cada elemento possui características específicas dependendo do número de prótons e nêutrons.

Os átomos isóbaros, por outro lado, apresentam o mesmo número de massa e se diferem no número atômico (Z), sendo assim característica de elementos diferentes. Agora, quando o átomo possui o mesmo número de prótons, ou seja, o mesmo número atômico é denominado de isótopo. Neste caso, o número de massa – quantidade de nêutrons mais os prótons – se difere.

Por fim, os átomos isoeletrônicos são aqueles que possuem o mesmo número de elétrons. Podem ser átomos ou íons, ou seja,  átomos que perderam ou ganharam elétrons em reações químicas. Vale lembrar que os átomos que recebem elétrons são chamados de ânions. Já os átomos que perdem elétrons são denominados cátion.

O que achou da matéria? Se gostou, aproveita para conferir quais as características do Carbono 14 e como é calculada a Velocidade Escalar.

Fontes: Info Escola, Manual da Química e Alunos Online

Imagens: Dicas de Ciência, Química Gabriel Pelotas e Biologia a magia da Vida

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.