A Idade Moderna se iniciou logo após o fim da Idade Média, no século XV e durou até o início do século XVIII, quando iniciou a Idade Contemporânea. Contudo, esse foi um período da história de intensas mudanças, na sociedade.
São características deste tempo fases de transformações na mentalidade ocidental:
- houve revoluções
- mudanças econômica
- mudanças científica
- mudanças social
- mudanças religiosa
Dessa maneira, Idade Moderna foi o termo encontrado pelos historiadores para dividir a história da humanidade, em um período de grandes transformações.
A queda do Império Bizantino, foi o marco da virada entre Idade Média e Idade Moderna. Naquele ano, 1453 a cidade de Constantinopla foi tomada pelo Império Turco-Otomano.
Idade Moderna: O sistema capitalista e a Revolução Francesa
Logo, em 1789 o mundo vive o contexto da Revolução Francesa, marcando o recorte da Idade Moderna. Seguindo as transformações vividas no mundo Europeu, surgiu se a Itália , que representou o fim de uma longa era do Império Romano da Antiguidade.
Conforme historiadores do mundo todo diversos pontos da Idade Moderna definem o surgimento do Capitalismo – o sistema econômico baseado na legitimidade dos bens privados e na irrestrita liberdade de comércio e indústria. Igualmente, os pontos que determinam o marco dessa era são:
- conquista turca de Constantinopla
- viagem de Vasco da Gama às Índias
- viagem de Cristóvão Colombo às Américas
A Revolução Francesa fica marcada no histórico da Idade Moderna, no dia 14 de julho de 1789, como fim desse período. De certa forma, a Idade Moderna surge como ruptura e a história é reconhecida com a divisão:
- Idade Antiga
- Idade Medieval
- Idade Moderna
- Idade Contemporânea
E claro, a Europa deixa de ser o mundo conhecido, e começa a dar espaço para as navegações distanciando a história antiga dos europeus, para o mundo. Surge então a classificação, História europeia.
Ao mesmo tempo, a Idade Moderna encurta as distâncias, após os europeus se lançarem por mares nunca antes navegados. Dessa forma, os europeus foram explorando e desvendando a natureza do mundo. Assim, se deu importância aos pontos históricos fundamentais da época.
- Revolução Francesa
- As Primeiras Grandes Navegações
- A Reforma Religiosa
- O Renascimento
- O Absolutismo
- O Iluminismo
Idade Moderna: Grandes Navegações e a Expansão Marítima
Na Idade Moderna há o retorno às perspectivas de vida da Antiguidade greco-romana. No entanto, o erro ou equívoco foi não considerar as técnicas verificada durante o período da Idade Média.
- produção cultural
- produção filosófica
Sendo assim, houve grandes transformações no território europeu. Contudo, iniciou-se na Idade Moderna, a corrida das Grandes Navegações e a Expansão Marítima.
Assim sendo, o continente Europeu foi responsável por dominar continentes inteiros no mundo todo, como:
- o Continente Africano
- e a recém-conhecida América
Portanto, inúmeras riquezas foram conquistadas pela classes dominante. Igualmente, a sua forma de organização social foi expandida para o restante do mundo moderno.
Sobretudo, os avanços da Idade Moderna permitiu o aperfeiçoamento e surgimento dos instrumentos mais usados no período. Ao contrário da expansão, as ferramentas de colonização do mundo eram coisas simples, como:
- astrolábio – um instrumento naval antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte.
- bússola – instrumento de navegação e orientação baseado em propriedades magnéticas
- barcos mais resistentes para viagens marítimas
- e, o advento das máquinas à vapor.
Contudo, ainda no XVIII, os cientistas e filósofos iluministas, os quais, inventores de diversas máquinas, criaram muitas teorias sociais e científicas fundamentais na vida contemporânea.
Idade Moderna: Iluminismo e a Reforma Religiosa
No contexto da modernidade, o mundo viveu o “Iluminismo” – dando idéias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia.
Esse espaço logo foi complementado pela Reforma Religiosa, liderada por Martinho Lutero. E se a igreja Católica dominava muito, Martinho Lutero foi o homem que tornou outras religiões possíveis com as suas teses. Da mesma forma, a igreja não conseguiu uma efetiva contra reforma, para debelar o progresso da reforma religiosa.
Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola.
Fonte de Imagens: Educa Mais Brasil, Magnus Mundi, História do Mundo.