Biologia

Hydrozoa – O que é, definição, características, reprodução e curiosidades

Hydrozoa é a classe de animais pertencentes ao filo dos cnidários. São animais predadores, a maioria vive em água salgada como os corais.

Atualizado em 29/02/2020

Hydrozoa é uma das classes pertencentes ao filo dos cnidários. Os hidrozoários são conhecidos pela diversificação de espécies, tamanhos, ciclo de vida e a estrutura que é específica da classe. Ao todo são identificadas cerca de 3700 espécies desses animais.

Assim como nas de mais classes dos cnidários, os hidrozoários possuem em seu ciclo de vida a presença de pólipo e medusa. Assim, os animais mais comuns que representam essa classe de cnidários são as hidras e as caravelas, presentes nos mares e oceanos.

Em síntese, uma das características que diferenciam os hidrozoários dos de mais seres cnidários é a produção de gametas dentro da ectoderme. Visto isso, nos outros animais pertencentes ao filo, a produção ocorre na gastroderme. Além disso, são animais que apresentam um ciclo de vida complexo.

Características da classe Hydrozoa

Grande parte dos animais pertencentes à classe Hydrozoa são espécies marinhas. Assim, é comum encontrar esse animais em praticamente todos os ambientes marinhos, como mares e oceanos. Porém, as hidras, uma das espécies de hidrozoários, são as únicas que habitam a água doce.

Os hidrozoários podem viver em forma de colônias de pólipos, no qual são assexuados ou, no caso das medusas, vivem de maneira livre e de forma sexuada. Além disso, em relação à alimentação, os hidrozoários podem ser tanto filtradores quando predadores, dependendo da espécie.

Hydrozoa - O que é, definição, características, reprodução e curiosidades
Espécie pertencente à classe Hydrozoa. Fonte: Cold Water

Visto isso, os hidrozoários podem ser encontrados em diferentes partes da vida marinha. Ou seja, há grupos que se encontram na superfície, como no caso da velella e Physalia. Nestes casos, os animais flutuam na superfície, porém, possuem tentáculos responsáveis pela obtenção de comida no fundo da água.

Existe ainda um segundo grupo de hidrozoários formado por animais que se localizam nas subdivisões dos mares e oceanos, chamadas de zona pelágica. Dessa forma, nesse grupo é comum encontrar espécies como a Chélia e Bougainvillae. Por fim, temos a região bentônica onde algumas espécies de hidrozoários se localizam. Visto isso, as espécies mais comuns nesse região são Milleporina e Stylasterina.

Como ocorre a reprodução?

Em resumo, a reprodução dos hidrozoários pode ocorrer de duas maneiras, sendo assexuada ou sexuada. Assim, para que a reprodução ocorra espermas são liberados e são fecundados na espécie masculina. Em seguida, os óvulos liberam substâncias que atraem os espermatozódes para dentro dos ovos. Já no caso dos pólipos, a reprodução ocorre por brotamento de forma assexuada.

Hydrozoa - O que é, definição, características, reprodução e curiosidades
Hidrozoários estão relacionados a água-viva e corais. Fonte: Cold Water

As espécies de hidrozoários possuem sexos separados, sendo dioicas. Entretanto, existem algumas espécies que são hermafroditas, ou seja, possuem a presença dos dois sexos. Nesse sentido, dentre os hidrozoários mais comuns podemos destacar a hidra, a caravela-portuguesa, o coral-de-fogo, obelia, antomedusa e a liriope.

Por fim, dentre as espécies de hidrozoários a única que é encontrada em água doce é a hidra. Assim, essa espécie é formada por um disco de pedal que é composto por uma diversidade de glândulas formadas por células. Além disso, a reprodução da hidra pode ocorrer de forma sexuada como de forma assexuada.

Você sabia?

  • As espécies de hidrozoários são compostas por diversos tipos de células. Porém, existem apenas dois tipos de tecidos, a epiderme e a gastroderme;
  • O tamanho dos hidrozoários varia de acordo com a espécie;
  • Os cnidócitos que se apresentam em fase de desenvolvimento são denominados de Cnidoblastos.

Gostou da matéria? Aproveita que já está aqui e corre pra conferir como é composto o reino animal e vegetal.

Fontes: Planeta Biologia, Toda Biologia e Poríferos e Cnidários

Fonte imagem destaque: Imgur

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.