História

Hinduísmo, o que é? História, definição, crenças da religião e curiosidades

Hinduísmo é uma religião praticada comumente na Índia com, aproximadamente, 1 bilhão de hindus, além de possuir diversos deuses e crenças.

Atualizado em 17/05/2020

Você provavelmente já deve ter se encantado com as belezas dos templos e das tradições que cercam a Índia, certo? Dentre as religiões mais seguidas no país está o Hinduísmo, uma religião que engloba diversos ensinamentos, valores e crenças.

Porém, o Hinduísmo, ao longo de milhares de anos, passou por constantes mudanças até chegar ao que se é hoje. Dessa forma, a religião hindu foi dividida em três fases a fim de melhorar o entendimento histórico. Assim, as três fases do Hinduísmo foi dividida em: Hinduísmo Védico, Bramânico e o Hibrido.

Dessa maneira, cada fase idolatrava deuses diferentes. Por exemplo, na fase védica, os principais deuses cultuados eram os deuses tribais como o Dyaus. Já na fase bramânica, os deus venerados faziam parte de uma trindade composta por Brahma, Vishnu e Shiva. Por último, na terceira fase, algumas crenças que passaram a ser praticadas pelos hindus mudaram.

História do Hinduísmo

A religião hindu está na terceira posição das maiores religiões do mundo e, diferente das de mais, não existe um fundador. É uma religião que engloba diversas complexidades e diferentes deuses que são cultuados em templos grandiosos por toda a Índia.

Para as famílias indianas a presença de um templo em casa é de extrema importância. Assim, não há a obrigação de sempre ir aos templos nos dias em que são considerados dos deuses. Além disso, é comum cada família possuir diversos deuses favoritos e espalhar imagens deles pela casa como forma de adoração.

Hinduísmo, o que é? História, definição, crenças da religião e curiosidades
Deuses hindus em um templo na Índia. Fonte: Todo Estudo

A história do hinduísmo é datada desde a Índia Antiga tendo surgido, provavelmente, na pré-história. Porém, a primeira fase do Hinduísmo chamada de Védica apenas teve início na Idade do Ferro, entre os anos de 1500-500 a.C. A última fase da religião hindu foi instaurada por conta do Cristianismo e do Islamismo. Em seguida, diversas crenças foram inseridas na religião.

Costumes e Crenças do Hinduísmo

Nos milhares de templos espalhados pela Índia, ou até mesmo nos templos em casa, a música e os mantras estão sempre presentes. Dentre os mantras mais conhecidos está o “OM” (Aum). As imagens dos deuses são bastante enfeitadas com flores e é comum a presença de doces como forma de oferenda. Além disso, os hindus utilizam pequenos livretos que contém textos religiosos.

Hinduísmo, o que é? História, definição, crenças da religião e curiosidades
Detalhes das torres do Meenakshi Temple, que exibem milhares de esculturas. Fonte: Viajar Verde

Em síntese, quando uma pessoa morre na religião hindu o corpo é cremado às margens de algum rio. Alguns indianos vão até o rio Ganges para praticar o ritual de cremação. Outros, permanecem em suas cidades, porém, não deixam de cumprir com o ritual. Além disso, após a morte, os hindus acreditam que a pessoa pode reencarnar.

Visto isso, a reencarnação hindu é baseada no Karma. Ou seja, os hindus acreditam que tudo que você faz no mundo, bom ou ruim, voltará de alguma forma. Além disso, o ciclo que rege o Karma é baseado no chamado Samsara. Ou seja, a alma só para de reencarnar quando essa atinge um estado de puro desprendimento dos aspectos mundanos.

Hinduísmo, o que é? História, definição, crenças da religião e curiosidades
O templo Kailasa foi esculpido em um imenso bloco de pedra. Fonte: Mega Curioso

Outro ponto interessante é que em dias de adoração aos deuses não se come carne. Assim, a alimentação deve ser feita à base de vegetais e frutas. Isso acontece porque a carne (frango, peixe e outros) é considerada uma prática impura nos dias de adoração aos deuses. Vale destacar que a carne vermelha para os hindus é vista como impura sempre, já que a vaca é considerada um deus na Índia.

Você sabia?

  • Cerca de 30% dos hindus são vegetarianos;
  • Os templos e casas na Índias são repletos de imagens dos diversos deuses presentes no país;
  • A quantidade de divindades presentes na Índia chega a milhões;
  • A trindade Brahma  (criador do Universo), Shiva (Deus Supremo) e Vishnu (responsável pelo equilíbrio do Universo) é a mais cultuada pelos indus.
  • O Hinduísmo acredita que a violência não é a melhor forma de resolver guerras e conflitos, tendo como principal representante dessa crença Mahatma Gandhi.

Sem dúvida essa é uma religião que abarca diversos ensinamentos e curiosidades, não é mesmo? Se gostou de conhecer um pouco sobre o Hinduísmo, corre pra conferir o que é Wicca.

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Escola Britannica e Revista Galileu

Fonte imagem destaque: Emaze

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.