Primeiramente, Galileu Galilei foi um astrônomo, físico e matemático italiano. Contudo, seu trabalho lhe permitiu ser considerado um marco da revolução científica nas áreas da física e da astronomia. Nascido em 15 de fevereiro de 1564, na cidade de Pisa, Itália, passou a maior parte de sua vida em sua cidade natal.
No entanto, ainda cedo, com 10 anos, foi estudar no Monastério de Santa Maria de Vallombrosa. Assim, suas atitudes enquanto estudante o tornaram um aluno exemplar. Então, com seus 18 anos, e com o apoio do pai Vincenzo, o jovem iniciou o curso de medicina na Universidade de Pisa.
Contudo, o prodígio abandonou seu curso em 1585, para a frustração da família. Porém, esse foi o pontapé inicial para os estudos em matemática clássica. Filho de Giulia Ammannati, Galileu teve cinco irmãos.
Galileu Galilei e a revolução científica
Apesar de ter abandonado a medicina, o caráter estudioso de Galilei Galileu sempre existiu em sua vida. Desde cedo, o homem que ficou conhecido como o Fundador da Ciência Moderna e Pai da Física Matemática, esteve interessado nos fenômenos astronômicos e nos cálculos matemáticos.
Em suma, estudar valeu tão a pena, que garantiu a ele o título de um dos mais importantes cientistas do século XVI. Ademais, o mesmo teve papel fundamental no desenvolvimento da mecânica (movimento dos corpos). Logo contribuiu também, com a descoberta dos planetas e os satélites.
Ademais, além das ciências, Galileu sempre demonstrou bastante afinidade com as artes. Aliás, desde muito novo seus pais notaram que ele executava excelentes pinturas e demonstrava bastante habilidade manual na construção de brinquedos e engenhocas. Por fim, a música também teve um papel fundamental em sua formação, visto que o mesmo tocava órgão e cítara.
Entenda suas descobertas e impacto na ciência
Só para ilustrar, os estudos de Galilei Galileu o levaram a defensor do Heliocentrismo de Nicolau Copérnico. Dessa maneira, o mesmo refutou as ideias antigas de Aristóteles, defensor do Geocentrismo, uma vez que acreditava que a terra não estava no centro do universo.
Apesar de ter tentado medir a velocidade da luz, seu equipamento falhou quando não foram capazes de fazer tal medição. Entretanto, Galilei teve uma importante publicação em 1589.
Seu texto discorda do teoria proposta por Aristóteles referente ao peso dos corpos em queda livre. Mesmo sem medir a luz, ele conseguiu demonstrar que a velocidade da queda independe do peso dos corpos.
O telescópio de Galilei Galileu
Para provar as suas escritas, Galilei Galileu precisou adquirir conhecimento de um instrumento que permite ver objetos à longas distâncias. Sendo assim, o Pai da Física Matemática construiu seu próprio telescópio o qual chamou de perspicillum.
Ao aperfeiçoar o equipamento, o cientista conseguiu ver um aumento de 30 vezes, nas suas imagens. Igualmente, o perspicillum permitiu fazer várias observações dos corpos celestes.
Entre os primeiros feitos, Galilei identificou em suas descobertas astronômicas o relevo da Lua, se marcando como cientista moderno. Da mesma maneira, ele também descobriu a composição estelar da Via Láctea, os Satélites de Júpiter e as fases de Vênus.
Juntamente com o aparelho em mãos, o cientista descobriu quatro dos 69 satélites de Júpiter, os quais ganharam o nome de Luas de Galileu.
- Io,
- Calixto,
- Ganímedes
- Europa.
Em suma, Fundador da Ciência Moderna suas relevantes contribuições fizeram a criação do método científico. Sendo assim, até os dias de hoje suas teorias servem de apoio e inspiração às ideias dos novos cientistas.
Só para ilustrar, sucessores do renomado cientista moderno, como Isaac Newton usaram os estudos do pai da Física Matemática para iniciar as suas teorias.
Suas obras e invenções
Além de tudo que já citamos, Galilei foi o responsável pela invenção de vários instrumentos, entre os quais:
- o relógio de pêndulo,
- o binóculo,
- o telescópio astronômico,
- a balança hidrostática,
- o compasso geométrico,
- e, uma régua calculadora.
Ao passo que todas as suas invenções auxiliam no aprofundamento de teorias sobre o movimento dos corpos, a inércia e os astros até hoje, é possível presumir seu impacto científico.
Ademais, o cientista deixou várias obras escritas, registros de seus estudos, e dentre as principais delas estão:
- De motu (1590)
- As operações da bússola geométrica e militar (1604)
- Sidereus Nuncius (1610)
- O mensageiro das estrelas (1610)
- Discurso sobre corpos na água (1612)
- Diálogo sobre os dois principais sistemas mundiais (1632)
- Duas novas ciências (1638)
- La bilancetta (1644)
Durante os anos de 1500 e 1700, no auge da transição entre a crença religiosa e a razão científica, Galilei inventou um termômetro de água e uma espécie de relógio para medir a pulsação das pessoas denominado pulsillogium.
Morte e relação com a igreja
No ano de 1588, Galileu Galilei foi indicado para ocupar a Cátedra de Matemática na Universidade de Pisa. Em seguida, foi nomeado professor na Universidade de Pádua, onde permaneceu por 18 anos. Antes de chegar ao final de sua vida, o físico matemático viajou para Veneza, Roma e Florença buscando aprofundar seus estudos e divulgar suas ideias.
Contudo, o Tribunal da Santa Inquisição da Igreja Católica o considerou herege, o acusou e perseguiu, fazendo-o negar todas as suas teorias. Como resultado disso, o cientista foi condenado a passar o resto da sua vida em prisão domiciliar. Embora tenha sido proibido de propagar suas ideias, Galileu publicou em 1632 o Diálogo sobre os Dois Máximos Sistemas do Universo.
Em seguida, mais uma vez oprimido pela Igreja Católica, Galileu foi impedido de dar continuidade a suas pesquisas e recolheu-se em seu castelo na região de Arcetri, próxima a Florença. Ali ele seguiu dedicando-se aos seus experimentos, de maneira solitária, até 1642, quando morreu cego pela observação do sol realizada sem proteção adequada.
Curiosamente, naquele mesmo ano, nasceu Isaac Newton. Por fim, para efeito histórico, em 1992, trezentos e cinquenta anos depois da morte do cientista, a Igreja Católica, por meio do Papa João Paulo II, absolveu Galileu e reconheceu o erro grave da igreja ao condená-lo.
E então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira mais sobre cientistas que marcaram a história e se aprofunde mais na Teoria da Relatividade.
Fontes: Toda Materia, Brasil Escola, Infoescola.
Bibliografia:
- GOUVEIA, Rosimar. Galileu Galilei; Toda Matéria. [20–]. Acesso em: 7 ago. 2019.
- TANCREDI, Silvia. ” ; Brasil Escola. Acesso em: 7 ago. 2019.
- OLIVEIRA, Catarina. ” ; InfoEscola. [20–]. Acesso em: 7 ago. 2019.
Fontes de Imagens: Sabedoria e Cia, Ciência Nautas, Todo Estudo.