Ela é o satélite natural do nosso Planeta. No entanto, a origem da Lua ainda é um dos mistérios do universo. No formato de uma esfera perfeita, a Lua possui um corpo massivo e percorre em torno da Terra em uma velocidade de 3700 quilômetros por hora.
A importância da Lua é extrema. Por conta dela, as marés são formadas e isso provoca a diminuição na velocidade em que a Terra gira.
Esse efeito impossibilita que o Planeta entre em colapso. Além disso, a Lua permite que a Terra não se incline para mais próximo do Sol , já que isso causaria graves mudanças climáticas.
Principais teorias sobre a origem da lua
Vários estudiosos tentaram descobrir a origem da lua, ou seja, há várias hipóteses. No entanto, nenhuma delas ainda é oficial. Logo abaixo é possível conferir algumas dessas teorias.
1- Teoria do Grande Impacto
Essa é uma das teorias mais famosas e aceitas pelos estudiosos sobre a origem da Lua. Acredita-se que uma grande massa, do tamanho do Planeta Marte, colidiu com a Terra.
Com isso, os destroços rochosos ficaram presos na órbita terrestre. Portanto, começaram a circular em torno da Terra e se juntaram pouco a pouco. Resultado disso foi a formação da Lua.
Além disso, os astrônomos sustentam essa ideia pelo fato da Lua possuir composição isotópica com o mesmo oxigênio que a Terra. Em contrapartida, as luas de Marte possuem composições isotópicas de oxigênio diferentes às do nosso planeta.
2- Teoria da nuvem massiva da origem da Lua
De acordo com o pesquisador Simon Lock, do Department of Earth and Planetary Sciences, da Universidade de Harvard, vários pedaços de um corpo celeste estavam no formato de uma “rosquinha” em uma grande nuvem massiva.
No entanto, esses fragmentos começaram a se fundir e formaram a Lua. A pesquisa foi publicada no Journal of Geophysical Research: Planets.
Além disso, esse estudo também envolveu várias instituições de renome como Bristol, SETI, UC Davis e Harvard.
3- Teoria da Co-Formação Lua-Terra
Há a hipótese de que a Lua e a Terra surgiram ao mesmo tempo. Isso se deu após partículas se juntarem no sistema solar e formarem os corpos celestes.
Por conta disso, a Lua estaria tão próxima da Terra e, por isso, as composições isotópicas de oxigênio seriam idênticas. Todavia, a densidade deles não são nada parecidas. Sendo assim, a chance dessa teoria ser verdadeira é baixa.
4- Teoria da Captura sobre a origem da Lua
Segundo a Lei de Isaac Newton, a força gravitacional atrai os corpos. Sendo assim, alguns estudiosos acreditam que a lua tenha surgido bem distante da Terra.
No entanto, a gravidade do nosso Planeta teria atraído a lua para a órbita terrestre. Contudo, essa teoria seria melhor aplicada se ela não fosse redonda e tivesse formatos irregulares como as luas de Marte.
Além disso, ela é muito grande e seria praticamente impossível a Terra atrair a lua de tão longe.
5- Teoria da Fissão sobre a origem da lua
Essa teoria explica que a Terra e a Lua seriam um mesmo corpo celeste. No entanto, o nosso Planeta girava em dela mesma em uma gigante velocidade.
Diferente da rapidez que ela gira nos dias de hoje. Com essa velocidade a Lua teria se soltado da Terra e ido para a órbita.
Ainda de acordo com a teoria, o astro estaria no oceano Pacífico quando se desprendeu do Planeta. Todavia, a hipótese enfraquece porque a lua seria muito grande para ocupar espaço no mar.
6- Teoria das múltiplas colisões
Essa teoria da origem da Lua é semelhante com a hipótese do grande impacto. Porém, não foi apenas uma grande massa, do tamanho do Planeta Marte, colidir com a Terra. E sim várias massas de tamanhos menores.
Com isso, os destroços rochosos ficaram presos na órbita terrestre. E como a teoria do grande impacto, também começaram circular em torno da Terra. Dessa forma, se juntaram pouco a pouco. E isso se resultou no surgimento da Lua.
O que achou da matéria? Se gostou, confira também: Por que a lua não cai? Teoria de Isaac Newton explica
Fontes: Info Escola, Brasil Escola, UFMG, Canal Tech
Imagens: UFMG, Hub Pages, Seja Hoje Diferente, Vix, Astronomia e Universo, Eskipaper, Everythings Electric