Escudos cristalinos, o que são? Definição, origem e como se formam

Os escudos cristalinos são as formações geológicas mais velhas e resistentes da Terra, capazes de resistir à erosão e ao intemperismo.

Escudos cristalinos, o que são? Definição, origem e como se formam

Existe uma camada da Terra onde uma grande quantidade de minérios está depositada, conhecida como escudos cristalinos ou maciços antigos. Basicamente, esta camada representa uma formação geológica muito resistente, que se formou ainda na era Pré-Cambriana e início da era Paleozóica. 

Geralmente, este tipo de formação geológica é comum em áreas de baixa altitude, sendo formada principalmente por rochas cristalinas metamórficas e magmáticas. Além disso, os escudos cristalinos são muito resistentes ao intemperismo, ou seja, à transformação física e química que ocorre nas rochas e minerais, bem como à erosão. 

Por terem sido formados nos primeiros momentos em que o planeta estava se desenvolvendo, os escudos cristalinos se classificam como a formação rochosa mais antiga da Terra. No momento em que os escudos foram formados, o planeta era coberto por magma e meteoritos, classificados como rochas plutônicas. 

Origem dos escudos cristalinos

A princípio, durante a era Pré-Cambriana, a Terra era um lugar coberto por rochas plutônicas, ou seja, magma e meteoritos. No final desta mesma era e início da era Paleozóica, um terreno geológico constituído por rochas magmáticas-plutônicas e rochas metamórficas começaram a se formar, dando origem aos escudos cristalinos.

Escudos cristalinos, o que são? Definição, origem e como se formam
Info Escola

Basicamente, estes escudos são formados por minerais não metálicos, da era Pré-Cambriana, como quartzo, granito, diorito, magnesita, feldspato, e por minerais metálicos, vindos da era Paleozóica, como estanho, ouro, ferro, cobre, manganês, cromo, níquel e cobalto. 

Então, a formação dos escudos cristalinos ocorreu após o resfriamento e a solidificação do magma que havia em maior quantidade na superfície terrestre. Com isso, a formação destes terrenos passaram por um processo de erosão, onde se compactaram e se transformaram em outras superfícies rochosas. 

A pressão e o calor sobre estas formações rochosas, durante milhares de anos, fizeram as rochas tomar novas estruturas. Ou seja, algumas sofreram metamorfose, bem como se cristalizaram, formando assim os escudos cristalinos. 

Portanto, os escudos são formações geológicas que possuem entre 4,6 milhões e 570 milhões de anos e são constituídos, basicamente, por rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas. Em lugares onde não há instabilidade tectônica, é mais fácil encontrar os escudos cristalinos, como no Brasil, por exemplo. 

Classificação dos minerais

Os escudos cristalinos são formações geológicas que abrigam uma grande quantidade de minerais, que, por sua vez, são classificados como metálicos e não metálicos.  

Escudos cristalinos, o que são? Definição, origem e como se formam
Portal da Mineração
  • Não metálicos: são aqueles formados advindos da era Pré-Cambriana, ou seja, se localizam em regiões que possuem formações geológicas mais antigas. Sendo assim, são classificados como minerais não metálicos: quartzo, granito, diorito, magnesita, ardósia, amianto e feldspato. 
  • Metálicos: formados na era Paleozóica, sendo portanto encontrados em regiões menos antigas. Os minerais metálicos são: ouro, cobre, ferro, chumbo, estanho, manganês, níquel, cromo e cobalto.  

Escudos cristalinos no Brasil

No Brasil, 36% da crosta brasileira emersa é formada por escudos cristalinos. Vale lembrar que uma crosta emersa é aquela que não está coberta por água. Sendo assim, as formações de escudos cristalinos mais visíveis no país ficam localizadas por toda a extensão litorânea do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. 

Escudos cristalinos, o que são? Definição, origem e como se formam
Mundo Educação

Além destas, também existem escudos cristalinos nas seguintes regiões:

  • Escudo das Guianas – localizado no extremo norte do Brasil;
  • Escudo do Brasil Central – encontrado na região centro-norte;
  • Escudos cristalinos Atlântico – localizados na região centro-leste.

De modo geral, a formação dos escudos cristalinos no Brasil variam de acordo com o terreno onde foram formados. Nesse sentido, o país possui 32% de formação geológica constituída no terreno arqueozoico e 4% em terrenos proterozoicos, onde a maior parte dos minerais metálicos estão localizados. 

Importância econômica

Os escudos cristalinos, por serem formados por rochas constituídas por minerais metálicos e não metálicos, se constituem como importante fonte econômica, tanto no Brasil quanto nos demais países do mundo. 

MPGO

Os minerais metálicos, por exemplo, como cobre, alumínio e ouro são utilizados na produção tecnológica e nas transformações dos espaços. Além disso, os minerais não metálicos são úteis como matéria-prima para decoração, além de serem utilizados na construção civil. 

No Brasil, por exemplo, o minério de ferro, assim como o manganês, é bastante explorado em Minas Gerais, Pará e na Serra dos Carajás, localizados no Quadrilátero Ferrífero. A bauxita é um dos principais minerais explorados no rio Trombetas, no Pará, já que suas jazidas se encontram nesta região. 

O que achou da matéria? Se gostou, confira também quais são as características do Carvão Vegetal e o que é Deriva Continental.

Fontes: Pensamento Verde, Mundo Educação, Toda Matéria e Info Escola 

Imagens: ProEnem, Info Escola, Portal da Mineração, Mundo Educação e MPGO

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.