A mitologia grega é cheia de contos e fábulas, com vários gêneros literários, como a tragédia Édipo Rei, escrita pelo dramaturgo Sófocles, por volta de 427 a.C. Além de uma obra grega, Édipo Rei também é um personagem da mitologia grega.
No contexto da história do teatro na Grécia, a obra de Sófocles é considerada a mais emblemática de todas. Por conta da relevância, foi citada na obra “Poética”, escrita pelo filósofo grego Aristóteles e baseada no mito de Édipo.
Mas, antes de entender o que foi a obra de Édipo Rei, é preciso compreender quem foi o personagem que inspirou o dramaturgo Sófocles.
Resumo da obra de Édipo Rei
Em síntese, Édipo Rei é o nome do personagem da obra escrita pelo dramaturgo Sófocles. Na ocasião, o autor se inspirou no mito de édipo, uma lenda grega envolvendo Édipo, filho de Laio e Jocasta.
De acordo com a lenda grega, Édipo era rei de Tebas. Enquanto reinava, o rei descobriu, por meio do oráculo de Delfos, que sua vida havia sido amaldiçoada pelos deuses.
A maldição dizia que Édipo se casaria com a própria mãe e, em seguida, os dois teriam dois filhos e duas filhas. Além disso, o rei deveria matar o próprio pai para que a maldição se completasse.
Édipo, sem saber como agir, cumpriu o que a maldição dizia. Sua mãe, que também era esposa, acabou descobrindo tudo e se enforcou. Ao saber da tragédia, e envergonhado pelos atos que cometeu, Édipo acabou perfurando ambos os olhos.
A maldição teve início quando o pai de Édipo, que era rei antes do filho, se casou com Jocasta. Na ocasião, o rei já havia sido avisado que, caso se casasse, uma maldição seria jogada sobre ele. No caso, a maldição era ser morto pelo próprio filho.
Quando adulto, Édipo decidiu ir atrás do oráculo que revelou a maldição. A princípio, o jovem ficou desolado. Porém, quando estava a caminho da cidade de Tebas acabou encontrando o pai. Os dois tiveram uma discussão e Édipo acabou matando o próprio pai, após uma discussão.
O enigma
A caminho de casa, Édipo encontrou uma Esfinge, um ser mitológico metade leão e metade mulher. Naquele tempo, os gregos temiam as profecias da Esfinge, que sempre revelava segredos e trazia maldições.
Além disso, era a Esfinge a responsável por elaborar enigmas que deveriam ser decifrados pelos gregos. Quem não o fizesse, era devorado. Entretanto, Édipo acabou acertando uma das perguntas feitas pelo ser mitológico e a Esfinge acabou se matando.
Em seguida, por conta da bravura, Édipo foi considerado herói e se tornou o novo Rei de Tebas. Logo mais, o rei se tornaria a figura principal da obra grega de Sófocles, Édipo Rei.
Édipo Rei – a obra grega
Em síntese, o nome Édipo significa “o de pés inchados”. A história de Édipo Rei foi inspirada no mito de Édipo, onde o filho mata o próprio pai, casa-se com a mãe e, em seguida, perfura os próprios olhos.
A tragédia grega, que inclusive foi citada por Aristóteles na obra “Poética”, contava com oito personagens, sendo Édipo o personagem principal. Assim, os personagens que fazem parte da tragédia são:
- Édipo: Rei de Tebas e principal personagem da tragédia.
- Sacerdote: responsável por ser o porta-voz da população, bem como o sacerdote de Zeus.
- Creonte: irmão da rainha Jocasta, cunhado de Édipo.
- Tirésias: ancião cego e profeta.
- Jocasta: mãe e esposa de Édipo.
- Mensageiro: personagem que revela que Édipo tem pais adotivos.
- Servo: ex-pastor que planeja matar Édipo.
- Coro: formado por anciãos de Tebas. Representa o pensamento da sociedade grega.
A peça Édipo Rei foi apresentada, pela primeira vez, em Atenas, capital da Grécia na época.
Quem foi Sófocles?
Sófocles foi o dramaturgo responsável por criar a peça, classificada no gênero tragédia, do Édipo Rei. A ideia do dramaturgo grego era escrever um texto para que pudesse participar de um concurso. Porém, na época, o texto ficou com o segundo lugar no concurso.
Em síntese, Sófocles nasceu na cidade grega de Atenas. De acordo com registros históricos, o dramaturgo grego foi um importante intelectual da época, bem como autor de diversas peças de teatro. Além de escritor, Sófocles também atuava.
Ao todo, acredita-se que Sófocles tenha escrito 120 peças teatrais. Porém, apenas sete sobreviveram de forma íntegra ao longo da história. Dessa forma, apesar da quantidade de obras escritas, Édipo Rei é a obra mais conhecida do dramaturgo grego.
Além de Édipo Rei, também são obras conhecidas de Sófocles: Antígona, Ajax e Electra.
Complexo de Édipo
A princípio, o Complexo de Édipo é um conceito da psicologia, criado por Sigmund Freud, onde o psicanalista aborda a tragédia escrita por Sófocles para descrever um transtorno mental.
Em síntese, o transtorno descreve a atração que um menino sente pela mãe durante a fase infantil. Para descrever a situação contrária, na psicologia é dado o nome de Complexo de Electra, quando a menina sente atração pelo pai.
Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Absolutismo e quais são as Fases do Capitalismo
Fontes: Toda Matéria, Cultura Genial e Info Escola
Imagens: Meu catálogo de livros, Info Escola, Cultura Animi e Greelane