Ciências

Cores quentes, quais são? Classificação, círculo das cores e significados

As cores quentes são representadas pelo vermelho, amarelo e laranja. São cores que transmitem a sensação de calor, excitação, verão, alegria.

Atualizado em 15/04/2020

As cores são divididas em dois grupos quando se trata da “temperatura”. Assim, existe o grupo das cores quentes e as cores frias. As cores quentes são aquelas que transmitem sensação de alegria, descontração, calor. Enquanto isso, as cores frias passam a ideia de calma, tranquilidade, esperança etc.

Visto isso, no grupo das cores quentes está o vermelho, o laranja e o amarelo. A partir dessas cores, forma-se as cores complementares que também fazem parte desse grupo.

O responsável por desenvolver a catalogação das cores de acordo com a temperatura foi o psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920). Assim, na psicologia, existe o conceito de que as cores podem transmitem sensações, dando a ideia de movimentação, força, excitação e etc, no caso das cores quentes.

Classificação das cores quentes

A cores quentes transmitem a ideia de calor, verão, movimento. Enquanto isso, as cores frias estão relacionadas com a sensação de suavidade, tranquilidade e estão ligadas a elementos da natura, como a água e a lua.

Cores quentes, quais são? Classificação, círculo das cores e significados
Relação das cores frias e quentes de acordo com a tonalidade. Fonte: Bia Jiacomine

Dessa forma, o conhecimento sobre as cores é muito utilizado por profissionais do design, marketing, além da psicologia. Isso porque, se torna mais harmônico e conceitual quando as cores são postas de maneira certa. Além disso, na publicidade, por exemplo, as cores são utilizadas como forma de chamar atenção dos clientes.

Além das cores frias e quentes, também existem as cores neutras. Porém, diferentes das cores quentes e frias, as cores neutras não transmitem sensações de calor ou frio. Isso porque, são cores com pouca incidência de luz. Assim, dentre as cores neutras se estão os tons acinzentados, marrons e pastéis.

Círculo das cores

A harmonia entre as cores é feita por meio do círculo das cores, também chamado de círculo cromático. Assim, o círculo é composto por 12 partes, sendo representado pelas cores primárias, secundárias e terciárias.

Dessa forma, o círculo cromático é utilizado pelos profissionais para que a composição certa das cores seja feita de forma criativa e harmônica. Além disso, fazem parte da composição as cores frias e quentes.

Cores quentes, quais são? Classificação, círculo das cores e significados
Círculo cromático. Fonte: Brumisha brecho

Visto isso, as cores que estão presentes no círculo são:

  • Cores primárias – vermelho, azul e amarelo;
  • Cores secundárias – violeta, verde e laranja;
  • Cores terciárias – vermelho-alaranjado, roxo-avermelhado, laranja-amarelado, verde-amarelado, roxo-azulado, azul-esverdeado;
  • Cores quentes – amarelo, vermelho, laranja, vermelho-alaranjado, laranja-amarelado;
  • Cores frias – azul, verde, violeta, azul-esverdeado, verde-amarelado, roxo-azulado.

Visto isso, as cores quentes são formadas por duas cores primárias e uma secundária, além da combinação resultante entre elas.

Simbologia das cores quentes

De acordo com a cromoterapia (terapia pelas cores), as cores podem transmitir diversas sensações. Dessa forma, uma cor quente está relacionada com a ideia de excitação, animação etc. Enquanto isso, as cores frias estão ligadas à ideia de calma, tranquilidade e etc.

Cores quentes, quais são? Classificação, círculo das cores e significados
Cores quentes sendo representadas na moda. Fonte: Heloísa Santos

As principais cores quentes são a vermelho, o amarelo e o laranja. Mas você sabe qual o significado dessas cores? Se não, não se preocupe! Vamos conhecer agora:

Vermelho

O vermelho é a cor mais quente. Por conta disso, é utilizado em assuntos relacionados ao emocional, como o amor, a conquista, os impulsos humanos e a paixão. Assim, é comum ver a cor sendo usada em simpatias para conquistar a pessoa amada ou em datas comemorativas, como o dia dos namorados.

Além disso, a cor está relacionada com o amor carnal, a sedução, o erotismo. Porém, a cor também está presente em simbologias relacionadas à religião. Dessa forma, a cor vermelha está ligada ao amor divino, à purificação, a santidade e a redenção. Outros significados também atribuídos ao vermelho, está a dor, o sangue e o perigo.

Amarelo

Assim como o vermelho, o amarelo está ligado à diversas simbologias. Dentre elas, pode ser associado à criatividade, jovialidade, à ideias lúdicas e de conforto. Além disso, pode também se referir à riqueza, prosperidade, plenitude.

Cores quentes, quais são? Classificação, círculo das cores e significados
Exemplo de decorações com a utilização de cores quentes. Fonte: O território

Porém, o amarelo também tem significados negativos, como a ideia de advertência ou perigo. Exemplo disso são as placas de trânsito que usam o preto justaposto ao amarelo para indicar atenção ou perigo. Assim, é utilizado como forma de alerta.

Além disso, a cor amarela junto ao preto é bastante utilizada para indicar perigo relacionado à produtos radioativos. Outro exemplo, também, é a utilização do amarelo no semáforo para indicar atenção e alerta.

Laranja

O laranja é uma cor secundária, advinda da mistura entre o vermelho e o amarelo, ou seja, duas cores primárias. Visto isso, a cor possui características de ambas as cores primárias, porém, criando um significado próprio.

Assim, a cor laranja está relacionada ao verão, o calor, a vitalidade, a diversão. Além disso, também representa a ideia do lúdico, da comunicação e da sociabilidade. Dessa forma, é utilizada para despertar a criatividade, além de auxiliar nos estudos e na assimilação de ideias.

Entretanto, assim como no vermelho e no amarelo, o laranja também pode transmitir sentimentos negativos. Nesse sentido, a cor pode gerar o sentimento de nervosismo e ansiedade.

Você sabia?

  • Na cinematografia existe uma produção denominada de “Azul é a cor mais quente”. Entretanto, é uma cor fria e transmite sensações como calma e tranquilidade;
  • No filme “O Sexto Sentido”, a cor vermelha é utilizada como forma de expressar os momentos em que há interação entre o mundo sobrenatural e dos vivos;
  • A cor laranja é muita utilizada pelos monges budistas. Isso porque, transmite a ideia de transformação, coragem e alto nível de perfeição;
  • Existe uma terra denominada de terra roxa, sendo caracterizado como um solo que possui inúmeros nutrientes, além de uma coloração avermelhada.

O que achou da matéria? Interessante, não é mesmo? Então, aproveita que já está aqui e confere o que é Catarse e como se constitui a Arte Moderna.

Fontes: Toda Matéria, Educa mais Brasil e Decor Fácil

Fonte imagem destaque: Chief of design 

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.