História

Como surgiu a classe burguesa na Europa?

A Classe Burguesa, ou Burguesia, surgiu no fim da Idade Média e se enriqueceu a partir da Idade Moderna, dominando o mundo política, social e culturalmente.

Atualizado em 22/12/2018

A Classe Burguesa vem da palavra Burguesia, que designa a classe social dominante do sistema capitalista, formada por proprietários de bens ou capitais.

O termo está ligado ao vocábulo Burgos, que originalmente significava “fortaleza” ou “pequenas cidades”. É que as antigas cidades da Europa eram cercadas por muralhas.

A Burguesia surge no fim da Idade Média, por causa de certa expansão e desenvolvimento das cidades medievais.

A Classe Burguesa floresceu na Idade Moderna e dominou o mundo

Surgimento da Classe Burguesa

Com a decadência da Idade Média e o aparecimento do capitalismo, a Europa sofre modificações nos campos da cultura, social, político e econômico cultural.

Dá-se então o declínio do Sistema Feudal, bem como aparece o Sistema Absolutista, a Reforma Protestante, a formação das Monarquias Nacionais etc.

Aparece assim a Idade Moderna, época em que a Classe Burguesa almeja liberdade pessoal, livre comércio, direitos religiosos e civis.

A Burguesia aqui é formada por comerciantes e camponeses que viviam nos pequenos Burgos e o surgimento das cidades vai beneficiá-la.

Também contou a favor da Burguesia a expansão ultramarina dos séculos XV e XVI, as Cruzadas e também a abertura do Mar Mediterrâneo.

Essas novidades possibilitaram ampliar as relações comerciais, bem como desenvolver o comércio interno das cidades, impulsionadas pelas feiras.

E com o passar do tempo, a Burguesia se consolida e passa a dominar o cenário político e econômico mundial.

A classificação da Burguesia

A expressão Burguesia é classificada de três formas, a saber:

  • Alta Burguesia, aquela que detém os meios de produção
  • Média Burguesia, que são comerciantes e profissionais liberais
  • Pequena Burguesia: pequenos comerciantes e artesãos

A Burguesia e o Proletariado

De acordo com a Teoria Marxista desenvolvida Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), A Burguesia e o proletariado representam duas classes sociais.

A Burguesia é a classe dominante do sistema capitalista, visto que detém o poder e os meios de produção. Já o proletariado representa a classe dominada, operária e trabalhadora.

A Classe Burguesa floresceu na Idade Moderna e dominou o mundo

Burguesia Mercantil e Industrial

Com o fim do Sistema Feudal, a Europa passou a viver um Renascimento Comercial, Cultural e Urbano.

A Burguesia ansiava por enriquecer e poder ascender socialmente, embora praticasse um capitalismo primitivo. Surge aqui a Burguesia Mercantil.

Já a Burguesia Industrial teve um papel essencial na Revolução Industrial no século XVIII.

Seu propósito era lucrar em pouco tempo, portanto não exitou em trocar o homem pela máquina.

Você curtiu ler sobre a Burguesia, um termo tão usado em História? Então não deixe de conhecer também sobre o que foi a Revolução de 1848 e quais eram seus ideais.

Fonte: Significados, Info Escola, Brasil Escola, Toda Matéria, Sua Pesquisa, Estudo Prático.