Matemática

Circunferência – O que é, características e geometria analítica

Circunferência é uma figura geométrica com formato circular que há um conjunto de pontos equidistantes de um ponto fixo, chamado de centro.

Atualizado em 14/05/2020

A circunferência é uma figura geométrica plana, que apresenta a mesma distância entre seus pontos laterias e o ponto fixo. A medida entre o centro e as bordas do círculo é chamada de raio.

Não entendeu ainda? Vamos explicar de forma mais didática.

Imagine essa circunferência representada por um relógio. O meio é o ponto central, os ponteiros, são o raio; e as disposições numéricas, são as bordas. Entendeu?

De forma geral, a circunferência apresenta características que somente ela possui. Girar em torno de um ponto, por exemplo, é sua peculiaridade, porque a ação não muda a sua posição aparente.

Corda, raio e diâmetro

Circunferência
Fonte: Info escola

Cada parte da circunferência tem um nome e significado. A corda é simplesmente a reta traçada de um ponto extremo ao outro que, quando formado, passa a se chamar raio. Assim, o raio é a reta que conecta a qualquer ponto da extremidade.

O diâmetro, aliás, é a corda maior. Ou seja, quando a reta passa pelo centro, temos duas vezes o raio. Essa medida, portanto, é o supremo da distância entre dois pontos.

Arco e semicircunferência

Circunferência
Respectivamente, arco e semicircunferência – Fonte: Info escola

Ainda assim, temos mais uma variação, que é chamada de semicircunferência. Ou seja, um arco. Para identificar o arco, afinal, é só pensar que seus lados serão formados por um diâmetro. É como se fosse um círculo partido ao meio.

Comprimento

Quanto maior for o raio, maior será o comprimento. Se o cálculo for dado em centímetros, sua área será dada em cm². Isso se dá da mesma forma se a medida estiver em metros, quando a área também será em .

Área do círculo

A área nada mais é que o total da circunferência e pode ser medida com a seguinte fórmula: A = π . r2

Sendo assim, “A” é a área, o π, a constante com valor de (3,14); e, por último, o r² representa o raio (vezes ele mesmo).

Perímetro

Circunferência - Geometria analítica
Fonte: Dicas de cálculos

O perímetro, sobretudo, é a soma de todos os pontos da circunferência, e também pode ser facilmente calculado. A fórmula para encontrar essa medida é: P = 2 π . r.

Sendo P, o perímetro; π, como vimos anteriormente, é a constante; e r, o raio.

Circunferência e Círculo

Circunferência - Geometria analítica
Fonte: Matemática simples

O círculo e a circunferência, por mais similar que sejam, não são iguais. O que estamos estudando hoje, portanto, é a linha preta indicada na figura acima, portanto, ela é a nossa circunferência. O que chamamos de círculo compreende todo o preenchimento de dentro, delimitado pela linha. Dessa forma não tem erro!

Outra informação interessante diz respeito, sobretudo, ao eixo, ou ponto central. Esse ponto não precisa estar, necessariamente, no meio. Ele pode, enfim, ser colocado no interior ou no exterior da imagem. Ou seja, este ponto, chamado de “P”, pode estar, definitivamente, em qualquer lugar.

Posição das retas

Posições relativas entre reta e circunferência - Matemática ...

Fonte: Infoescola

Por último, as retas podem estar em três posições ou pontos diferentes. A primeira, chamada tangente, toca levemente as linha e está perpendicular ao centro. O local onde há o contato com a reta é chamado de ponto A. A medida e igual ao raio.

A segunda, por outro lado, é chamada de secante e, diferente da anterior, possui dois pontos, porque a reta cruza a circunferência gerando um ponto A e B. A distância será menor que o raio.

A última, e não menos importante, é nomeada como externo, pois não toca em nenhum lugar. Ou seja, a distância da reta será maior que o próprio raio.

Por fim, leia também sobre Trapézios, o que são? Definição, elementos, propriedades e classificação

Fonte: Toda matéria, Info escola, Brasil escola. Mundo e Educação, Cola da Web, Educa Mais Brasil, Matemática Básica,

Imagem de destaque: Mundo Educação