Física & Química

Campo gravitacional – Definição, Lei da gravitação e Teoria da Gravitação

Campo gravitacional é caracterizado como o campo de força que existe no espaço ao redor de cada massa ou, ainda, em um grupo de massas.

Atualizado em 30/03/2020

Campo gravitacional é definido como a área que sofre algum tipo de alteração causada por corpos que possuem massa. Ou seja, quando dois são atraídos por conta da massa que existe entre eles a região dessa interação leva o nome de campo gravitacional. Além disso, os corpos são atraídos pelo o que chamamos de força gravitacional.

Dessa forma, o campo gravitacional pode ser definido como a região de pertubação gravitacional causada pelo encontro de massas. Um exemplo é a atração que o Planeta Terra exerce sobre os corpos localizados na superfície ou, ainda, a atração existente entre o Sol e os planetas que estão na sua órbita.

Dessa forma, existe uma fórmula para que o campo gravitacional seja calculado ligada à Lei da gravitação universal. Ainda nessa área, a Teoria da Gravitação de Newton também tem aplicabilidade sobre os corpos e a massa.

Campo gravitacional e a Lei da Gravitação

A lei da gravitação universal diz que a força gerada pelo campo gravitacional é proporcional ao valor da massa do corpo. Ou seja, a intensidade das massas dentro da região do corpo gravitacional é dada por meio da lei da gravitação. Assim, recebe uma intensidade equivalente à massa presente no campo.

Dessa forma, pode ser representada na seguinte fórmula: g = G.M/ d². O G representa uma gravitação universal, onde o valor é representado por: G=6,67 . 10-11Nm²/Kg².

Campo gravitacional - Definição, Lei da gravitação e Teoria da Gravitação
Lei da atração gravitacional. Fonte: YouTube

 A partir disso, é possível calcular a intensidade dos corpos postos em quaisquer campos gravitacionais. Para que os cálculos sejam fetos a unidade de medida utilizada, de acordo com o S.I. é m/s2. 

Teoria da Gravitação de Newton

Newton conseguiu explicar a movimentação que existe no mundo por meio da atração que há entre os corpos, mesmo quando eles não estão em contato direto. Ou seja, com a teoria da gravitação percebe-se que os corpos são atraídos devido à massa.

Um dos conceitos desenvolvidos a partir dessa lei foi o da gravidade. Além disso, por meio dos estudos relacionados aos fenômenos elétricos e magnéticos que foi possível aprofundar nas questão do conceito de campo. Dessa forma, a Terra é um dos exemplos mais concretos sobre a gravitação.

Campo gravitacional - Definição, Lei da gravitação e Teoria da Gravitação
Sem a gravitação não existiriam estrelas ou planetas e nada do que podemos observar no Universo. Fonte: Info Enem

Assim, a gravitação na Terra pode ser explicada devido a massa que opera sobre a massa dos corpos localizados na superfície. Nesse sentido, qualquer objeto posto no campo gravitacional da Terra fica suscetível à força atrativa que possui.

Dessa forma, para que qualquer distância entre as massas sejam calculadas é possível utilizar a expressão do campo gravitacional: g= (G.M)/r². Assim, é possível que a aceleração da gravidade da Terra também seja calculada.

Você sabia?

  • A sensação de estar fixo sob a superfície terrestre é advinda do campo gravitacional;
  • Os satélites e a Lua permanecem na órbita da Terra por conta do campo gravitacional que possui.
  • Gravidade é a força da atração que existe entre todas as massas.

O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir outros temas, como o que é EletromagnetismoOxirredução.

Fontes: Estudo Prático, Alunos Online, Info Escola e Mundo Educação

Fontes imagem destaque: Hypescience

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.