Astronomia

Sol da meia-noite – O que é, como acontece e onde observar o fenômeno

O Sol da meia-noite é um fenômeno natural visível no Norte Polar Ártico e ao Sul Polar Antártico. Assim, o Sol é presente por 24 horas do dia.

Atualizado em 25/05/2020

Já pensou em admirar o pôr do Sol por 24 horas? Pois bem, isso é possível graças ao fenômeno do Sol da meia-noite. Assim, o fenômeno se caracteriza pela presença constante da estrela que não se põe durante esse período. Ou seja, o Sol apenas muda as posições e os lugares em que aparece. Sendo assim, a linha do horizonte é o ponto em que a estrela se põe.

Dessa forma, o fenômeno só ocorre nas regiões localizadas entre os círculos polares e os polos norte e sul. Visto isso, é mais frequente quando o verão se aproxima. Assim, no hemisfério Norte o Sol da meia-noite aparece em junho e em dezembro no hemisfério Sul. É importante destacar que o evento ocorre devido à inclinação do globo terrestre durante o período.

Além disso, a quantidade de dias em que o Sol da meia-noite aparece pode variar de acordo com o local em que se encontra. Dessa forma, são denominadas noites brancas o período anterior e posterior ao fenômeno. Isso porque, quando o Sol se põe o local é iluminado com uma luz suave.

Sol da meia-noite

O Sol da meia-noite é um fenômeno que ocorre durante o verão, entre os dias 21 de junho no hemisfério norte e 22 de dezembro no hemisfério sul. Assim, é possível visualizar o Sol durante as 24 horas de um dia. Além disso, a estrela pode ser vista até 90 km fora do círculo polar.

Sol da meia-noite, o que é? Por que ocorre e lugares em que aparece
O Sol da meia-noite produz uma luz avermelhada no final do dia. Fonte: Viajando bem barato

Dessa forma, os dias em que o Sol da meia-noite é visível pode aumentar dependendo do lugar em que ele esteja. Assim, quando o Sol é visível durante a noite é denominado noite polar. Além disso, o fenômeno ocorre durante o inverno e é caracterizado pela presença do Sol abaixo da linha do horizonte.

Assim, os países privilegiados com a beleza do Sol da meia-noite são aqueles localizados próximos ao Círculo Polar Ártico. Logo, Canadá (Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut), Groelândia, Islândia, Finlândia, Sápmi, Noruega, Rússia, Suécia e Estados Unidos (Alaska) são alguns dos países em que a luz solar é visível por 24 horas em determinada época.

Lugares para admirar o Sol da meia-noite

É uma pena que o mundo inteiro não possa ser contemplado com a beleza e a magia do Sol da meia-noite. Entretanto, se você gosta de aventura e de conhecer lugares esplendidos, existem alguns países em que a luz avermelhada é visível por alguns dias.

Assim, alguns países são contemplados com o Sol da meia-noite, porém, o norte da Noruega é que mais recebe o luz do sol por 24 horas. Dessa forma, as regiões para admirar são divididas em seis partes principais, sendo elas: Helgeland, Bodø and Salten, Lofoten and Vesterålen, Troms, Finnmark e Svalbard.

Além disso, o Sol da meia- noite é visível nos seguintes países:

Ilulissat, Groenlândia

Sol da meia-noite, o que é? Por que ocorre e lugares em que aparece
Sol da meia noite na Baía de Disco, em Ilulissat. Fonte: Viajar entre viagens

Ilulissat é uma cidade pequena localizada na costa da Groenlândia, fundada em 1743. Assim, é a terceira maior cidade do país com 4530 habitantes. Além de ser conhecida como o paraíso dos icebergs, também é possível ver o Sol da meia-noite.

Lapônia, Finlândia

Lapônia é uma região que se estende, além da Finlândia, pela Noruega, Suécia e pela Rússia. Porém, o Sol da meia-noite é mais centralizado na parte norueguesa, sendo chamada de terra do Sol da meia-noite. Além disso, durante a aparição do fenômeno, a Lapônia recebe ainda dois festivais.

Assim, é possível contemplar o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite e o festival folclórico conhecido como Jutajaiset. Além disso, a Lapônia também é conhecida como a terra do Papai Noel.

Fairbanks, Alasca

Sol da meia-noite, o que é? Por que ocorre e lugares em que aparece
Durante o Sol da meia-noite é possível apreciar shows, estandes de culinária e outras atividades em meio ao crepúsculo. Fonte: Viagem

Assim como na Lapônia, a cidade de Fairbanks também recebe festivais durante a aparição do Sol da meia-noite. Assim, o mais conhecido é o Festival do Sol da Meia-Noite. Além disso, os dias iluminados pela luz do sol são contemplados com corridas, jogos de golfe 24 horas por dia e beisebol. Logo, a cidade se localiza ao norte do Alaska e possui 30 mil habitantes.

Grimsey, Islândia

Sol da meia-noite, o que é? Por que ocorre e lugares em que aparece
A ilha de Grimsey, na costa norte do continente, é o único lugar na Islândia que se pode experimentar o verdadeiro sol da meia-noite. Fonte: Easy Travel

Grimsey é uma ilha localizada ao norte da Islândia com aproximadamente cem mil habitantes. Durante o verão, não existe noite em Grimsey e o sol se põe na linha do horizonte à meia-noite. Além disso, a ilha é conhecida pela população de pinguins e pássaros que se alegram e cantam por 24 horas durante os dias de verão.

Whitehorse, Canadá

É uma cidade localizada ao norte do Canadá, em que o Sol da meia-noite é incrivelmente belo. Além disso, há também Yukon em que o sol aparece e se põe à 1 hora da manhã e em seguida reaparece no horizonte. Turistas que visitam a região norte do Canadá ainda podem aproveitar os dias com atividades ao livre, como caminhadas, trilhas, passeios de bicicleta e caiaque.

São Petersburgo, Rússia

Sol da meia-noite, o que é? Por que ocorre e lugares em que aparece
Lendárias Noites Brancas de São Petersburgo. Fonte: Easy Travel

É um dos melhores lugares para admirar o Sol da meia-noite. A cidade de São Petersburgo se localiza ao norte do planeta e possui mais de um milhão de habitantes. Além disso, a cidade oferece diversas atividades turísticas, além do  Festival das Noites Brancas. Assim, o festival é composto por apresentações de balé, operas e performances artísticas.

Incrível, não é? Se gostou da matéria, então corre pra conferir esse outro texto sobre o fenômeno da Aurora Boreal e, aproveita pra conferir também sobre as Fases da Lua.

Fontes: Nova Escola, Só Geografia, Visit NorWay, Veja

Fonte imagem destaque: SOS Curiosidades

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.