Geografia

Gravidade, saiba o que é e como ela influencia na Terra

A gravidade foi estudada por Isaac Newton, que fundamentou as leis básicas que a regem, e hoje se sabe que é ela que influencia até nas marés do oceano.

Atualizado em 07/04/2019

A chamada gravidade, ou gravitação, é uma força que incide sobre os objetos em repouso. O pioneiro no seu estudo foi Isaac Newton, entretanto Einstein a aperfeiçoou.

Em sua Lei da Gravitação Universal, Newton observou que a Terra atrai a maçã, assim como o faz com a Lua.

Até as marés dos oceanos são reguladas pela gravidade exercida pelo Sol e pela Lua sobre o nosso planeta.

A três Leis de Newton

As três Leis do Movimento, de Isaac Newton, foram publicadas num livro intitulado Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, ou da Ciência.

Gravidade, saiba o que é, quem a descobriu e como ela influencia na Terra

Na 1ª Lei, ficou estabelecido que um corpo repousando assim permanece, se não é forçado a mudar. E um corpo que se movimenta continuará a se movimentar, na mesma velocidade e sentido, se não for forçado a mudar.

Já na 2ª Lei, a força que incide sobre um objeto equivale à massa do objeto vezes a sua aceleração.

Por fim, temos a 3ª Lei de Newton, também denominada Lei da Ação e Reação. Nela se estipulou que, quando um objeto exerce uma força sobre outro, este exercerá uma força igual no sentido contrário.

Lei da Gravitação Universal

Gravidade, saiba o que é, quem a descobriu e como ela influencia na Terra

Isaac Newton foi pioneiro em estudar sobre a gravidade, sendo suas conclusões melhoradas por Albert Einstein. Ele observou uma maçã cair da árvore, tendo assim concluído que era a Terra que a atraía.

Notou também que atração era a mesma que mantinha a Lua ao redor da Terra. E o mesmo também seria aplicado ao Sol, posto que mantém a Terra e os demais planetas em torno de si.

Newton deduziu que existia uma força de atração recíproca entre todos os corpos, que se vincularia às suas massas. Em 1666, Newton terminou seus estudos sobre a Gravitação Universal, princípios que serviriam de base para explicar vários fenômenos. Seus cálculos comprovaram que cada fração de matéria atrai outra fração de matéria.

A Força da Gravidade

Ao enunciar sua Lei da Gravidade, Newton levou em conta que, tanto a gravitação quanto a aceleração, são fatos distintos. Três séculos mais tarde, Albert Einstein provou que tais fenômenos são aspectos distintos da mesma força, qual seja, a massa.

Gravidade, saiba o que é, quem a descobriu e como ela influencia na Terra

Segundo Newton, a massa inercial é a oposição do objeto a qualquer modificação de seu estado. Já a massa gravitacional, por sua vez, é a propriedade que um objeto possui de atrair para si outros objetos.

Calcula-se a massa inercial chegando-se à quantidade de energia necessária para acelerar um objeto. Já quanto à masa gravitacional, chega-se a ela pensando o objeto na superfície da Terra.

Uma proposição tida como verdadeira é que, quanto maior a massa, de mais energia se necessitará para alterar o seu estado de repouso e movimento.

A gravidade da Terra e da Lua

A gravidade é descrita pela notação G e seu valor aproximado é de 9,80665 m/s². E se diz que esse valor é aproximado, posto que a Terra não é uma esfera perfeita. Por isso há locais na superfície onde varia a gravidade.

Já a Lua, por ter massa inferior à da Terra, possui sua força de gravidade também menor. Por essa razão os corpos são atraídos com menos força para sua superfície. Essa é a razão de os astronautas flutuarem na superfície lunar.

A ação gravitacional do Sol e da Lua age sobre a Terra. Essa influência, somada à rotação desses corpos celestes, influencia inclusive no sobe e desce das mares. São as chamadas marés astronômicas. A frequência da maré e sua magnitude oscilam de lugar para lugar, em toda a Terra.

O movimento das Marés

Por influência da gravidade, no Brasil a maré sobe duas vezes por dia e esvazia duas vezes. Mas isso não é regra absoluta.

Há locais, por exemplo, onde a maré sobe e desce somente uma vez por dia. Igualmente, lugares existem que a maré varia conforme a época do mês.

Gravidade, saiba o que é, quem a descobriu e como ela influencia na Terra

As marés sobem e descem somente uma vez por dia em locais situados em latitudes acima de 50 graus Norte e Sul.

O ponto mais elevado da maré cheia denomina-se preamar, enquanto que o mais baixo, baixamar. O que diferencia esses dois pontos é a amplitude da maré.

Lei também sobre a citologia, saiba o que é e como é a estrutura no interior das células.

Fonte: Gravidade, Brasil Escola, Significados, Toda Matéria, EBC, Hypescience, Estudo Kids, Mega Curioso, Escola Kids, Revista Planeta, Conceito.

Fonte das imagens: Procura-se, PX Here, Universo Realista, Mundo Biologia.