Física & Química

Isaac Newton, quem foi? Vida, descobertas, principais leis e obras

Isaac Newton foi astrônomo, alquimista, filósofo natural, teólogo e cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático.

Atualizado em 04/12/2019

Você, provavelmente, já ouviu o nome Isaac Newton. Isso porque, ele foi um dos mais importantes cientistas ingleses da humanidade. Além disso, era filósofo, físico, matemático, astrônomo, alquimista e teólogo. Dessa forma, as contribuições que deixou para a Física e Matemática são imprescindíveis e utilizadas até hoje.

De fato, Isaac Newton possuía uma forma própria de estudar a ciência. Assim, os métodos e práticas utilizados por ele tornaram-se modelos nos estudos das ciências nos dias de hoje.  Além disso, Newton é reconhecido pela “Lei da gravitação universal“, que escreveu também sobre fenômenos óticos. Dentre eles, podemos citar a cor dos corpos, natureza da luz, decomposição da luz.

Dentre os estudos mais conhecidos e que são utilizados até hoje, principalmente na matemática, é o cálculo diferencial e integral. Além disso, Isaac Newton construiu o telescópio da reflexão, em 1668. Assim, o cientista desenvolveu as Três Leis de Newton, além de pesquisas sobre a física óptica.

Vida de Isaac Newton

Isaac Newton, filho de Hannah Ayscough Newton e Isaac Newton, nasceu em Woolsthorpe-by-Colsterworth, vila localizada na Inglaterra. O dia de seu nascimento foi 04 de janeiro de 1643. Entretanto, na época, o calendário utilizado era o Juliano. Assim, a a data do seu nascimento é 25 de dezembro de 1642.

O pai de Newton faleceu quando ele ainda era criança. Assim, ficou aos cuidados da avó quando sua mãe causou-se novamente. Ainda adolescente, começou a se interessar pelas atividades manuais. Dessa forma, criou um moinho de vento que funcionava em uma estrutura solar de pedra.

Isaac Newton, quem foi? Vida, descobertas, principais leis e obras
Newton observou que a luz que entrava por um orifício circular ao ser refractada por um prisma em posição de desvio mínimo. Fonte: smart encyclopedia

Em seguida, aos 14 anos de idade, Newton volta a viver com sua mãe, que o segundo marido havia falecido. Assim, é designado à Newton o trabalho na lavoura da família. Porém, o garoto começou a dedicar o maior tempo à leitura.

Após alguns anos, foi aceito no Trinity College, da Universidade de Cambridge. Assim, depois de quatro anos de estudos, formou-se em Artes, em 1665. Durante o período na Universidade, tornou-se amigo do professor Isaac Barrow. Logo depois, passou a trabalhar como assistente de Barrow, desenvolvendo estratégias matemáticas.

Após várias contribuições grandiosas pro mundo da ciência, Isaac Newton faleceu no dia 20 de março de 1727, em Londres. Pela relevância que adquiriu em vida, seu funeral foi grandioso, contando com a presença de nobres membros do Parlamento inglês. Na faculdade onde estudou e onde ministrou aulas, possui uma estátua em sua homenagem. O momento contém a frase “Ultrapassou os humanos pelo poder de seu pensamento”.

As Leis de Newton

Durante os estudos desenvolvidos pelo cientista, algumas teorias ficaram muito reconhecidas e são usadas constantemente na área das exatas. Assim, foram criadas as Três Leis de Newton que falam sobre o movimento dos corpos.

Isaac Newton, quem foi? Vida, descobertas, principais leis e obras
Representação da terceira lei de Newton, Princípio da Ação e Reação. Fonte: Instituto Claro

Nesse sentido, as leis foram desenvolvidas ainda no século XVIII, sendo elas:

  • Primeira Lei de Newton: Princípio da Inércia – “um corpo em repouso permanece em repouso se não é forçado a mudar, um corpo que se move continuará a mover-se com a mesma velocidade e no mesmo sentido, se não for forçado a mudar”;
  • Segunda lei de Newton: Princípio da Dinâmica – “mostra que a quantidade de força pode ser medida por uma proporção de mudança observada no movimento”;
  • Terceira Lei de Newton: Princípio da Ação e Reação – “toda ação causa uma reação, e que a ação e a reação são iguais e opostas”.

Principais obras

Dentre as obras publicadas por Isaac Newton, a que se destacou pela relevância foi “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural” (Philosophiae Naturalis Principia Mathematica) publicada em 1687. A obra também é chamada de “Principia”. Assim, Newton expõe assuntos como física, matemática, astronomia, mecânica.

Isaac Newton, quem foi? Vida, descobertas, principais leis e obras
Estátua de Newton, no Trinity College. Fonte: Rock com ciência

Todavia, o cientista desenvolve a Lei da Gravitação Universal na qual dois corpos se atraem por meio de forças. Assim, a força resultante é correspondente ao produto de suas massas. Nesse sentido, é inversamente correspondente ao quadrado da distância que as separa.

Além disso, Newton possuí outras obras publicas, como exemplo:

  • Métodos das Fluxões, 1671;
  • Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, 1687;
  • Óptica, 1704;
  • Aritmética Universal, 1707;

Você sabia?

  • Newton estudou profundamente os escritos bíblicos, obcecado por códigos secretos e professais da Bíblia;
  • Estudos indicam que muitas descobertas científicas de Newton, são frutos de seus trabalhos com alquimia;
  • Diz a lenda que Isaac Newton formulou a “Lei da Gravitação Universal” ao ver uma maçã cair da árvore;
  • Foi diretor da Casa da Moeda, época em que fortaleceu a moeda e reergueu e crédito nacional.

Gostou da matéria sobre um dos mais influentes cientistas da humanidade? Então, corre e confere quem foram Karl MarxBauman.

Fontes: Ebiografia, Info Escola, Toda Matéria

Fonte imagem destaque: Mega Curioso

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.