Bolcheviques, quem foram? Surgimento e contribuições na Rússia

Os bolcheviques faziam parte de um partido político, o Partido Operário Social-Democrata Russo, e tinham como líder Vladimir Lênin.

Bolcheviques, quem foram? Surgimento e contribuições na Rússia

Os bolcheviques foram um grupo de pessoas que fazia parte de uma das correntes políticas existentes no Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). O nome é associado à bolshcintvó, que em russo significa “maioria”. Ou seja, era um grupo maioritário.

Em suma, os bolcheviques ficaram muito tempo trabalhando de forma clandestina. Pequenos burgueses e intelectuais faziam parte dos membros da corrente política. Um líder que marcou muito foi Vladimir Lênin.

Todavia, é preciso compreender como foi criado o partido e por quais motivos os membros dele seguiam correntes políticas distintas.

Criação do Partido Operário Social-Democrata Russo

Na história da Rússia, o regime czarista sofreu grandes oposições no século XIX. Com isso, os russos se reuniram com o propósito de implantar as ideias do socialismo de Karl Marx e mudar a situação em que o país se encontrava.

Além disso, um dos principais pontos do POSDR é que sua criação também estava diretamente ligada com a industrialização e o desejo de convencer a população de que o capitalismo industrial não era o caminho certo. Dessa forma, a ideia era implantar o socialismo.

Bolcheviques, quem foram? Surgimento e contribuições na Rússia
Os bolcheviques

Entretanto, mesmo com interesses sintonizados para derrotar o czarismo e o desejo de uma nova ordem social, os integrantes se dividiram em dois grupos de acordo com os principais fatores que cada um mais concordava.

Logo, o partido foi separado em bolcheviques e mencheviques. Em suma, um grupo representava a maioria dos integrantes e o outro a minoria, respectivamente.

Diferença entre bolcheviques e mencheviques

A primeira grande diferença, como já dito anteriormente, é que os bolcheviques representavam a maioria. Já os mencheviques, que eram a minoria, receberam o nome pela mesma razão que os bolcheviques. Ou seja, mencheviques vem do termo russo menscistvó, que significa minoria.

A ruptura do partido entre os dois lados políticos se deu por ideias diferentes sobre o socialismo e a forma correta de acabar com o capitalismo industrial na Rússia.

Na visão dos bolcheviques, os trabalhadores que deveriam controlar o governo, também deveriam apoiar a ideia de revolução proletária. Bem como, eram considerados mais radicais.

Por outro lado, os mencheviques eram mais passivos que os bolcheviques. De acordo com os seus integrantes, a consciência de classe mudaria a situação para alcançar o socialismo. Tal grupo tinha como um dos líderes Iuli Martov.

Além disso, outra divergência entre os dois grupos é que os bolcheviques mantinham a ideia de que a filiação deveria ser restrita, ou seja, não são todos que poderiam ser membros do partido.

Para eles, era necessário dedicação ao partido em tempo integral. Diferentemente deles, os mencheviques concordavam que o partido deveria ser liberado para todos os membros que quisessem entrar.

Os sovietes

Em 1905, na Rússia, teve início uma revolta, chamada de revolução de 1905. Entretanto, o czarismo foi mais forte e não deixou com que fosse adiante a rebelião. Contudo, um novo grupo de pessoas, que estavam na frente da revolução, ficou conhecido como os sovietes.

Sovietes
Sovietes manifestando

Em suma, os sovietes eram os representantes dos trabalhadores, ou seja, a classe operária que estava em busca de melhorias. Eles se organizaram sozinhos. Por isso, tanto os bolcheviques quanto os mencheviques ficaram surpresos com o novo grupo revolucionário.

Mesmo não conseguindo êxito na revolução, os sovietes conseguiram algumas mudanças na política e melhorias sociais. Bem como, a política começou a ser aceita e logo os mencheviques se ligaram aos sovietes e Leon Trótski se tornou o líder do grupo político. Por outro lado, os bolcheviques estavam perdendo forças.

Posteriormente, os bolcheviques, que ainda eram fiéis ao movimento, mesmo de forma clandestina, ao tentarem a adaptação com as novas mudanças, cogitaram uma reaproximação com os mencheviques.

Entretanto, mesmo assim, os bolcheviques perderam um pouco a força. Durante esse momento a Rússia sofreu com vários governos provisórios, até mesmo os mencheviques assumiram o poder. Porém, outros grupos, com pensamentos e políticos divergentes, também passaram pelo governo.

Revolução de 1917

Com o passar do tempo, a insatisfação crescia ainda mais no país, os trabalhadores estavam fartos. Além disso, o estopim foi a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Logo, os bolcheviques se aproximaram dos sovietes e começaram a organizar novas revoltas.

Revolução de outubro
Lênin na Revolução de Outubro

No ano de 1917, os mencheviques conseguiram o poder e cogitaram desenvolver o capitalismo por lá. Contudo, o apoio aos bolcheviques crescia cada vez mais. Além disso, as “Teses de Abril” foram publicadas por Lênin, deixando a população mais insatisfeita com o governo e aumentando o apoio.

Posteriormente, em outubro, os bolcheviques resolveram fazer uma revolta em busca de mudanças. Portanto, planejaram um golpe para acabar com o governo provisório, que ficou conhecido como Revolução de Outubro.

Dessa forma, os bolcheviques saíram vencedores da revolta e instalaram o socialismo no país. Posteriormente, em 1922, eles foram consolidados.

Desde 1952 o nome oficial não é mais bolchevique, mas o partido esteve presente no governo da Rússia até 1991.

Gostou da matéria? Se sim, então leia: Tratado de Brest-Litovsk, o que foi? Contexto histórico e consequências

Fontes: Diferença, Mundo Educação, InfoEscola e UOL Educação

Imagens: Passa Palavra, Educalingo, Jornal da USP e Expressão Popular – Medium

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.