Geografia

Amazônia – O que é, características, importância, mapa e devastação

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, famosa por sua biodiversidade. Ela é atravessada por vários rios, entre eles o rio Amazonas.

Por Vitor Hugo!

-

A Amazônia é caracterizada pelo conjunto de ecossistemas que correspondem à Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, e também a Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do planeta. Inegavelmente, é considerada a área de maior biodiversidade do planeta e o maior bioma do Brasil.

A saber que fauna é extremamente rica e conta com mais de 30 milhões de espécies. Além disso, a flora da Amazônia é bastante diversificada, constituída por árvores, ervas, arbustos, lianas e trepadeiras. Entretanto, por conta de atividades de extração cerca de 17% do bioma foi devastado nos últimos 50 anos.

Porém a Amazônia não é exclusivamente brasileira, abrangendo mais oito países. Entretanto cerca de 60% da floresta amazônica está no Brasil. Assim, o restante abrange a Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além da Guiana Francesa.

Características

Amazônia - características do bioma, mapa,
Biotec Amazônia

Como já citamos anteriormente, a Amazônia não é exclusivamente brasileira, se estendendo pela Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Decerto, a sua área total apresenta cerca de 6,9 milhões de km2. Entretanto, apenas no Brasil são cerca de 4.196.943 milhões de km2, segundo o IBGE. Além disso, 60% da área total da Amazônia está em território brasileiro.

A saber que o número de habitantes gira em torno de 33 milhões. Entre esses 33 milhões de habitantes, cerca 1,6 milhão são indígenas. A Amazônia ocupa cerca de 49,29% do território brasileiro, e abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

Inegavelmente, a conservação da Amazônia é tema de discussões e financiamentos internacionais, especialmente pela sua importância na regulação da climática global.

Vegetação e flora

Amazônia - características do bioma, mapa,
Basílio

A floresta Amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo, com uma área total de 5 milhões de km². Inegavelmente, há um grande número de espécie, tanto animais e vegetais, nessa floresta, sendo extremamente rica em biodiversidade. Em suma, a floresta amazônia é muito densa, com grandes árvores, possuindo mais de 3.650.000 km² de florestas contínuas.

Uma análise feita na Amazônia, evidenciou que o bioma conta com cerca de 14 mil espécies de plantas. Q ue vão desde árvores, ervas, lianas, trepadeiras até simples arbustos. A flora da floresta amazônica apresenta um potencial medicinal extraordinário a ser explorado. É fácil encontrar diversas espécies de bromélias e orquídeas, bem como seringueira e buritis.

Assim, a vegetação da Amazônia pode ser classificada em três categorias:

  • Mata de terra firme: Em suma, é o tipo de vegetação que fica localizada em regiões de altitudes mais elevadas. Portanto, esse tipo de vegetação é caracterizada por não haver inundações e sua vegetação ser sempre seca. Outra caraterística é a presença de árvores de grande porte, como castanheirapalmeira mogno.
  • Mata de igapó: Em síntese, esse tipo de vegetação fica localizada em terrenos de menores altitudes. Ou seja, estando inundados sempre. Uma característica marcante é presença de vegetação baixa e rasteiras, como musgos arbustos. De fato, é nessas matas, que é possível encontrar a vitória-régia, planta aquática, símbolo do bioma Amazônia.
  • Matas de várzea: É um tipo de vegetação localizada em áreas de altitudes intermediárias. Então, são vegetações que não são inundadas em certas épocas do ano. Entretanto, as áreas que não são tão elevadas, ficam inundadas por um certo tempo. Basicamente, as espécies encontradas nesse tipo de vegetação é a mesma encontrada nas matas de igapó.

Fauna

Amazônia - características do bioma, mapa,
Pinteres

Inegavelmente, a fauna amazônica é uma das maiores do planeta, sendo extremamente rica. Ela é composta por diversas espécies de aves, roedores, répteis, insetos e anfíbios. Algumas análises feitas por estudiosos apontam que é possível encontrar cerca de 30 milhões de espécies animais. Entretanto, a fauna desse bioma ainda não é 100% conhecida.

Pode-se dizer que os tucanos, araras, papagaios, macacos, onças, jacarés e peixes-boi são símbolos desse bioma.

Clima

Amazônia - características do bioma, mapa,
Bit of science

Em suma, o clima predominante na Amazônia é o equatorial úmido. Ou seja, é um clima caracterizado por alguns longos períodos de chuvas, com índes pluviométricos que variam entre 1.500 mm e 3.600 mm por ano. Além disso, a umidade da Amazônia é muito alta, chega a bater a 80%. As temperaturas diárias dessa região variam de 22ºC e 28ºC.

Hidrografia

Amazônia - características do bioma, mapa,
Bacia amazônica – Conhecimento científico

A saber que a Amazônia abrange a bacia amazônica. Esta é considerada a maior bacia hidrográfica do planeta inteiro, chegando a ocupar mais de 7 milhões de km². Inegavelmente, o principal rio da é o rio Amazonas, também considerado o maior rio do mundo. O rio Amazonas possui mais de 1.100 afluentes que deságuam nele.

Uma forma de identificar e caracterizar um rio, é pela cor de sua água. Entres eles estão:

  • Rios barrentos: Em suma, os rios barrentos recebem esse nome devido à concentração de nutrientes e sedimentos na água. Para exemplificar podemos citar o Rio Amazonas.
  • Rio de águas pretas: Decerto, esse tipo de rio recebe esse nome pois são caracterizados pela presença de muita areia e húmus. Por exemplo, o Rio Negro.
  • Rios de águas claras: Esse tipo de rio não apresenta tanta concentração de nutrientes, entretanto uma característica é a presença de corredeiras em seus trechos, como por exemplo o rio Xingu.
  • Rio Amazonas: Considerado o maior e mais importante rio, tem sua nascente na Cordilheira dos Andes, no Peru e adentra o Brasil conhecido como Solimões. Em alguns trechos, sua largura pode atingir 100 metros, sendo um rio navegável.
  • Negro: Este rio é considerado o maior afluente do Rio Amazonas.
  • Tapajós: Esse rio tem sua nascente na divisa entre os estados do Mato Grosso, Pará e Amazonas, desaguando na margem direita do rio Amazonas.
  • Madeira: Esse rio tem a sua nascente na Cordilheira dos Andes, na Bolívia.

Relevo

Amazônia - características do bioma, mapa,
Outras palavras

O relevo amazônico compreende uma estrutura geológica nomeada de Escudo das Guianas. Vale ressaltar, que há a presença de bacias sedimentares ao longo das regiões do Rio Amazonas. Certamente, os escudos cristalinos podem ser encontrados ao norte e ao sul das bacias sedimentares.

Na Amazônia são encontradas três formas de relevo predominante:

  • Planícies de inundações: São áreas que são inundadas pelos rios.
  • Planaltos Amazônico: São as áreas de serras, que se encontram em altitudes maiores de 200 metros.
  • Escudos cristalinos: Em suma, os escudos cristalinos são áreas com altitudes acima de 200 metros, como a região das depressões norte e sul amazônicas.

Importância mundial

Amazônia - características do bioma, mapa,
Exame

Provavelmente, você já deve saber que a Amazônia é de extrema importância para todo o planeta. O principal motivos disso é que a floresta amazônica é reconhecida como um repositório de serviços ecológicos. Não apenas dos povos indígenas e comunidades regionais, mas para todo o planeta. A floresta Amazônica é a única floresta tropical do mundo que ainda se encontra conservada em termos de tamanho e diversidade de fauna e flora.

Entretanto, com a degradação da floresta, as queimadas e intensificação do aquecimento global, acaba por tornar essa preciosidade mais frágil, desmontando os processos ecológicos. Entre as principais funções da floresta Amazônica estão:

  • Filtragem e reprocessamento da produção mundial de gás carbônico: Inegavelmente, as árvores desempenham um processo fundamental na redução dos níveis de poluição. Pois, as plantas retiram da atmosfera o CO2 que foi lançado pelos humanos em forma de poluição. Esse CO2 capturado pelas plantas vai ser usado para a realização da fotossíntese, liberando oxigênio para a atmosfera. Dessa forma, se continuarem degradando as florestas e plantas que fazem a fotossíntese, o efeito estufa será ainda mais agravado. Assim, as mudanças climáticas podem ser ainda piores.

Além disso, a Amazônia é essencial para processos como:

  • Participa da regulação das chuvas em quase todo o Brasil;
  • Influência o regime de chuvas na América do Sul;
  • Representa a maior biodiversidade do planeta;
  • Armazena bilhões de toneladas de carbono. As florestas desmatadas liberam grandes quantidades de gases de efeito estufa para a atmosfera.

Relação da floresta Amazônica e medicamentos

Amazônia - características do bioma, mapa,
Rede globo

Certamente, muitos remédios que são vendidos na farmácia tem origem na vida silvestre da Amazônia. Uma vez que plantas e animais servem como base para a fabricação de medicamentos. Durante muito tempo, foram usados insetos e plantas para a cura de doenças.

Os povos indígenas que vivem na floresta Amazônica, elaboraram medicamentos através de substâncias que são entradas em plantas e animais da Amazônia. Entretanto, os cientistas alegam que menos de 0,5% da flora teve seu potencial medicinal explorado. Então, ao mesmo tempo que a fauna e a flora se encolhem devido o desmatamento, também se reduz a possibilidade do uso de plantas e animais que ainda não foram descobertos para fins medicinais.

Devastação da Amazônia

Amazônia - características do bioma, mapa,
DW

Inegavelmente, a Amazônia tem sido alvo de desmatamento e sofrido um grande aumento de um tempo para cá. Em consequência desse desmatamento, o Brasil pode sofrer perdas irreversíveis. Segundo algumas análises feitas por pesquisadores, a taxa de desmatamento já chegou a 17% sendo que o seu máximo seria 20% para não houver consequências para o clima e ciclo hidrológico.

Entre os anos de 2017 e 2018, houve um aumento exponencial de 40% no desmatamento, sendo mais de 4.000 km² de mata nativa desmatada. A ocorrência do desmatamento se deu principalmente em áreas privadas e unidades de conservação.

É um enorme riscos que a Amazônia transforme-se em uma grande savana em até 50 anos.

Muitos problemas ambientais causam o desequilíbrio dos ecossistemas presentes na Amazônia. Os principais são:

  • Garimpagem;
  • Agro pastoreio;
  • Contrabando de plantas silvestres;
  • Tráfico de animais;
  • Disputa de terras;
  • Assentamentos humanos;
  • Caça e pesca ilegais;
  • Falta de fiscalização.

Mapa

Amazônia - características do bioma, mapa,
BBC

Curiosidades

Amazônia - características do bioma, mapa,
CAF
  • Na Amazônia são encontrados os botos, conhecidos como golfinhos de água doce. Uma pesquisa, assinada por especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, revela que duas espécies de botos (o boto-cor-de-rosa e o boto-preto) estão diminuindo na região, podendo ser extintos.
  • Nos rios da Amazônia, concentram-se cerca de 85% dos peixes de toda a América do Sul.
  • Segundo o Atlas de Pressões e Ameaças às Terras Indígenas na Amazônia Brasileira, vivem, na Amazônia, 357 comunidades remanescentes de quilombos.

Por fim, leia também sobre a Transamazônica, uma rodovia que não leva a lugar nenhum

Fonte: Brasil escola, Toda matéria, WWF, Ministério do meio ambiente.

Fonte imagens: Biologia net, Biotec Amazônia, Basilio, Pinterest, DW, Bit of science, conhecimento científico, exame, outras palavras, Rede globo, CAF, BBC,

Próxima página »