História

Watergate, o que foi? Conheça a história do escândalo político dos EUA

Watergate foi um escândalo político ocorrido em 1974 nos Estados Unidos. O caso gerou a renúncia do então presidente Richard Nixon.

Atualizado em 07/02/2020

O caso de Watergate é muito famoso entre estudantes de jornalismo, por exemplo. Isso porque, foram dois jornalistas, Bob Woodward e Carl Bernstein que desvendaram o mais famoso escândalo político dos EUA. Os jornalistas trabalhavam no jornal impresso Washington Post e, após um longo processo de investigação, chegaram à renúncia do presidente Nixon. Vamos entender essa história.

Bom, o caso tem o nome de Watergate porque era a sede do partido democrata. Tudo começou quando cinco homens invadiram a sede do partido para instalar equipamentos de espionagem durante as eleições. Os homens, obviamente, foram pegos e presos. Assim, durante as eleições que levaram Richard Nixon à reeleição os cinco homens começaram a ser investigados.

Após um longo processo de investigação dos jornalistas do Washington Post, foi notada a relação entre a Casa Branca e a sede do partido democrata, Watergate. O que descobriram foi determinante para que algumas questões fossem estabelecidas. Isso porque, o presidente Richard Nixon havia depositado dinheiro para um dos presos com o intuito de espionar os adversários nas eleições.

Anúncio

O escândalo de Watergate

Bom, após a prisão dos cinco homens as pessoas pensaram que o caso estaria solucionado. Porém, foi com a prisão que o caso se tornou ainda mais dramático porque as investigações dos jornalistas levavam constantemente ao então presidente.

Watergate, o que foi? Conheça a história do escândalo político dos EUA
O presidente dos EUA Richard Nixon durante coletiva na Casa Branca. Fonte: Folha de São Paulo

A situação de Nixon ficou ainda mais complicada quando ele tentou esconder informações que seriam valiosas para a investigação do caso. O fato gerou intriga e o presidente começou a ser questionado sobre a obstrução de informações para a a justiça. Por consequência, as notícias e reportagens televisivas intensificavam ainda mais o caso.

William Mark Felt foi um dos nomes mais importantes durante o caso. Isso porque, Mark Felt denunciou que o presidente Nixon estava por dentro das tentativas de espionagem na sede do partido democrata. Porém, a identidade de Felt só foi revelada anos após o escândalo. Mark Felt era vice-presidente do FBI e ficou conhecido como Garganta Profunda.

O impeachment

O presidente Nixon foi eleito pela primeira vez em 1968 e no de 1972 ele tentava se reeleger. Por coincidência, foi o mesmo ano em que o caso de Watergate começou a ser investigado. Assim, durante a campanha para a reeleição presidencial os cinco homens que invadiram a sede do partido democrata foram presos.

Durante as investigações os jornalistas do Washington Post descobriram que o então presidente está ciente sobre os atos de espionagem. Além disso, Nixon estava sendo acusado de obstruir informações para a justiça e, por consequência, atrapalhar as investigações.

Watergate, o que foi? Conheça a história do escândalo político dos EUA
Jornalistas Carl Bernstein e Bob Woodward. Fonte: Washington Examiner

Visto isso, por conta dos conflitos que se inciavam e as especulações sobre o então presidente, Nixon renunciou ao cargo em 9 de agosto de 1974. Assim, dentre os governantes dos EUA ele foi o primeiro a sair do cargo antes do mandato terminar. Em seguida, Gerald Ford assumiu a presidência e, para livrar Nixon de possíveis julgamentos judiciais, concedeu a anistia ao ex-presidente.

Após todo o escândalo, Nixon começou a viver uma vida tranquila à base de leitura, escrita e caminhadas em Nova York, onde morava. Após um derrame cerebral o ex-presidente dos EUA não resistiu e acabou falecendo aos oitenta e um anos de idade.

O que achou da matéria? Legal, não é? Aproveita o embalo da leitura e confere esses outros textos sobre Socialismo Científico e História do Brasil

Fontes: Super Abril, Educação Globo e Brasil Escola

Fonte imagem destaque: Vi o mundo

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.