História

Socialismo Científico – O que é, como surgiu e história

Após o surgimento dos primeiros ideais socialistas, Marx e Engels propôs novos métodos de transformação, iniciando o socialismo científico.

Atualizado em 02/02/2020

O socialismo científico é uma teoria política, social e econômica que surgiu com o objetivo de fazer uma crítica ao sistema capitalista. Além desse nome, ele também é conhecido como socialismo marxista, ou apenas marxismo.

Ele foi criado em 1840, por Karl Marx e Friedrich Engels. Ao mesmo tempo, outro formato de socialismo chamava atenção da esquerda da época. A corrente utópica também agradava militantes, ao fim do século XIX.

Primeiramente, o objetivo da doutrina era provocar uma transformação da sociedade. Para isso, foi feita uma análise científica das relações econômicas, políticas e sociais do período.

Manifesto Comunista e O Capital

Socialismo Científico: o que significa e como surgiu
Hypeness

Os principais ideais e objetivos do socialismo científico foram publicados no “Manifesto Comunista”, de 1848, escrito por Marx e Engels. Marx era filósofo, economista liberal e revolucionário alemão. Da mesma forma, Engels era filósofo e também revolucionário. Aproveite para ler mais sobre a vida de Karl Marx.

O Manifesto enaltece o pioneirismo dos socialistas utópicos, mas reconhece a necessidade de mudanças. A ideia marxista propõe uma ação bem mais direta contra os meios do capitalismo. Nesse sentido, eles defendiam a união e a organização do proletariado.

Mais tarde, Marx também publicou “O Capital”. No novo livro, o filósofo tratava de temas como a luta de classes, a divisão do trabalho, a mais valia e a produção do capital, dentre outros.

De acordo com as ideias de Marx, a base econômica da sociedade determina estruturas ideológicas e políticas. As ideológicas são idéias políticas, religiosas, morais, filosóficas, etc. Por outro lado, as políticas são Estado, polícia, exército, leis, tribunais, etc. Assim sendo, a nossa visão de mundo e nossos comportamentos são apenas reflexo dessa base econômica.

Socialismo científico e socialismo utópico

Socialismo Científico: o que significa e como surgiu
Nodrada

Como vimos, o socialismo científico foi desenvolvido por Marx e Engels, mas não foi o único a existir. Na verdade, vários outros pensadores tiveram ideias que, mais tarde, foram chamadas de socialismo utópico. Isso porque as teorias indicam uma forma de sociedade ideal, mas não falavam de formas para alcançá-la. Esses pensadores eram Conde de Saint-Simon, Charles Fourier, Louis Blanc e Robert Owen.

O socialismo utópico propunha conceitos de sociedade ideal, com harmonia e igualdade entre as classes. Além disso, assim como o socialismo científico, também propunha uma luta entre as classes.

Por outro lado, os utópicos tinham uma visão muito menos ativa para essas teorias. Isso porque eles não apresentaram métodos de desenvolvimento que permitissem as transformações para a sociedade ideal.

Ou seja, de acordo com Marx e Engels, os utópicos defendiam teorias baseadas em ideias de fantasia, e não na realidade. Se quiser saber mais, pode conferir a matéria completa sobre o que é o socialismo utópico.

Características do socialismo científico

Socialismo Científico: o que significa e como surgiu
The Australian

O socialismo desenvolve alguns conceitos, sendo os principais deles materialismo histórico, materialismo dialético, teoria da mais valia, luta de classes e revolução proletária.

O materialismo histórico é o conceito da acumulação material que explica a história das sociedades. Já o materialismo dialético, se relaciona com a dialética; ou seja, com o social e com o psicológico. A teoria da mais valia é a que aborda força de trabalho, tempo de realização desse trabalho e lucro obtido dele.

Os conceitos da luta de classses e da revolução proletária são bem mais diretos. Falam da luta entre a classe dominada – proletariado – e a classe exploradora – burguesia. Por fim, o proletariado deve lutar pela sua ascensão até conseguir ocupar o lugar da burguesia. Entenda também qual a diferença entre comunismo e socialismo.

O socialismo científico, ou marxista, foi responsável por muita influência política no mundo. Partidos e organizações de trabalhadores que seguem essa ideologia estão em todos os continentes. Além disso, foi com inspiração em princípios marxistas que a Rússia se tornou o primeiro estado socialista do mundo, em 1917.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Socialismo, o que é? História, origem, principais divisões e características

Fontes: Toda Matéria, InfoEscola

Imagem de destaque: Independent Institute