A língua portuguesa engloba diversas palavras que são idênticas na pronúncia. Porém, na escrita, são diferentes. Além disso, são utilizadas em momentos específicos. Nesse sentido, essas palavras recebem a denominação de homófonas, ou seja, possuem a mesma pronúncia, mas com significado diferente como no caso de viagem e viajem.
Em síntese, as duas palavras existem e estão corretas. Entretanto, são utilizadas em situações diferentes. Isso porque, viagem é um substantivo, enquanto viajem é o verbo viajar na forma conjugada. Dessa maneira, as duas formas de escrita podem causar confusão.
Visto isso, ee você tem dúvida de como e quando utilizar essas duas palavras homófonas, não se preocupe. Vamos explicar tudinho sobre elas.
Diferença entre viagem e viajem
Bom, viagem com g é um substantivo que se remete à deslocamento, jornada, movimentação, transporte e etc. Assim, caso você queira se referir à algum desses sinônimos o correto é utilizar a palavra viagem. Dessa forma, veja alguns exemplos:
- Espero que você faça uma viagem muito tranquila.
- Eu queria uma viagem para a Europa.
- Boa viagem!
Agora, se o intuito é se referir ao deslocamento de um lugar para o outro, visitar países, cidades ou outros lugares, o correto é utilizar a palavra viajem. Nesse sentido, é a forma conjugada do verbo viajar na 3ª pessoa do plural. Além disso, a conjugação se remete ao presente do subjuntivo. Logo, pode ocorrer também a conjugação na 3ª pessoa do plural no tempo imperativo. Logo, observe os exemplo:
- O dia está nublado, então, acho melhor que viajem amanhã.
- Foi determinado que eles viajem muito depois do carnaval.
- Espero que vocês viajem rápido!
Sem confusão
Em síntese, viagem e viajem existem na língua portuguesa por serem classificadas em diferentes grupos. Ou seja, viagem é um substantivo terminado em -gem. Assim, todo substantivo que possui terminação -gem, – igem, -ugem devem, obrigatoriamente, ser escritos com g. Sendo assim, observe outros exemplos de substantivos com essas terminações:
- viagem;
- passagem;
- imagem;
- origem;
- …
Enquanto isso, viajem é a forma conjugada do verbo viajar. Dessa forma, os verbos terminados em -jar são escritos com j. Assim, no caso de viajar, temos uma junção do substantivo viagem com o sufixo verbal -ar. Portanto, viajar pode ser conjugado tanto no presente do subjuntivo quanto no imperativo. Dessa forma, observe a conjugação do verbo viajar:
Presente do subjuntivo:
- (Que eu) viaje
- (Que tu) viajes
- (Que ele) viaje
- (Que nós) viajemos
- (Que vós) viajeis
- (Que eles) viajem
Imperativo:
- (Eu) —
- (Tu) viaja
- (Ele) viaje
- (Nós) viajemos
- (Vós) viajai
- (Eles) viajem
O que achou da matéria? Com exemplos ficou bem fácil de entender, não é? Se gosta do tema, corre pra conferir a diferença entre Haver e a ver e Onde e aonde.
Fontes: Dúvidas de Português, Brasil Escola, Português e Toda Matéria
Fonte imagem destaque: Esse mundo é nosso