Língua Portuguesa

Aonde e onde – Entenda a diferença, situação em que usar e exemplos

Muitas palavras ou expressões do Português ainda causam dúvidas no momento da escrita formal, “onde” e “aonde” são exemplos disso.

Atualizado em 18/10/2019

As regras da Língua Portuguesa estão sempre gerando dúvidas. São palavras que se assemelham na escrita, mas que possuem significados diferentes. Nesse sentido, um exemplo é o uso de onde aonde. 

Em síntese, ambos são advérbios de lugar e se diferenciam em relação a utilização correta dentro um contexto. Além disso, onde está ligado a ideia de permanência, enquanto aonde se refere a ideia de movimento.

Nesse sentido, as duas formas de escrita estão corretas. Porém, existem ocasiões específicas para uma. Confira a seguir.

Aonde e onde - Entenda a diferença, situação em que usar e exemplos
Fonte: Veredas da Língua

Como usar onde aonde

Aonde é um advérbio de lugar, porém é utilizado no sentido de movimento. Assim, os verbos são complementos importantes para entender o uso do advérbio proposto. Logo, o uso é adequado quando a intenção for indicar movimento e na frase existir o uso de verbos como: ir, chegar, dirigir, andar e etc. Observe:

  • Aonde está você?
  • Aonde você vai?
Aonde e onde - Entenda a diferença, situação em que usar e exemplos
Fonte: Blog do Enem

Já no caso de onde, o uso correto será quando a frase expressar sentido de localização (permanência) e é usado apenas quando indicar locais físicos. Assim, pode ser substituído dentro do contexto pela expressão “em que lugar”. Observe:

  • Não sei onde estou;
  • Moro na rua onde fica uma árvore bem grande;
  • Onde coloquei o controle da TV?

Dicas para não errar

Aonde e onde - Entenda a diferença, situação em que usar e exemplos
Fonte: Vortex Mag

Ao escrever uma frase em que o uso de onde ou aonde for necessário é só lembrar de algumas dicas. Onde sempre dará ideia de lugar, ou seja, o lugar em que algo físico se encontra. Assim, pode ser o lugar onde está um celular, uma televisão, um carro ou qualquer objeto que transmita a ideia de lugar e permanência.

Já para o uso de aonde basta lembrar  que o advérbio se refere à movimentação de algo. Ou seja, quem vai, vai a algum lugar. Assim, se refere ao destino.

Gosta de Português? Então, não perde tempo e confere essa outra matéria com mais dicas para não errar na escrita Pôr do sol ou pôr-do-sol? Qual a maneira certa de escrever?

Fontes: Só Português, Nova Escola

Fonte imagem destaque: Leitor Cabuloso

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.