Língua Portuguesa

Sinônimo – O que é, significado, tipos, exemplos e antônimos

O sinônimo tem a função é classificar palavras diferentes que possuem o mesmo significado, o que é importante para evitar repetições

Atualizado em 22/10/2019

Sinônimo é a unidade significativa da língua que ajuda bastante na hora de construir um texto rico e sem repetições.  Ademais, você sabe quantas palavras existem na Língua Portuguesa?

Os dicionários Aurélio e Houaiss já catalogaram mais de 400 mil verbetes, entre substantivos, verbos, preposições e outros tipos de palavras. Várias delas, basicamente, querem dizer a mesma coisa, embora sejam diferentes. Portanto, são os sinônimos.

Os sinônimos, primeiramente, são palavras que representam outras de significados iguais ou semelhantes. A origem etimológica do vocábulo está no grego synonymós, que quer dizer “algo que tem o mesmo nome”. Aliás, na definição de sinônimo, impera não apenas o mesmo significado, como também direção e sentido. Portanto, ao ser empregado em uma frase, não há alterações na acepção do discurso.

Sinônimo - o que é, significado e exemplos
Estátua de Zeus em de Trevi, Piazza Navona, Roma, Itália – Fonte: iStock

O uso ou a qualidade dos sinônimos é conhecido como sinonímia. Para quem não sabe, esta é a ciência que, por meio de estudos, distingue os sinônimos. Como resultado disso, trata-se da aplicação da troca de palavras.

Já deu para notar que o domínio da Língua Portuguesa infere, diretamente, no conhecimento dos sinônimos? Isso porque, quanto mais palavras conhecemos, menor o risco de repetir os mesmos vocábulos em um texto ou discurso só.

Entretanto, atenção! Para que duas ou mais palavras sejam consideradas como sinônimos, devem pertencer à mesma classe gramatical e, também, possuir o mesmo valor semântico. Certamente, será possível a produção dos discursos praticados em situações de fala e escrita.

Tipos de sinônimo

Existe um campo de pesquisa chamado Semântica que trata da significação das palavras. Nele, aliás, os sinônimos ganham duas classificações – perfeitos e imperfeitos.

Os sinônimos perfeitos são aqueles de significados idênticos, como após e depois.

Sinônimo - o que é, significado e exemplos
Fonte: BMA

Logo, os sinônimos imperfeitos têm significados bem próximos, mas não chegam a ser idênticos. Ademais, são aqueles que não podem ser substituídos em variados contextos discursivos.

Vamos usar feliz e alegre como exemplos, aplicando as palavras em situações diferentes.

  1. Marina ficou muito feliz com a festa surpresa / Marina ficou muito alegre com a festa surpresa
  2. João está muito feliz / João está muito alegre.

Sabemos que ambos indicam estado positivo de espírito, apesar disso, estão em classes gramaticais distintas. Entretanto, feliz induz a um sentimento abrangente e duradouro, enquanto alegre indica algo passageiro.

Exemplos de sinônimo

  • Morte – Falecimento
  • Após e depois
  • Idoso – Ancião
  • alegre – contente
  • Alfabeto e abecedário
  • Léxico – Vocabulário
  • Língua e idioma
  • Belo – Bonito
  • Casamento e matrimônio
  • Abecedário – Alfabeto
  • carro – automóvel

Sinônimo e antônimo

Até agora, focamos na definição de sinônimo como palavras de mesmo significado ou, pelo menos, similar. Contudo, como se chamam os vocábulos cujos sentidos são imediatamente diferentes?

A eles, portanto, damos o nome de antônimos. Finalmente, como exemplos, temos fácil e difícil, feio e bonito, perto e longe, além de novo e velho.

Sinônimo - o que é, significado e exemplos
Fonte: Como escreve

E aí, aprendeu muito com o conteúdo sobre sinônimos? Que tal saber mais sobre Língua Portuguesa? Leia também Intertextualidade, o que é, tipos e sua aplicação na Língua Portuguesa.

Fontes: Significados.com.br

Fonte da imagem destacada: Medium