MENU
Verbos de Ligação – o que são, verbos transitivos, intransitivos, predicativo
Os verbos de ligação apenas ligam certas características ao sujeito, compondo assim a predicação verbal ao lado dos verbos transitivos e intransitivos.

Os verbos de ligação possuem a função de ligar o sujeito ao predicativo do sujeito. Na Gramática, são igualmente denominados de copulativos.
Eles estão na predicação verbal, embora não se confundam com os verbos intransitivos nem com os transitivos diretos e indiretos.
Compõem o denominado predicado nominal, uma vez que introduzem o predicativo do sujeito. Alguns verbos de ligação se destacam: ser, estar, ficar, permanecer, tornar-se, parecer, andar, viver, virar e continuar.
Os verbos transitivos e suas variações
A predicação verbal é a forma como os verbos formam o predicado, ou seja, ligam o sujeito mais os verbos e complementos. Conforme a predicação, podemos classificar o verbo em transitivo, intransitivo e verbo de ligação.
Os verbos transitivos são os que denotam ação. Seu sentido só é completado com o acréscimo de um objeto, ou seja, palavra que completa seu significado. Daí vem seu nome “transitivo”, posto que “transita” para o complemento com o objetivo de completar o sentido. Podem ser: (A) transitivos diretos, (B) indiretos ou (C) diretos e indiretos.
Nos transitivos direitos, não é necessária a presença de uma preposição para que o complemento se ligue ao verbo. Exemplo: “Elas presenciaram muitas alegrias”. “Presenciaram” é verbo transitivo direto. “Muitas alegrias” é o objeto direto, já que complementa o sentido do verbo transitivo direto.
Já nos transitivos indiretos, o verbo precisa de uma preposição para se ligar ao complemento. Exemplo: “Todos precisamos de alguém para aconselhar”. “Precisamos” é verbo transitivo indireto. “De alguém para aconselhar” é objeto indireto, uma vez que completa o sentido do verbo transitivo indireto.
Por fim, no transitivo direto e indireto, há a ligação do complemento ao verbo tanto direta quanto indiretamente e ao mesmo tempo. Exemplo: “Maria doou cobertores aos necessitados”. “Doou” é verbo transitivo direto e indireto. “Cobertores” é objeto direto, e “aos necessitados” é objeto indireto.
Os verbos intransitivos e de ligação
Os verbos intransitivos são aqueles que têm sentido completo, por conta disso não precisam de um complemento. Exemplo: “A moça sorriu”. O verbo sorriu é intransitivo, posto não precisar nem de objeto direito e nem indireto.
Os verbos de ligação são vazios de significado, já que somente ligam características ao sujeito. Ou seja, indicam um estado, só que não uma ação realizada. Compõem o predicado nominal, introduzindo o predicativo do sujeito. Igualmente denominados verbos copulativos ou verbos não nocionais. Possuem a função de atribuir uma qualidade ao sujeito.
Alguns verbos de ligação se destacam: ser, estar, ficar, permanecer, parecer, tornar-se, andar, continuar, virar e viver. Podemos exemplificar assim: O auditório é idoso (verbo de ligação), Amanhã teremos auditório lotado (verbo transitivo), Não irei hoje (verbo intransitivo).
O predicativo do sujeito
O predicativo do sujeito se refere à característica que define ou modifica o sujeito. Tem esse nome porque compõe o predicado. Não adiciona nada ao verbo, apenas ao sujeito. Exemplo: Ambos continuam professores. O sujeito é “ambos”; o predicado, “continuam doentes”; o verbo de Ligação é “continuam”; por fim, o predicativo do sujeito é “professores”.
Quase sempre o predicativo do sujeito é formado por substantivo, adjetivo ou pronome. Embora haja caso em que ele pode ser uma preposição. Exemplo: Maria é bela morena (“bela morena” é predicativo do sujeito).
Um macete interessante é ter em mente que o predicativo do sujeito, obviamente, modifica o sujeito. E portanto ele sempre vem acompanhado de um verbo de ligação, embora este possa estar oculto. Exemplo: A ansiedade (é) uma doença.
Outra dica é que o predicativo não pode ser um verbo de ligação, posto que assim ele não tem a função de ligar. Se isso ocorre ele não é mais um verbo de ligação.
Leia também sobre Homônimos e Parônimos – o que são, como diferenciá-los e exemplos.
Fonte: Só Português, Conjugação, Norma Culta, Toda Matéria, Wikipédia, Todo Estudo, Portal Educação, Português.
Fonte das imagens: Blog do Enem, Youtube, Centro de Mídias, Centro de Mídias.