Vaticano é o menor país do globo terrestre e um dos mais comentados durante todo o ano. Isso porque a cidade-estado é o núcleo oficial da Igreja Católica, além de abrigar o líder do catolicismo, o Papa. O país é tão pequeno que apenas 825 pessoas vivem na região.
Todos os habitantes do Vaticano, praticamente, são formados por membros da Igreja, além da guarda suíça. Entretanto, o país recebe, diariamente, diversos turistas que vão em busca de conhecer o Papa e os afrescos pintados por Michelangelo, com cenas do Velho Testamento.
Dessa forma, grande parte da economia do país é obtida por meio do turismo, bem como de investimentos de capital. A localização do Vaticano fica dentro da Itália, próximo à capital, Roma. O território da cidade-estado foi oficialmente formado por meio do Tratado de Latrão.
Características do Vaticano
Em síntese, o Vaticano é o menor país da Europa, com apenas 0,44 quilômetro quadrado. Logo, a população da cidade-estado é formada, exclusivamente, por membros da Igreja Católica, além de guardas suíços.
Os acordos internacionais do país são geridos pela Santa Fé, esfera responsável pelos assuntos administrativos. Porém, a divisão administrativa do país também é influenciada pela Cidade do Vaticano, local onde a sede da Igreja está localizada.
Além disso, o Vaticano é composto pelas seguintes características:
- Extensão territorial: 0,44 km²;
- Localização: Europa;
- Clima: Mediterrâneo;
- Governo: Papado vitalício;
- Idiomas: Italiano e Latim;
- Densidade demográfica: 1.813 hab/km²;
- Moeda: Euro.
Um pouco de história
O território onde hoje se encontra o Vaticano foi, primeiramente, doado pelo rei dos francos, Pepino, em 756 d.C. Portanto, a doação ocorreu para Igreja Católica. Mas, a cidade-estado somente se formou de maneira oficial por meio do Tratado de Latrão.
O Tratado foi assinado no dia 11 de fevereiro de 1929, pelo então ditador italiano, Mussolini, e pelo Papa Pio XI. Além disso, assinaram também outro acordo, denominado Concordata.
Assim, após a constituição oficial da cidade-estado, passaram pelo Trono de São Pedro sete papas, sendo o alemão Bento XVI (Joseph Ratzinger) o atual chefe de Estado do Vaticano.
O turismo no centro da Igreja Católica
Apesar do Vaticano ser formado apenas por 825 habitantes, o país recebe diariamente muitos turistas. Grande parte do turismo é destinado a três lugares, sendo a Praça de São Pedro, a Basílica de São Pedro, além dos Museus Vaticanos.
A Praça de São Pedro, por exemplo, é um dos lugares mais procurados. Localizada ao lado da Basílica de São Pedro, o local consegue reunir mais de 300.000 pessoas. Já a Basílica é o local onde está a sede da Santa Sé, além da Igreja onde o papa fica.
Para os amantes de história, os Museus Vaticanos são o principal destino. Isso porque possuem o maior arsenal de arte da Igreja Católica de Roma.
Por fim, a Capela Sistina é outro lugar muito procurado. Os turistas podem apreciar as obras artísticas de Michelangelo, como o Juízo Final e a Criação de Adão.
O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que foi a Belle Époque e quais as contribuições de Heródoto para a história.
Fontes: Tudo sobre Roma, Info Escola, Brasil Escola e História do Mundo
Imagens: Professor Márcio Dantas, Meu Guia Turístico, Vatican News e Info Escola