Os tipos de arte fazem parte da expressão humana. Portanto, as formas expressivas têm a mesma idade das civilizações. No entanto, a arte é um ato provocado pela imensa multiplicidade da natureza e das emoções.
Assim, os tipos de arte são desenvolvidos desde o período paleolítico até nossos dias. Nos dias atuais, podemos enumerar alguns tipos de arte que se dividem em suas formas de manipular fenômenos naturais e materiais.
As artes são classificadas em linguagens artísticas: música, pintura, escultura, teatro, cinema, fotografia, fanzine, happening, performance, história em quadrinhos, vídeo-arte, instalação e artes literárias.
O material das artes
O artista utiliza alguns fatores da realidade para fazer sua arte. Assim, ele pode utilizar e explorar os sentidos e a matéria-prima de cada arte.
Os sentidos estão ligados ao seu público que forma a recepção de sua arte. Desta forma, ele pode explorar os seguintes sentidos: audição, visão, paladar, tato e olfato. Esta exploração pode se dar até de forma imaginária como é o caso da literatura.
Assim, na pintura, o sentido mais provocado é a visão, enquanto que na música é a audição. Por outro lado, na escultura, os sentidos mais presentes são a visão e o tato. Por outro lado, o olfato e o paladar foram mais explorados na arte conceitual e nas instalações artísticas.
Nesse sentido, a matéria-prima do artista está relacionada com a base que cada arte é construída. Logo, podemos ver que cada arte possui a sua matéria-prima, na música utilizamos o som, na pintura a luz, na dança o movimento na escultura o espaço tridimensional.
Escultura
Dentre os tipos de arte, a escultura é uma arte tridimensional, e está bastante presente quando caminhamos em uma cidade.
Portanto, ela é considerada como arte pública. Neste sentido, ela está presente nas praças públicas, ruas, edifícios e cemitérios.
A escultura é uma arte que já existe desde a pré-história. Vale lembrar que as esculturas estão também na memória coletiva de uma região.
Neste sentido, pertencem a nossa memória coletiva os “ Doze Profetas de Aleijadinho (Congonhas MG), o Cristo Redentor de Carlos Oswald ( Rio de Janeiro RJ), os Candangos de Bruno Giorgi ( Brasília BR) e o Monumento às Bandeiras de Victor Brecheret ( São Paulo SP).
Dessa forma, o processo artístico da escultura se constitui por adição, sobreposição ou subtração de materiais (entalhe como retirada de material). No entanto, ela pode ser feita com bronze, chumbo, mármore, areia, argila. Vidro, gesso, cera, ferro etc..
Teatro
O teatro pertence aos tipos de arte que trabalham com o tempo. Portanto, ele está incluído nas artes temporais. Além disso, ele possui conexões com a literatura por ser construído a partir de um roteiro literário.
Além do mais, ele faz ligações com todas as artes, por possuir trilha sonora (música), figurino (estilismo) e cenário (artes visuais).
Logo, os atores são a peça principal no teatro. Na Grécia Antiga no século VI a. C, o teatro nasceu do culto a Dionísio, divindade da vegetação, da fertilidade e do vinho.
Basicamente, essas celebrações duravam seis dias em meio a procissões com utilização de fantasias e máscaras. Durante as celebrações eram entoados cantos líricos, os ditirambos.
Essas celebrações evoluíram para a forma de representação cênica. No teatro grego, existiam dois tipos de teatro, a tragédia e a comédia. Os componentes da ação teatral eram os atores e o coro.
Cinema
O cinema é uma arte híbrida que possui a expressão visual, a literatura na narrativa e a música na trilha sonora. Portanto, ele é uma arte complexa que precisa ser analisada nessas dimensões artísticas. Como ele é uma arte ligada à narrativa, torna-se muito assimilável.
Dentre os tipos de arte, ele foi considerado a sétima arte, e por algum tempo nem era considerado arte. O cinema foi inventado pelos irmãos Auguste e Louis Lumiére em 1895, na França, com filmes bem curtos que causaram muitas surpresas e sustos.
Alguns cineastas do cenário internacional e brasileiro: Martin Scorsese, Steven Spielberg, Stanley Kubrick, Federico Fellini, Fernando Meirelles, Glauber Rocha, Anna Muylaert e outros.
Tipos de arte e Fotografia
Os tipos de arte no século XX começam a se diversificar em muitas outras formas artísticas. Neste cenário, nasceu a fotografia que está bastante relacionada com a luz.
Portanto, o seu significado é escrever com a luz (foto-luz, grafia-escrita). Além disso, esse termo foi criado pelo astrônomo e químico inglês John Herschel em 1939.
Na história da arte fotográfica, o francês Joseph Niépce foi o autor da primeira fotografia em 1826. Porém, no Brasil havia também muitos precursores dessa arte.
Os nomes mais representativos do pioneirismo da fotografia são: Marc Ferrez, Augusto Malta e Militão Augusto de Azevedo.
A fotografia ficou mais popular no mundo no ano de 1860, com o costume de montar os álbuns de família. No entanto, no início do século XX, com as técnicas de reprodução fotográfica, as fotografias foram utilizadas em jornais e revistas. Um dos artistas de grande renome nacional é Sebastião Salgado.
Tipos de arte e Fanzine
Esta arte é um tipo de arte gráfica relacionada a revistas e jornais seu nome tem origem inglesa que significa fã de algum tema: fanatic + magazine (fã + revista).
Geralmente, essas revistas são feitas de forma independente, sem editoras ou outro tipo de intermediação. Os primeiros fanzines surgiram em 1930 e 1940 nos EUA.
Além disso, esse primeiro exemplar de fanzine falava sobre ficção científica. O autor desse fanzine era Alex Raymond, que o dedicou às histórias em quadrinhos por ser um fã de HQ e ficção científica.
Happening e performance
O happening é uma interação de pessoas e coisas em seu significado original. Logo, como proposta artística, ele é uma ação combinada de teatro, música, dança e artes visuais. Além disso, é uma arte que tem o objetivo de interagir com o público.
No entanto, o princípio básico dessa arte é o contexto emocional do ambiente e a ação. Assim, dos tipos de arte existentes, o happening é a arte mais interativa. O primeiro Happening foi criado por Allan Kaprow no fim dos anos 50, influenciado pelo músico John Cage.
Por outro lado, a performance se diferenciava do happening por não ter o objetivo da interação com o público. Nessa arte, o artista utiliza o seu corpo para realizar ações artísticas. Além disso, a performance é multidisciplinar, nela estão envolvidos o teatro, a poesia, música, dança e artes visuais.
Tipos de arte e Dança
A dança é uma arte que tem como matéria-prima o movimento. Porém, ela utiliza o corpo, a expressão e o ritmo.
A maioria das danças utiliza a música como complemento e apoio, mas podem existir dança sem música também.
A dança é uma arte que nasceu com as civilizações, então ela é tão antiga quanto elas. A propósito, vale lembrar, que entre os povos originários da América Latina, não há separação entre dança, festa, ritual e música.
Dentre os elementos da dança é muito importante o ritmo e a contagem dos tempos em compassos semelhante à música. Portanto, a dança se estrutura no tempo como uma narrativa de expressões e gestos.
Alguns artístas consagrados nessa arte: Pina Bauch, Ana batafogo, carlinhos de jesus e Nijinsky.
Música
A música, como a dança, escultura e pintura é uma arte que tem a idade das civilizações. Portanto desde o inicio das civilizações e em todas as regiões, existiu música. No entanto, a música é uma arte temporal em que sua matéria-prima é o som.
O som é um fenômeno físico da natureza e, portanto ele é estudado também pela física. Neste sentido, dentre os tipos de arte, a música é uma arte que tem mais conexões com a ciência. Na idade média ela era estudada como matéria teórica, junto com a aritmética e astronomia e a geometria.
Assim, a música fazia parte do quadriviun estudados nas universidades medievais. Porém, até hoje a teoria mais importante da música são os parâmetros sonoros: intensidade, timbre, duração e altura.
Contudo, os elementos da linguagem musical são: melodia, harmonia e ritmo. Neste sentido, a partir dos parâmetros sonoros e dos elementos musicais, se construiu toda estrutura teórica que fundamenta o estudo da música.
Tipos de arte na pintura
A pintura é uma arte visual, que se baseia na técnica de aplicação de um pigmento. Porém esse pigmento pode possuir formas pastosa, líquida ou em pó.
Contudo, a pintura também é uma arte civilizatória, no sentido que ela nasceu junto com estas. No entanto, em relação à ao seu processo artístico, ela se faz em torno de aplicações de tintas em uma superfície.
Neste processo, o artista atribui a uma superfície cores e matizes aperfeiçoando com texturas e tons. Vale lembrar, que a superfície na arte pictórica é chamada de suporte e este pode ser de madeira, tela, papel e outros.
Além disso, outro fator importante na pintura é a temática. Contudo, na história da arte as temáticas foram se modificando ao longo do tempo. Na arte europeia, por exemplo, começou na idade média por temáticas religiosas.
Posteriormente, em ouros períodos foram retratados, fatos e figuras históricas. Porém na virada do século XIX para o século XX os temas foram ficando mais em torno do cotidiano, isto aconteceu nas pinturas impressionistas.
História em quadrinho
Dentre os tipos de arte, a HQ, é uma arte que conecta a narrativa literária a imagem. Basicamente, ela divide os desenhos em quadros que tem a função de organizar o tempo em uma sequencia linear. Contudo, o diálogo é escrito em balões que traz também pensamentos, expressões, e até sons onomatopaicos.
Richard Outcalt foi o primeiro autor de HQ na história “Yelow Kid” (menino amarelo) em 1894 onde trazia um personagem representado em um menino de origem humilde.
No entanto, até hoje o eixo básico na temática dos HQs são as críticas social e racial.
Vídeo arte
Em relação aos tipos de arte, A vídeo-arte se destaca por ser uma linguagem que faz uso do vídeo. Esta arte surgiu em 1960. Contudo esta arte trabalha os conceitos de imagem eletrônica, imagem luz e é uma técnica maleável á manipulação artística.
Contudo, essa arte possibilita:
- Metamorfoses
- Mudanças de cores
- Alteração de fundos
- Criação de transparências
- Distorções de imagens
Precursores da vídeo-arte: Wolf Vostell e Nam Paik
Tipos de Are e Instalação
Nessa arte, o público passa a ser cúmplice criativo. Contudo, Em relação aos tipos de arte, a instalação é uma arte que se direciona diretamente aos sentidos das pessoas. Neste sentido, essa arte trabalha com a audição, a visão, o tato, o paladar e o olfato.
Contudo, é uma arte sensorial acima de tudo. Basicamente, a instalação é tridimensional e envolve o participante em um movimento interativo. Assim, esta arte provoca estímulos de sensações como repulsa, prazer dúvida etc.
Outra característica dessa arte e o questionamento das certezas estabelecidas. O precursor dessa arte foi o artista Kurt Schwitters em 1921. Portanto, em sua obra “gruta”, ele criou uma escultura penetrável com a possibilidade de ser habitada.
Arte literária
A literatura, ou arte literária significa caractere escrito. Contudo, esta arte abrange estilos ligados à fala como alguns contos que são ligados a cultura oral.
Contudo, essa arte é ligada a construção de várias civilizações no que diz respeito aos seus mitos e cosmogonias.
Porém a literatura ocidental teve como forte base, a poesia grega. Neste sentido, o poeta mais significativo é Homero e a sua poesia épica.
Este estilo poético é representado por duas obras: Ilíadas e Odisseia. Porém, o desenvolvimento da literatura europeia se dividiu em escolas literárias.
Algumas escolas ocidentais mais significativas:
- Trovadorismo – XII a XIV
- Humanismo – XV
- Classicismo – XVI
- Barroco – XVII
- Arcadismo – XVIII
- Romantismo – XIX
- Realismo – XIX
- Modernismo XX
Tipos de arte e Ilustração
Em síntese, a ilustração é uma arte gráfica e está dentro do âmbito do design gráfico. Contudo, dentre os tipos de arte, a ilustração é a arte que estabelece uma ligação entre literatura e artes visuais.
Neste sentido, a ilustração pode completar e reforçar o conteúdo de um texto. Contudo, esta arte está presente em jornais, revistas, livros, sites.
No Brasil do século XIX, a ilustração era feita nos jornais utilizando técnicas de xilogravura, gravura em metal, desenho a pena, linóleo etc.
A ilustração tem função expressiva e de comunicação, estimula a leitura e o conhecimento.
Contudo essa arte se relaciona com o setor editorial como literatura adulta, infantil e juvenil, arte, poesia, livros didáticos etc..
Por fim, alguns ilustradores brasileiros: Clóvis graciano, Lívio Abramo, Goeldi, Guignard e Tarsila do Amaral.
Gostou da matéria? Se gostou, leia também, faça um projetor de holograma com seu celular
Fontes: Toda matéria, cultura genial, Arteref
Imagens: Colégio Estadual Doze de Novembro, Toda Matéria, Pexels, Pinterest, Diário da Região, Click Guarulhos, DW, Globo, Tania Ricci